Buscar

Atividade 1 - Lei, ética e cibercrime

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Lei, ética e cibercrime
Após a leitura dos materiais postados neste módulo, algumas perguntas são apresentadas para permitir a discussão dos assuntos abordados. Contribua com a sua resposta para promover uma discussão que ajude no melhor entendimento do assunto.
A privacidade do usuário de e-commerce é uma das grandes questões quanto ao uso destes sistemas. Busque em sites de confiança informações sobre casos de problemas com privacidade de dados e divida com os colegas (informe a fonte). 
A questão e e-mails compartilhados ou vendidos em listas de e-mail parece ser um grande problema, no reclameaqui encontrei uma reclamação contra a netshoes em que o usuário nunca se cadastrou no site deles.
Fonte:
http://www.reclameaqui.com.br/8315556/netshoes/email
Você tem receio em divulgar seus dados em um site de e-commerce?
Não, mas isso depende da plataforma. Em uma plataforma como o mercadolivre, é importante verificar a classificação do vendedor, a opinião dos compradores, etc...
Já teve algum problema de privacidade? Descreva:
Nunca tive nenhum problema de privacidade.
No Brasil, já existem experiências de uso do e-mail como ferramenta de marketing. Como foi o caso da C&A que fez campanhas via internet. 
Em uma delas, o e-mail convidava internautas a se cadastrarem para receber um catálogo da loja de roupas pelo correio tradicional, concorrendo a um prêmio caso se cadastrassem. Defina o que é SPAM: O case descrito, pode ser visto como SPAM?
Spam é quanto eu não me cadastrei ou recebo com uma frequência muito grande e-mails de uma determinada empresa, algumas empresas, permitem ao usuário selecionar a frequência dos e-mails quando realizam o cadastro.
Qual o problema que pode acarretar?
Acredito que além de perder efetividade nas campanhas, a empresa esta sujeita a ser processada e acabar perdendo dinheiro, principalmente se ficar comprovado que a mesma comprou alguma lista de e-mails.
Quais questões legais e éticas devem ser motivo de grande preocupação para uma empresa de Comércio Eletrônico?
Acredito que devem se preocupar com a questão das listas de e-mails, utilizar um bom sistema que permita ao usuário se descadastrar e também alterar a frequência dos e-mails e investir o máximo possível em segurança.
Diferencie o que são os chamados Hackers dos ditos crackers: Busque na Internet a história de algum Hacker famoso (poste a informação deste bem como a fonte):
Hackers = Pessoas que mudam programas de forma inteligente para melhorar os mesmos.
Crackers = Pessoas mal intencionadas que invadem sites e sistemas e cometem diversos crimes virtuais, como roubar dados e informações secretas de governos.
Fonte:
http://www.infoescola.com/informatica/hackers-e-crackers/
Hacker Famoso:
George Hotz
Se têm um iPhone, directa ou indirectamente já ouviram falar de George Hotz. Ele foi o primeiro a fazer o Jailbreak a estes aparelhos. Considerado por muitos como o melhor hacker da actualidade, não utiliza os seus dotes para roubar cartões de crédito ou entrar em sistemas de companhias. Inicialmente utilizou hardware especifico para hackar o smartphone e mais tarde criou o software que permite a manipulação do software dos aparelhos da Apple. É também o responsável pelo desbloqueio da Playstation 3. A Sony não achou piada nenhuma ao assunto e processou-o. Os detalhes são escassos, mas sabe-se que Hotz e a Sony chegaram a acordo fora dos tribunais.
Fonte:
http://www.em10taque.com/help10k/os-10-hackers-mais-famosos-do-mundo/

Outros materiais