Prova2 - Licenciatura em Foco
4 pág.

Prova2 - Licenciatura em Foco


Disciplina<strong>licenciatura</strong> <strong>em</strong>20 materiais7 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	Um dos desafios da política de inclusão é tornar possível tanto os recursos de acessibilidade como os recursos pedagógicos, em todas as modalidades de ensino. Nesse aspecto, sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva oferece, analise as sentenças a seguir:
I- As diretrizes que fundamentam uma política pública voltada à inclusão escolar.
II- A promoção da consolidação da inclusão no contexto histórico brasileiro.
III- Os recursos financeiros para pesquisa na área da educação de jovens e adultos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Considerando a Educação Especial, a avaliação pedagógica processual e formativa deve analisar o desenvolvimento individual do aluno, levando em conta os aspectos qualitativos que demonstrem como o professor poderá interferir no progresso do aluno, criando estratégias que favoreçam a realização dos trabalhos, considerando o tempo de aprender de cada um. Sobre as considerações da avaliação pedagógica como processo dinâmico com relação ao aluno, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considera o conhecimento prévio e o contexto social em que está inserido. 
(    ) Considera seu nível de desenvolvimento e possibilidades de aprendizagem futura.
(    ) Considera todo seu processo de desenvolvimento individual e coletivo.
(    ) As deficiências não são consideradas no ato da avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	O documento da Declaração de Salamanca reforça questões referentes aos direitos do ser humano, preconizando a qualidade educativa ao entender a diversidade e a valorização de todas as especificidades, em prol de uma formação emocional, física social e intelectual, fortalecendo, assim, a inclusão. Sobre a diferença entre a integração e inclusão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A inclusão refere-se à entrada do aluno no espaço físico escolar, sem necessariamente adequar os materiais e os móveis, a integração permite o legítimo acesso com as adaptações pedagógicas e estruturais.
	 b)
	Integrar e incluir pertencem a mesma concepção, que conduz o aluno à participação efetiva em todas as atividades escolares.
	 c)
	Integrar o sujeito em um ambiente é permitir seu acesso, ou seja, a entrada em um determinado ambiente. A inclusão permite condições para que esse acesso se torne legítimo a sua participação e envolvimento nas ações.
	 d)
	A perspectiva inclusiva pertence a uma educação tradicional, que reforça a individualidade e o desenvolvimento da aprendizagem pelo esforço individual do aluno, não necessitando de adequações para alunos com necessidades especiais.
	4.
	A Lei nº 7.853, de 1989, se refere ao apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social. Prevê qualquer tipo de ação contra a matrícula do estudante em qualquer nível do aluno, seja na educação privada ou pública, como crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso. Sobre a pena do infrator, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7853.htm>. Acesso em: 3 maio 2018.
	 a)
	A pena para o infrator pode variar de um a quatro anos de prisão, mais multa.
	 b)
	A pena para o infrator deve ser cumprida com seis anos de prisão ou pagamento de multa.
	 c)
	A pena para o infrator deve ser por serviços em entidades públicas e mais multa.
	 d)
	A pena para o infrator pode variar de cinco a dez anos de prisão, mais multa.
	5.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V -V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	 b)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	 c)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	 d)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	7.
	Uma escola inclusiva deve se preocupar em promover o ensino quanto à formação do aluno, considerando a cidadania, a responsabilidade e a autonomia. Nesse contexto, a escola numa perspectiva inclusiva deve possuir o entendimento de que a formação humana será a base para toda a formação acadêmica. Sobre os pressupostos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- Educação como direito de todos.
II- Valorização e respeito às diferenças.
III- Igualdade de oportunidades.
IV- Atendimento educacional diferenciado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. 
Sobre essas diretrizes do PNE, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extinção do analfabetismo.
(    ) A exclusão do atendimento aos pais no ambiente escolar.
(    ) A superação das desigualdades e qualquer forma de discriminação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	9.
	Políticas públicas são ações do governo que objetivam atender determinada demanda ou problemática na sociedade. As políticas públicas de educação propõem leis e ações que contribuem para qualidade e garantia do desenvolvimento do ensino. Sobre as ações e as leis no âmbito educacional, analise as sentenças a seguir:
I- A pessoa com deficiência tem o direito a matrícula em qualquer curso ou nível de ensino público ou privado, conforme estabelece a Lei nº 7.853/89.
II- Declaração de Salamanca orienta as políticas e práticas na área das pessoas que vivem no campo.
III- A Língua