Buscar

ATIVIDADE SOBRE O FILME TEMPOS MODERNOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE OBJETIVO
DISCIPLINA – TGA
PROFª – MARA BENKE
ACADÊMICO (A): Geovana Carolina dos Santos - TURMA – PG 1֯ P
Roteiro para análise do filme “Tempos Modernos”
1) Contextualização. Qual o contexto social e econômico relatado no filme? Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?
R: Sociedade desigual, ode a riqueza se concentra nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria está trabalhando por um salário miserável. 
2) Crise econômica. O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. Quais as consequências sociais provocada por tal crise?
R: Quebra da bolsa de valores, onde muitas pessoas tinham ações investidas e acabou falindo, pessoas ricas ficaram pobres do dia para noite
3) Impactos da Revolução Industrial. Quais impactos provocados pela Revolução Industrial são possíveis de serem observados no filme?
R: A maquino fatura nas fábricas, o descontentamento do trabalhador, o trabalhador exercer apenas uma função e não ter conhecimento de todo o processo de produção, o desemprego, a precariedade que os mais pobres viviam, a punição para greves e manifestações, a calamidade da população, o controle sobre o funcionário
4) A Tecnologia. Quais questões aparecem na cena da máquina de refeições?
R: De que o trabalhador tem que continuar suas tarefas sem pausa pra um maior lucro e também a maquino fatura por inteira da fábrica, está maquina serviria para o trabalhador ficar sempre ocupado 
5) Movimentos sociais. Por que houve uma prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto? Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?
R: Por Chaplin estar segurando a bandeira foi considerado o líder do manifesto, assim deveria ser preso, porque era considerado um crime. Na sociedade contemporânea esses movimentos são considerados necessários para exercer cidadania em defesa a direitos e novas formulações
6) Situação social. Por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?
R: Chaplin resolve voltar porque lá tinha comida e ambiente adequado para morar e não ficaria na rua.
7) Prosperidade. Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?
R: Manifesta o desejo de casar-se ter filhos casa e dinheiro.
8) Diferenças sociais. O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordam a mesma temática?
R: mostra a riqueza da loja que vende produtos de luxo para os de classe alta, já Chaplin não tinha onde morar comer e o que vestir.
9) Consumismo. De que forma o consumismo aparece no filme?
R: O filme retrata principalmente o trabalho continuo e monótono dos personagens, eles trabalham na linha de montagem sem parar. Mesmo com tanto esforço eles não sabem o que estão produzindo. Esse trabalho continuo demonstra que o consumismo é algo grave, este se caracteriza por um grande consumo sem necessidade, desta forma, se há grande consumo, há grande produção.
10) Organização do trabalho. Quem decide como o trabalho deve ser organizado?
R: O Chefe, pois a forma de trabalho é definida pelo Capitalista.
11) Condições de trabalho. Como é retratado pelo filme as condições de trabalho na fábrica?
R: Situações precárias, e onde eles trabalhavam muito mais do que recebiam ou descansavam 
12) Quais as condições de trabalho retratadas no filme?
R: trabalhavam todos juntos, aumentavam sempre a velocidade, tinham que dar lucros, recebiam pouco, realizam apenas uma função

Outros materiais

Perguntas Recentes