Buscar

PROINTER lV Final

Prévia do material em texto

Faculdade de Tecnologia Anhanguera
 Curso de Gestão de Recursos Humanos
 Polo Vila Isabel
Patrícia Rangel Gregório da Silva RA 0106000792
 
 
 
 PROINTER lV - RELÁTORIO FINAL
 
 Rio de Janeiro – RJ
 Novembro, 2018
PROINTER lV - RELÁTORIO FINAL
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado – PROINTER lV no Curso de Gestão de Recursos Humanos EAD da Universidade Anhanguera sob a orientação da Tutor Edrieno Santos e Helicéa Viana 
Rio de Janeiro
Novembro, 2018
Sumário:
Introdução com embasamento teórico.......................................................4
Pesquisa - bibliográfica e levantamento de campo....................................5
Resultados.................................................................................................11
Considerações Finais................................................................................12
Referências...............................................................................................12
Introdução com embasamento teórico:
Atualmente observa-se um cenário de grande complexidade no mundo corporativo e na sociedade em geral. Através da valorização do capital humano as empresas veem buscando necessidades de estudo, adoção de novos sistemas, normas e técnicas, ambas promovendo a manutenção, o entusiasmo e melhorias no clima organizacional, estimulando a melhoria na qualidade de processos, promovendo a inovação e com isso aumentando a competitividade.
Empresas são resultados de pessoas, em um mercado globalizado onde tudo cresce, desenvolve e evolui rapidamente, é essencial contar com um RH a fim de que se mantenham em movimento. O setor de RH não serve apenas para selecionar, contratar, treinar e remunerar os colaboradores, a função do setor vai muito além disso, ele auxilia também no aumento do desempenho da corporação através da promoção do desenvolvimento e eficácia no aproveitamento de cada talento.
A Gestão do Conhecimento, Gestão de Cargos, Salários e Benefícios e a Educação Corporativa são ferramentas fundamentais que complementarão o processo como um todo.
Razão social: Rangel Agropecuária 
CNPJ: 271.321.787/0001-89
Ramo de atividade: Comércio de mercadorias alimentícias.
Número de colaboradores da empresa: 18
Razão para a escolha do nome: A ideia de abrir uma empresa para comercialização de alimentos sempre foi o objetivo dos proprietários, como são primos resolveram usar o sobrenome da família, daí surgiu a Rangel Agropecuária.
Missão:
Crescer de forma sustentável, mantendo a tradição de qualidade e preço acessível, oferecer aos clientes tratamento diferenciado gerando satisfação.
Visão:
Ser referência no mercado do agronegócio, excelência no atendimento aos clientes e fornecedores, comprometimento com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos negócios.
Breve histórico:
Dois primos que trabalhavam em uma empresa do ramo tiveram a oportunidade de empreender seu próprio negócio, assim surgiu a Rangel Agropecuária, fruto de alguns anos de dedicação e preparação para construir uma empresa voltada para o cliente, com foco na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Em outubro de 2005 dá se início as suas atividades no município de Rio de Janeiro - RJ.
A empresa atua no mercado agrícola e pecuário atendendo ao homem do campo e aos pequenos produtores, com profissionais qualificados, atuando no município e seus arredores, atendendo nas culturas, com os melhores produtos, em parceria com as principais empresas do setor. Trabalham com uma política de preços competitivos, qualidade, prazer e satisfação de todos os envolvidos.
Pesquisa - bibliográfica e levantamento de campo
Conceito de remuneração:
A remuneração é de grande importância para a empresa, pois quando há uma boa remuneração para os colaboradores eles se sentem valorizados e reconhecidos por suas funções, como consequência a empresa consegue manter seus colaboradores motivados e que queiram permanecer por muito tempo com a empresa.
Na organização existe uma política de diferenciação salarial, sendo definidas por função e nível de escolaridade. A política salarial é integrada por descrições e especificações das atividades básicas de cada cargo.
Remunerar vai muito além do que pagar o salário todo mês, é uma forma de demonstrar que a empresa valoriza seus colaboradores para o desenvolvimento e crescimento da organização.
Tipos de remuneração: 
• Remuneração funcional - A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno. O sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial. 
• Remuneração por competências - Mais conhecida no meio gerencial de uma organização, a remuneração por competência virou mais interessante devido aos seus aspectos como: crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, e outras características que agregam valor as competências de cada colaborador.
• Remuneração variável - Pode-se dizer que a remuneração variável é o conjunto de diversas formas de recompensa oferecidas aos colaboradores, com a finalidade de complementar o seu salário fixo.
• Salário indireto – O salário indireto é composto por benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores. Como por exemplo: assistência médica, assistência odontológica, transporte, alimentação e outros.
Conceito Plano de Cargos e salários e objetivos da pesquisa salarial: 
O Plano de Cargos e Salários é um mecanismo onde regras são estabelecidas para administrar melhor os salários pagos aos colaboradores da empresa. Esse plano tem como objetivo informar aos colaboradores os deveres e responsabilidades de cada cargo e definir internamente as políticas de salário da empresa.
Conceito de treinamento e desenvolvimento:
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os colaboradores de uma organização, visando à aquisição de habilidades para um determinado cargo. O treinamento produz um estado de mudança no conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de cada trabalhador, visto que programa ou modifica a bagagem particular de cada um, todos nós somos possuidores de bagagem de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes à trajetória particular de cada um. Essa "bagagem" constitui o "CHA individual" que se encontra em conforme com a posição ocupada em uma estrutura organizacional e com as devidas responsabilidades. Possíveis variedades de faltas de CHA em relação às exigências do cargo ocupado podem ser retificados por meio de treinamento.
Considera-se desenvolvimento como uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. Desenvolvimento engloba a carreira e outras experiências. Podem ser considerados objetivos intermediários do desenvolvimento com a melhoria da eficiência organizacional, melhoria de vida no trabalho, melhoria da direção e na gestão de mudanças, e melhoria na integração das metas das pessoas com as da organização.
Passos do treinamento:
. Levantamento de necessidades de treinamento – basicamente é para identificar dificuldades, lacunas e oportunidades de crescimento da equipe.
. Programação de treinamento para atender as necessidades - onde são elaborados os planos, programas e recursos para realizar o treinamento.
. Implementação e execução do programa de treinamento - é colocar em prática tudo o que foi programado.
. Avaliação dos resultados – nessa etapa há um confronto entre o resultado esperado dotreinamento e o resultado obtido dos participantes.
Educação corporativa:
Educação corporativa pode ser definida como uma prática de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.
Gestão de pessoas com base em competências: 
Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias empregadas pela empresa para desenvolver seu capital humano. No momento atual do ambiente organizacional, o modelo de gestão que mais cresce é a gestão por competências. Na área de recursos humanos está baseada em três fatores:
• Conhecimento - é o saber teórico, como por exemplo, tudo que se aprende em cursos, leituras e vivências.
• Habilidade - é o saber fazer, é o conhecimento teórico aplicado na prática, e com a prática leva ao aperfeiçoamento contínuo.
• Atitude - é a ação, é o de colocar em prática o conhecimento e as habilidades eu possui.
Mapeamento das competências:
• Competências gerenciais – relacionadas aos aspectos intelectuais e comunicativos, qualidades consideradas essenciais e que deve estar presente em todo indivíduo que exerce cargos gerenciais ou de liderança dentro da organização.
• Competências organizacionais – voltada aos valores próprios de cada indivíduo que compõe a organização e aos valores da própria empresa.
• Competências funcionais – exige certas competências técnicas relacionadas a formação do indivíduo, pois está inteiramente ligada a área de atuação na organização. 
Avaliação de desempenho é um processo adotado pela empresa para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores a partir de critérios comuns.
 Fases da avaliação de desempenho:
• Definir o modelo.
• Definir as perguntas.
• Preparar a equipe e comunicar o processo.
• Configurar a plataforma.
• Monitorar o período das respostas.
• Calibrar os resultados.
 • Divulgar os resultados.
Avaliação 360°:
A avaliação 360° é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de competência essenciais dos colaboradores.
Na avaliação 360°, também conhecida como Feedback, o colaborador recebe feedback simultâneos de diversas fontes ao seu redor. Ele pode ser avaliado por seus colegas de trabalho, superiores, subordinados e clientes. E também é considerado a avaliação que o próprio colaborador faz de si mesmo. 
A avaliação é feita através de um questionário específico, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejada pela empresa.
O resultado final da avaliação deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do colaborador. Oferecendo dados para elaboração de um plano de ação em relação às melhorias individuais e, também da organização.
Aprendizagem organizacional:
Aprendizagem organizacional pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta ou indireta, dentro e fora da empresa.
A aprendizagem organizacional pode acontecer de várias formas, como por exemplo:
• Aprendizagem por experiências profissionais – nesse quesito o profissional aprende a partir de experiências vivenciadas dentro do ambiente de trabalho, sejam elas positivas ou negativas.
• Aprendizagem pela cultura empresarial – este tipo de aprendizagem é embasado na cultura organizacional, visão, missão e valores da organização.
• Aprendizagem a partir de líderes - com a forma de agir de líderes, os colaboradores absorvem os exemplos dados.
• Aprendizagem ativa – este tipo se dá a partir da realização de tarefas cotidianas.
• Aprendizado por compartilhamento - isso acontece em momentos em que um colaborador, gestor ou líder aprende uma nova habilidade ou técnica e passa a diante.
• Aprendizagem sistêmica - este tipo se dá na observação de processos coletivos e não somente individuais.
• Benchmarking – esse aprendizado também é uma forma de conhecimento coletivo, é feito a partir de uma análise de mercado, para assim ser colocada em prática.
Gestão de conhecimento:
A Gestão de conhecimento é um processo amplo e criterioso de identificação, maximização, codificação e compartilhamento do conhecimento estrategicamente relevantes para as organizações.
A gestão de conhecimento amplia a vantagem competitiva e concorrencial da empresa, reduz custos com P&D (Planejamento e Desenvolvimento), geração de novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa, suporte às tomadas de decisão e melhorias na produção e na prestação de serviços.
Modelo de criação do conhecimento organizacional:
As cinco fases do processo de criação de conhecimento organizacional consistem em -
• Compartilhamento do conhecimento tácito - estabelece uma estreita relação com o modo de socialização. O compartilhamento ocorre entre vários indivíduos com diferentes histórias, perspectivas e motivações, tornando-se a etapa crítica à criação de conhecimento organizacional. Para efetivar esse compartilhamento, é necessário um espaço ou situação em que os indivíduos possam interagir uns com os outros através de diálogos pessoais, compartilhando experiências e sincronizando seus ritmos corporais e mentais.
• Criação de conceitos - corresponde a externalização na medida em que o modelo mental tácito compartilhado passa pela verbalização em palavras e frases e, finalmente, cristaliza-se em conceitos explícitos.
• Justificação de conceitos - está centrada na determinação de que conceitos recém-criados valem realmente a pena para a organização e a sociedade; assemelha-se a uma filtragem.
 • Construção de arquétipos - ocorre quando o conceito justificado é transformado em algo tangível ou concreto.
• Difusão interativa de conhecimento - ocorre quando o novo conhecimento criado, justificado e transformado em modelo passa para um novo ciclo de criação de conhecimento num nível ontológico diferente, tanto dentro da organização quanto entre organizações.
O conhecimento passível de interação, registro e disseminação pode possuir a participação efetiva das pessoas e é permeado por um processo contínuo de aprendizagem em busca da adoção das melhores práticas. Essa interação pode ocorrer de diferentes formas e em diferentes momentos.
Modelos e ferramentas de Gestão do Conhecimento: 
As ferramentas para gestão do conhecimento são meios que buscam coletar e compartilhar bens intelectuais, ou o know how, dos colaboradores com a finalidade de aumentar a produtividade e inovaçãodas empresas.
O grande objetivo das ferramentas para gestão do conhecimento é tornar o conhecimento tácito (de domínio pessoal e não automatizado) em explícito (de domínio geral e documentado).
Existem muitos tipos de softwares capazes de auxiliar a colocar em prática a gestão do conhecimento em uma empresa, algumas opções são mais abrangentes e outras agem em funções mais específicas.
6 ferramentas para gestão do conhecimento:
• Bitrix24 - Plataforma gratuita de colaboração online. Integra os setores da empresa através de funcionalidades como intranet social, chat em vídeo, gerenciamento de projetos e de documentos na nuvem. O Bitrix24conta com mais de 2 milhões de empresas usuárias ao redor do mundo.
• AnswerHub - Diferente das demais ferramentas, o AnswerHub funciona a partir do esquema de perguntas e respostas. Ainda auxilia na criação de projetos e fornece a base de conhecimentos para armazenar e compartilhar na empresa. É uma ferramenta utilizada por grandes empresas como LinkedIn, GE e eBay.
• Confluence - Contando com uma elaborada ferramenta de busca, o software permite trabalhar e colaborar em projetos sem a necessidade de trocar de ferramenta. Além disso, forneceo acesso a uma base de conhecimentos para a publicação e acesso de informações. É utilizado pela Nasa, Spotify e Lufthansa.
• Timeline - Permite inserir imagens, vídeos, links e áudios para registro e sistematização de conhecimentos, podendo ser utilizada até mesmo para construir uma linha do tempo de um projeto. De fácil uso, basta o preenchimento de informações em uma planilha no Google Docs.
• SoundCite - Compartilhar experiências e conhecimentos de maneira mais atrativa é sempre uma boa opção. O SoundCite oferece a função de inserir um arquivo de áudio (onde você pode gravar as informações desejadas) ao longo de seu texto. Não é preciso abrir outra página ou guia para escutar o áudio.
• HEFLO - Especificamente voltada para a modelagem de processos, automação e documentação dos mesmos, HEFLO não tem o escopo principal de fazer a gestão do conhecimento na empresa, no entanto, se seu objetivo e documentar processos e o conhecimento adquirido através deles, esta é a ferramenta ideal. Além de gerar a documentação dos processos instantaneamente, após a modelagem ter sido feita no esquema “arrasta e solta”, característico dos softwares low code BPM, HEFLO conta com uma biblioteca de processos que pode ser consultada a qualquer momento, baseada na nuvem e acessível por dispositivos móveis.
 Levantamento de campo: 
Em relação ao levantamento de campo foi realizado entrevista com a profissional de RH da empresa Rangel Agropecuária. A empresa está situada no Rio de Janeiro – RJ atuando há 13 anos no mercado e conta com um quadro de 18 colaboradores.
A organização não possui um setor de RH, toda parte burocrática e de treinamento é feita por uma única funcionária formada em Gestão de Recursos Humanos ou por uma empresa terceirizada.
Capacitação inicial – a capacitação inicial é composta por um programa de treinamento introdutório que abrange informações relativas a empresa e sua estrutura, além de noções referente a função que será exercida, sistemas, procedimentos e habilidades específicas.
Capacitação contínua - nas atualizações de processos e procedimentos, bem como nas reciclagens são realizadas toda vez que existe alguma necessidade.
O diagnóstico para identificação de necessidade de treinamento, é realizado através de um levantamento eficiente, que identifica o que deve ser melhorado, após isso é feito a escolha doas técnicas e métodos adequados para essa melhora, que pode variar com o planejamento do gerente e a realidade da empresa.
A partir de identificado as necessidades do mesmo, o planejamento vai desenvolver toda a estrutura e conteúdo a ser abordado, de forma sinérgica com o público-alvo, de acordo com a cultura da empresa. Também será definido, os recursos necessários para melhor funcionamento interno, resolução dos déficits de cada setor, e melhorias futuras para o alcance de resultados satisfatórios de acordo com os valores da organização.
São utilizadas técnicas como, seminários, workshops e fóruns de debate. O seminário foi escolhido, pois é uma reunião onde se desenvolve em profundidade um assunto determinado através de uma série de conferências e atividades; o workshop foi escolhido, pois reúne debates voltados aos detalhes, aperfeiçoamento e troca de ideias através da prática; e fóruns de debate foi escolhido, pois é uma forma de reunir-se, trocar ideias e experiências sobre diversos temas, demonstrando para os colaboradores que a empresa é aberta com os mesmos.
A empresa optou pelo método de avaliação 360°, ao final a avaliação foi satisfatória, melhorando o funcionamento interno, reduzindo custos, aumento da satisfação do cliente e melhoria do clima organizacional. A empresa procura realizar o desenvolvimento de equipes e consultoria de procedimentos.
Referente a remuneração praticada pela empresa, foi possível observar que a mesma procura incentivar seus colaboradores constantemente, oferecendo benefícios (Assistência médica, odontológica, vale refeição/alimentação e PLR 1 vez ao ano de acordo com o alcance das metas.), e o salário é de acordo com o mercado e sempre há reajustes.
É feita uma pesquisa de clima com os colaboradores uma vez ao ano, para verificar o nível de satisfação dos mesmos.
Mesmo que a Rangel Agropecuária seja bem-sucedida, foi verificado que a mesma precisa realizar a implantação de um setor de Recursos Humanos, é de máxima importância, pois através da implantação do setor a empresa terá benefícios como:
. Visão sistêmica sobre o negócio.
. Aumento da produtividade.
. Dinamismo dos processos de RH.
. Satisfação máxima dos colaboradores.
. Integração entre as áreas e departamentos.
. Tecnologia e competitividade.
Resultados:
Pode-se dizer que os resultados foram satisfatórios, porém a empresa ainda precisa realizar a implantação de um setor de RH, como dito anteriormente, para que tenha um desempenho pleno e que toda a organização tenha uma conexão e comunicação boa. Dessa forma a empresa vai ter grandes melhorias e valor atribuído. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Atualmente, com a globalização, uma organização para ser competitiva, deve considerar a importância do RH, pois é fundamental a valorização do capital humano, da gestão de conhecimento, educação corporativa e um bom plano de cargos, salários e benefícios, pois são de grande relevância para o crescimento da organização.
É necessário que a empresa ofereça os devidos recursos para o desenvolvimento de seus talentos humanos, mediante levantamento interno de suas competências organizacionais e estratégias de negócios. 
Referências
https://www.nibo.com.br/blog
http://www.administradores.com.br/artigos/academico
http://www.administradores.com.br/noticias
http://www.sbgc.org.br/blog
http://www.venki.com.br/blog

Outros materiais