Buscar

Lupus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lupus
Definição 
Lúpus é uma síndrome inflamatória crônica, auto-imune, com apresentação clinica multissistêmica, caracterizada por exacerbações e remissões com prognósticos variáveis. Manifesta-se por alterações humorais e celulares que dão origem a excessiva e variada produção de auto-anticorpos, os quais podem causar danos citóxicos, ou por participarem da formação de imunocomplexos que resultam em inflamação tecidual de natureza imunológica. Acomete articulações e pele e mais gravemente, rins e SNC.
Tipos 
O Lúpus Discóide sempre se limita á pele. È identificado por inflamação cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo; Esse tipo de Lúpus é identificado através de uma biopsia do tecido atingido pela inflamação. Nesse caso, á biópsia vai mostrar anormalidades que não são encontradas na pele sem inflamações geralmente esse tipo não atinge órgãos internos do corpo, mais para ter certeza é feito o teste sangüíneo ANA, usado para detectar Lúpus Sistêmico,pode dar negativo, entretanto é positivo em um grande numero de pacientes, apesar de apresentar um nível bem baixo .Os indivíduos que avançaram para forma sistêmica provavelmente já a tinham desde o início, tendo a inflamação discóide como principal sintoma.
O Lúpus Sistêmico é geralmente o mais grave, como já foi dito pode afetar todos os órgãos e sistema do corpo. Em algumas pessoas apenas a pele e juntas são afetadas, em outras, as juntas, pulmões, rins, sangue e outros órgãos e/ou tecidos podem ser afetados, duas pessoas com lúpus sistêmico não vão apresentar sintomasidênticos. Ele pode incluir períodos onde poucos, se algum, sintomas são evidente (remissão) e outros quando a doença se torna mais ativa (crise). Na maioria dos casos, as pessoas se referem a lúpus na forma sistêmica.
O Lúpus introduzido por Drogas ocorre após o uso de certas drogas prescritas (medicamentos). As drogas mais comumente relacionadas com lúpus são hidralazine (usada para tratar hipertensão ou pressão alta) e procainamide (usada para tratar ritmos irregulares do coração). Entretanto nem todas as pessoas que tomam essas drogas vão desenvolver o lúpus, apenas 4 %. Desse numero, apenas uma quantidade bem pequena vai desenvolver esse tipo de lúpus por completo. Os sintomas normalmente desaparecem quando a medicação é suspensa.

Outros materiais