Buscar

Trabalho Semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique os seguintes conceitos:
Princípio da coesão
A coesão pode ser entendida como a conexão entre palavras, frases, parágrafos de um texto. Acontece por meio de mecanismos de ligação, como, por exemplo, o uso de conjunções, pronomes, repetições vocabulares, entre outros, que garantem que se forme uma sequência lógica, gerando uma unidade completa e compreensível. 
Princípio da intertextualidade;
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. Ou seja, capacidade que os textos têm de dialogar entre si, principalmente textos de uma determinada cultura, de um determinado tempo, como por exemplo, o texto de revistas e jornais.
Princípio da intencionalidade;
Intencionalidade é a intenção de fazer penetrar seus pensamentos na mente de quem o escuta. Para convencer alguém de seu modo de pensar e p assar isto para o outro, é necessário que se tenha argumento s irrefutáveis e/ou pelo me nos coerentes. A convicção com que se emprega a palavra é também ponto importante, dando bastante ênfase às suas palavras, usando pausas intencionais, demonstrando, através de sua fala, que acredita no que expõe.
Princípio da informatividade;
Diz respeito à medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas, ou não, conhecidas, ou não, no plano conceitual e no formal, ou seja, é a capacidade do texto de nos surpreender.
Metarregra da progressão;
Para que um texto seja microestruturalmente ou macroestruturalmente coerente, é preciso que haja no seu desenvolvimento uma contribuição semântica constantemente renovada.
Metarregra da relação.
Para que uma sequência ou texto sejam coerentes, é preciso que os fatos que se denotam no mundo representado estejam relacionados. O texto deve ser capaz de representar o que o cerca e se correlacionar.
Por que se diz que a textualidade é construída com princípios linguísticos e extralinguísticos? Para cada um desses aspectos, cite pelo menos o nome de um princípio.
A construção da textualidade se dá por meio de um conjunto de princípios divididos em duas categorias: princípios linguísticos (ou semântico formais) e princípios extralinguísticos (ou pragmáticos). 
Os princípios linguísticos são dois: a coerência e a coesão. São eles os responsáveis pela construção de sentido do texto em si e para o leitor-alvo.
Os princípios extralinguísticos são cinco: a intencionalidade (com que objetivo?), a aceitabilidade (satisfaz o leitor?), a situacionalidade (em que contexto temporal?), a informatividade (o que informa de novo?) e a intertextualidade (há referências externas?).
Considerando a polêmica sobre a existência da língua brasileira, explique o significado da expressão “Língua portuguesa de expressão brasileira”.
Existe ou não existe diferença entre a língua portuguesa e a língua brasileira? Com certeza. A portuguesa veio juntamente com Portugal na colonização, já as brasileiras vieram com a riqueza cultural dos índios. Porém, Portugal impõe a língua portuguesa no Brasil, e as mesmas consequentemente, sofrem influência indígena e africana. É importante lembra r que existe uma relação linguística entre as duas línguas, como por exemplo, palavras iguais significam coisas diferentes, expressões iguais significam expressões diferentes. Apesar da língua ser “a mesma”, existe muita dificuldade em entender o português de outros países, pois cada país molda a língua. 
Moldar a língua? Isso mesmo. A questão cultural altera o idioma, através de decorrentes fatos históricos, da sociedade, do meio em que a língua está envolvida. Mesmo havendo coincidências entre os idiomas, há sempre uma diversidade cultural 
que a modifica. Possuímos dialetos, sotaques, pronúncias diferentes em cada região do Brasil, porém todos ainda pertencem à língua portuguesa de expressão brasileira.

Outros materiais