A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
SE   Concreto

Pré-visualização | Página 3 de 3

sem a presença indesejável dessa interferência. 
Como se pretende que esse pilar exista em todos os níveis acima do térreo, a resposta do arquiteto foi: " Será necessária a colocação de uma viga de transição no nível do 1º piso, e portanto será necessário avaliar sua altura para saber se haverá ou não necessidade de se rever o pé-direito, pois a distância entre pilares que no tipo é de 6 metros vai passar para 12 metros no térreo. E não posso dizer no momento com certeza qual deverá ser a altura dessa viga."
O comentário que pode ser feito sobre a resposta do arquiteto é: 
B – Sua resposta está correta, e a altura da viga de transição dependera do numero de pavimentos acima do térreo, que defende a carga concentrada aplicada na viga.
Um cliente apareceu no seu escritório solicitando que o projeto da estrutura que foi executado sob sua coordenação, de um edifício projetado por você que com linhas curvas, pé-direito de 2,90m e balanços laterais fosse alterado para permitir que fosse utilizada alvenaria estrutural, cujo custo é inferior ao de uma estrutura em concreto armado convencional.
Sua observação sobre essa solicitação deveria ser:
C – A edificação não possui características ideias para a alvenaria estrutural: é curva e não foi modulada para a utilização de blocos com minimização de cortes.
Os estribos ou as armaduras transversais em uma viga de concreto-armado existem para combater qual tipo de esforço?
B – Força cortante.
Nas vigas em concreto armado em balanço, para combater os momentos fletores a localização das barras da armadura principal de flexão é:
C – Na face superior da viga, que é a zona tracionada
Na definição da estrutura das edificações altas é comum a utilização de um núcleo de rigidez, com o objetivo de dotar a estrutura de capacidade de resistir aos esforços provocados pela ação do vento. Quais são os elementos que formam o núcleo de rigidez?
D – Pilares de inercia elevada geralmente localizados nas regiões da escada e dos elevadores.
As edificações projetadas em alvenaria estrutural possuem um comportamento diverso das edificações em concreto armado convencional, pois não possuem vigas nem pilares, ou seja, as paredes fazem o papel de pilares, dispensando assim a existência das vigas. Caso um proprietário de um apartamento em um edifício em alvenaria estrutural seja seu cliente e queira retirar uma das paredes do apartamento para suprimir um quarto e ampliar a sala, qual a seria a sua recomendação inicial que você daria a ele, antes de consultar o engenheiro responsável pelo projeto estrutural do edifício?
A – Verificar se a parede que ele deseja retirar é estrutural, pois nem todas as paredes das edificações são obrigatoriamente estruturais. Caso não seja, ela provavelmente poderá ser retirada.
Para que uma edificação projetada em alvenaria estrutural seja eficiente, há necessidade de se observar a modulação das dimensões, para evitar desperdício e minimizar as perdas, otimizando a construção. A modulação de dimensões depende de quais itens?
C – Dimensões dos blocos estruturais.
No pré-dimensionamento do pilar retangular de um edifício em concreto armado, de acordo com os cálculos efetuados, foi definido que a área de sua seção transversal deva ser da ordem de 400cm². Assim, com base nas especificações a serem adotadas para pilares, quais das seções transversais mais se adequa às necessidades?
B – 20cm x 20cm
Nas lajes maciças em concreto armado se diz que elas são armadas numa direção quando:
E – A relação entre os lados for maior que dois.