Buscar

AULA 1-Auditoria Contábil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Auditoria Contábil
Podemos definir auditoria como o conjunto de procedimentos ou técnicas aplicadas, de maneira completamente independente, a respeito de uma relação que envolve obrigação de responder por uma responsabilidade conferida. 
O objetivo é emitir um relatório de como essa obrigação está sendo cumprida.
De acordo com a INTOSAI, a auditoria pode ser definida como “o exame das operações, atividades e sistemas de determinada entidade, com vistas a verificar se são executados ou funcionam em conformidade com determinados objetivos, orçamentos, regras e normas”. 
Aspectos fundamentais para a auditoria
As constatações da auditoria devem levar em contra quatro aspectos fundamentais e de mesma importância, são eles:
A qualidade das análises destes quatro elementos, juntamente com o desenvolvimento da atividade de auditoria, determinará o nível de utilidade das informações geradas pelos auditores independentes.
Auditoria na área pública
Na Área Pública, o conceito de auditoria assume um papel importante. Você imagina o porquê?
Por que se trata de recursos públicos, e todos os cidadãos possuem direitos e deveres sobre eles.
A que a auditoria contábil se propõe?
A auditoria permite ao auditor afirmar, por meio de sua opinião, que as demonstrações contábeis representam, apropriadamente, as situações orçamentária, financeira e patrimonial, além dos resultados operacionais gerados, as variações patrimoniais ocorridas, enfim, tudo em conformidade com o conjunto de práticas contábeis vigentes no país.
Assim, o objetivo da empresa é descobrir fraudes e erros, protegendo a empresa contra multas fiscais, e produzindo informes sobre a confiabilidade das demonstrações contábeis.
ERRO
Normalmente se configuram por equívocos cometidos, como por exemplo, erros aritméticos, ou seja, matemáticos na escrituração contábil, ou ainda nas demonstrações contábeis.
Pode haver ainda erro na correta aplicação das normas contábeis (por erro de interpretação) ou interpretação errada nas variações patrimoniais.
FRAUDE
Consiste em ato consciente de se omitir algo, ou seja, há a intenção ou omissão de algo nas transações, alteração de documentos, registros ou ainda das demonstrações contábeis.
A fraude pode ser configurada ainda por interpretação indébita de ativos, supressão ou omissão nos registros contábeis, transações registradas sem nenhum tipo de comprovação ou com comprovação inválida, aplicação de práticas contábeis indevidas.
Auditoria interna x auditoria externa
O que um especialista precisa para exercer a profissão de auditor no Brasil?
• ser bacharel em Ciências Contábeis; 
• ser cadastrado na CVM; 
• ter uma conduta ética perfeita.
Além disto, de acordo com a Lei 6.404/76, a escolha e também a destituição do auditor independente, nas companhias de capital aberto, é de competência do Conselho de Administração da empresa a ser auditada.
Em 1976, houve a criação da CVM. Esta determinou que somente empresas de auditoria contábil, ou auditores contábeis independentes registrados na CVM, poderão auditar as demonstrações contábeis de companhias abertas e de instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários.
Já o CFC dispõe sobre o Exame de Qualificação Técnica para registro no CNAI. Este tem por objetivo medir o nível de conhecimento e competência técnico-profissional necessário para a atuação na área de auditoria independente.
Outro órgão relacionado à profissão do auditor no Brasil é o IBRACON, que é constituído como pessoa jurídica sem fins lucrativos. Anteriormente era conhecido como Instituto dos Contadores Públicos do Brasil. Este órgão possui como objetivos auxiliar a fixação de princípios de contabilidade e a elaboração de normas e procedimentos relacionados com a auditoria e a perícia contábil.
Pode-se citar também a existência da AUDIBRA, fundada em 1960 com o objetivo principal de promover o desenvolvimento da auditoria interna.
Segundo Crepaldi (2011), o principal objetivo do auditor é emitir opinião sobre as demonstrações financeiras examinadas.
Mas o que é necessário para que ele atinja este objetivo?
Planejar adequadamente o seu trabalho, avaliar o sistema de controle interno da empresa e proceder à revisão analítica das contas. Desta forma, os testes em auditoria configuram o processo pelo qual o auditor reúne elementos comprobatórios para suportar sua opinião.
Na auditoria, de forma bastante comum são utilizados dois tipos de testes: 
• os de observância;
• os substantivos.
Testes de observância 
Segundo Crepaldi (2011), são procedimentos empregados pelo auditor, a fim de determinar se estão sendo cumpridos, de forma correta, certos procedimentos de controle interno estabelecidos pela empresa;
Testes substantivos  
“São empregados pelo auditor com a finalidade de obter provas suficientes e convincentes sobre transações, saldos e demonstrações financeiras” (CREPALDI, 2011)
Os procedimentos de auditoria deverão ser aplicados em função da complexidade e volume das transações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base no risco, determinar a amplitude destes testes.
Fatores a serem observados pelo auditor
Observação: Acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;
Investigação e Confirmação: Obtenção de informações junto a pessoas ou entidades que conhecem a transação, podendo ser dentro ou fora da entidade;
Cálculo: Conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias;
Revisão Analítica: Verificação do comportamento de valores significantes, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vista à identificação de situação ou tendências que possam ser atípicas.
Inspeção: Exame de registros, documentos e ativos tangíveis.
Dentro da auditoria, o equilíbrio é alcançado mediante a combinação de testes de observância e dos testes substantivos, dependendo de fatores como o fato de os controles internos serem fortes ou não, e o tamanho da amostragem, que depende largamente destes controles internos.

Outros materiais