Buscar

Introdução à Fisiologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
Fisiologia é estudo das funções realizadas pelo organismo vivo, seja de organismo procariontes ou eucariontes.
Apesar de todas as espécies estudadas na Medicina Veterinária possuírem uma estrutura corporal parecidos, sua função orgânica se diferem ou por causa do habitat natural ou por ter se alterado para se adaptar as mudanças seja climáticas e/ou porque o seu habitat foi degrado com a interferência do homem.
Antes de se estudar cada órgão e suas funções, precisamos fazer um breve lembrete sobre células, como são formadas e suas atividades orgânicas.
Estrutura da Membrana Plasmática
Células são pequenas unidades estruturais que indivíduos possuem. Apesar do vírus não possuírem células, são capazes de se reproduzirem. 
As células podem executar tarefas (funções) em conjunto com outras células ou isoladas.
As células que formam a maioria dos organismos vivos possuem uma membrana que envolve seu núcleo, que também é conhecida como células eucariotas. Essas células eucariotas são constituídas de membrana celular, citoplasma e núcleo.
A Membrana Celular é estruturada por uma Bicamada Lipídica com Moléculas Proteicas. A bicamada lipídica possui uma barreira para o movimento da maioria das substâncias hidrossolúveis (solúveis em agua). Entretanto, a maioria das substâncias lipossolúveis (solúveis em lípios) pode atravessar diretamente a bicamada lipídica. As moléculas proteicas na bicamada lipídica são uma alternativa de transporte.
Os canais proteicos fornecem uma via aquosa para que as moléculas se movam através da membrana.
As proteínas transportadoras se ligam a moléculas especificas e então sofrem alterações conformacionais que movem as moléculas através das membranas
Transporte das membranas
O transporte através da Membrana Celular ocorre por meio de Difusão ou Transporte Ativo
Difusão: significa movimento randômico de moléculas através do espaço intermoleculares da membrana celular ou em combinação com uma proteína transportadora. A energia que causa a difusão é a do movimento cinético normal.
Transporte Ativo: significa o movimento de substâncias através da membrana em combinação com uma proteína transportadora, mas também contra um gradiente eletroquímico. Esse processo necessita de uma fonte de energia além da energia cinética.
Osmose
A osmose é o processo de movimento liquido de agua causado por uma diferença de concentração de água. A água é a substância mais abundante para ser difundida através da membrana celular. Entretanto, a quantidade que se alastra m cada direção é tão precisamente balanceada sob condições normais que nem mesmo um ligeiro movimento liquido de agua ocorre. Em consequência, o volume de uma célula permanece constante. Entretanto, uma diferença de concentração para a agua pode se desenvolver através da membrana celular. Quando isso ocorre, o movimento liquido da agua ocorre através da membrana celular, fazendo com que a célula inche ou encolha, dependendo da direção do movimento. 
Transporte Ativo Primário e Secundário 
O transporte ativo de substancias através das membranas
O transporte ativo pode mover uma substancias contra um gradiente eletroquímico. Um gradiente eletroquímico é a soma de todas as forças de difusão agindo na membrana- as forças ocorrem por uma diferença de concentração, uma diferença elétrica e uma diferença de pressão. Ou seja, as substancias não podem se difundir “ladeira acima”. Quando uma membrana celular move uma substancia ladeira acima contra um gradiente de concentração (ou contra um gradiente elétrico ou de pressão), o processo é chamado de transporte ativo.
O transporte ativo é dividido em dois tipos de acordo com a origem de energia utilizada para efetivar o transporte. Em todos os casos, o transporte depende das proteínas transportadoras que penetram na membrana, o que também ocorre para a difusão facilitada. 
Transporte ativo primário: A energia é derivada diretamente da quebra do trifosfato de adenosina (ATP) ou de outro composto de fosfato com alta energia.
Transporte ativo secundário: A energia é derivada secundariamente da energia armazenada na forma de diferentes concentração iônica entre os dois lados da membrana, originalmente criada pelo transporte ativo primário. O gradiente eletroquímico de sódio direciona a maioria dos processos de transporte ativos secundários.
Referência
Livro: Fundamentos da fisiologia
Autores: Arthur C. Guyton; John E. Hall
Editora: Elsevier 12ª edição ano 2012

Outros materiais