Buscar

AD2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2a. Avaliação a Distância – 2018/2
Disciplina: Educação Ambiental
Nome: Rajahne Barboza
Polo: Campo Grande
“Água na escola: de onde vem para onde vai? ”.
A água é tão importante para a sociedade que está presente em várias formas, líquida, sólida e gasosa. Não deixar esse componente tão fundamental entrar em escassez é um problema que as sociedades dos dias atuais estão enfrentando. Pensando na condição e importância da água, a união de duas disciplinas Ciências e Geografia, uma questão interdisciplinar trataremos sofre a água e sua reutilização e como isso pode ser abordado dentro da sala de aula. Essa experiência e abordagem podem servir a valorização do trabalho coletivo entre os alunos, a preocupação com um recurso natural que pode vir a faltar, preservação do meio ambiente e o espaço em que ele está inserido e reverter possíveis processos de agressividade ao solo e a maneira correta de utilização da agua. 
Justificativa 
O aproveitamento da água da chuva traz benefícios que vão além da economia de água potável, contribui para reduzir as enchentes e a água da chuva é usada para fins não potáveis, preferencialmente para irrigação de áreas verdes, lavagem de piso e descarga de vaso sanitário. Há, por outro lado, equipamentos no mercado que permitem a potabilização da água de chuva, mas esta solução só deve ser utilizada em situações extremas.
O sistema de coleta e tratamento é o mesmo para uma residência – onde a economia pode chegar a 50% do consumo de água – ou uma indústria. O que muda é que empreendimentos como fábricas, centros de distribuição, shopping centers e hipermercados se caracterizam pela construção horizontal, e suas centenas ou até milhares de metros quadrados de cobertura permitem a coleta de elevado volume de água. Segundo ele, as indústrias também se beneficiam do aproveitamento de água de chuva no seu processo produtivo, em grandes caldeiras, por exemplo. Pensando nesse processo, as duas disciplinas se uniram para entender o processo de reutilização da água dentro da escola de diferentes formas, e claro como capta-la para poder reutiliza-las. 
Atores Envolvidos no Projeto
Alunos da escola, professores de ciência e geografia, funcionários da limpeza e direção. Toda a escola foi envolvida em um grande projeto para que toda água da chuva pudesse ser reutilizada.
Roteiro de Atividades 
As duas disciplinas apresentaram seu viés escolar a respeito da água e formas que poderiam ser reutilizadas, toda parte conceitual sobre a água, poluição, desperdício, importância foram apresentados nessa fase;
A segunda parte do projeto foi apresentar a proposta feita de captação da água da chuva para que ela possa ser utilizada para outros fins, como exemplo: Lavar o pátio escolar, molhar as plantas, lavar os banheiros, limpar as cadeiras, limpar possíveis pichações e manter o ambiente escolar limpo.
Captação da água da chuva, foi feito o mapeamento por onde se acumulava mais água da chuva nos telhados e por onde a água possivelmente escorria, com a ajuda dos canos que foram colocados para captação da água conseguimos capta-la numa espécie de caixa d’’agua.
O professor de ciência usou um pouco da água para que ela possa ser filtrada em sua disciplina e o professor de geografia conseguiu usar a água da chuva para limpeza do ambiente e espaço escolar.
A escola foi toda envolvida, alunos do ensino fundamental dos 6º anos ao 9º ano foram envolvidos no processo de captação da água da chuva para que isso se tornasse uma prática educativa. Como beneficiaria toda comunidade escolar, e a diminuição da utilização da água os atores alunos e direção e professores tiveram suas participações ora comprando produtos para ajudar, ora reunindo para reutilização e pondo em prática os conceitos. Outra solução é instalar o reservatório em pavimento inferior (do primeiro ao terceiro), e a água descerá por gravidade para o jardim e sanitários de serviços do térreo. “Para a obtenção de uma economia importante, a tecnologia de aproveitamento de água pluvial deve ser combinada com outras soluções de reuso”.
A avaliação será feita com a participação dos professores de cada turma avaliação a participação do projeto como ponto extra nas disciplinas em questão.
Bibliografia
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/aproveitar-agua-da-chuva-e-solucao-para-economia-e-reducao-de-enchentes_12313_10_0

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes