1 SIMULADO DE PROVAS CORRIGIDAS
17 pág.

1 SIMULADO DE PROVAS CORRIGIDAS


DisciplinaProvas Corrigidas48 materiais458 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Prova 1
1º Para a elaboração e condução do Projeto Pedagógico da Escola, faz-se necessário inicialmente:
definir os cargos de gestão que irão atuar a escola.
descrever os mecanismos necessários para canalizar os recursos financeiros paradentro da escola.
desvelarmos o cotidiano da escola, onde cada sujeito deve definir-se como concretose históricos, o que pode permitir conduzir a construção do Projeto nos limites que nos levem a ultrapassar o que é estritamente particular e chegar ao humano na sua totalidade. 
delinear com clareza os limites que cada ator, professor, aluno, diretor, técnicosadministrativos, atribuindo-lhes tarefas isoladas e desconectadas do Projeto Pedagógico.
Resposta Correta: (C) 
2º A Escola Nova Fronteira apresentava altos índices de reprovação e de violência. Na avaliação dos professores, as práticas pedagógicas eram individualizadas e não havia articulação interna ou com a comunidade. A professora Clara foi eleita diretora e entendeu que os aspectos administrativos deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Liderou um movimento de organização da escola em direção a uma instituição autônoma e democrática.
 
Para isso, Clara considerou alguns dos princípios a seguir. Quais os princípios da gestão democrática, que devem ser considerados por essa professora?
 
A implementação do projeto político-pedagógico constrói a identidade da instituiçãopor meio de permanente reflexão e discussão.
A participação dos pais e da comunidade nas assembleias escolares é uma forma deaproximar a escola da sociedade.
A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.
A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, viabilizando a amplaparticipação.
Resposta Correta: (A) (B) (D) 
3º O gestor precisa ter em mente de que não é suficiente facultar somente ao aluno a apropriação de bens culturais, mas também aos docentes e demais colaboradores da escola, é a questão da gestão pelo conhecimento.
isso significa que toda a comunidade escolar deve ter formação continuada eparticipar das ações e projetos da escola. 
isso significa que sempre que houver possibilidade de a escola adquirir bensculturais como obras de arte, pinturas, esculturas e obras literárias, deve fazê-lo para que toda a comunidade escolar possa usufruir dela. 
a gestão pelo conhecimento tem como base a realização de provas e processos
avaliativos que estabelecem uma classificação nacional. d) nenhuma das alternativas é correta. 
Resposta Correta: (A) 
4º Esse projeto deve ser entendido como um processo que inclui a formulação de metas e meios, segundo a particularidade de cada escola, por meio da criação e da valorização de rotinas de trabalho pedagógico em grupo e da co-responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar, para além do planejamento de início de ano ou dos períodos de "reciclagem" (BRASIL, 1997, p. 21). Relacione uma das alternativas abixo ao texto:
Esse processo de formulação de metas e meios deve ser discutido entre direção,coordenação, corpo docente e toda a comunidade escolar. 
O processo de formulação de metas e meios deve ser realizado pelas Secretarias deEducação municipais e estaduais. 
A comunidade escolar refere-se ao diretor e ao coordenador da escola;
As metas e meios devem ser formulados de forma desconectada com a realidade dogrupo. 
Resposta Correta: (A) 
5º Um dos objetivos da gestão democrática participativa é a articulação entre as políticas educacionais atuais e as demandas socioculturais. Considerando essa finalidade, avalie quais das ações educacionais abaixo se relacionam a essa concepção.
Compartilhar valores em prol da própria escola, reconhecendo a impossibilidade dese incluir ideais de justiça, solidariedade e ética humana, que transcendem os limites do processo educativo.
Utilizar os índices educacionais da escola como subsídios de gestão para aprimoraro processo ensino-aprendizagem.
Elaborar coletivamente o projeto políticopedagógico que reflita a filosofia da escolae apresente as bases teórico-metodológicas da prática pedagógica.
Planejar ações descentralizando poderes, para realizar uma gestão focada nosdiferentes aspectos da aprendizagem e nas questões macroestruturais da sociedade.
Resposta Correta: (B) (C) (D) 
6º A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006.
Qual destas afirmações expressa as atribuições do pedagogo?
A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, doplanejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de sistemas e de programas escolares e não escolares.
A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.
O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradorese a gestão escolar, aos pedagogos.
A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dospedagogos.
O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência nos anos iniciais ou à gestãoeducacional.
Resposta Correta: (A) 
7º Além das muitas responsabilidades administrativas, o gestor deve também promover um exercício crítico-reflexivo envolvendo o corpo docente da escola com o foco no processo de ensino-aprendizagem, que é o grande objetivo da escola. Nesse sentido, precisamos buscar elementos que auxiliem na fundamentação teórico-metodológica da elaboração do Projeto Político Pedagógico.
Assinale nas alternativas abaixo quais as questões ajudariam nesse processo reflexivo.
Como somos? Como queremos ser? Como vamos concretizar nosso desejo?
Quais os métodos e técnicas necessários para levar o mesmo padrão deaprendizagem para todos os alunos?
Quem são os culpados pelo fracasso escolar?
Qual o modelo único, ideal, para melhorar os resultados da escola?Resposta Correta: (A) 
8º De acordo com o que estudamos na aula 1, os autores dedicaram-se a explicar a divisão do trabalho a partir dos seus lugares de atuação". Sendo assim, assinale abaixo a alternativa correta. 
Taylor \u2013 explicou mais no nível da fabrica.
Fayol \u2013 explicou mais no nível de organização, como um todo; Weber - na sua concepção de organização burocrática. 
Taylor \u2013 explicou mais no nível de organização como um todo.Fayol \u2013 explicou sua concepção de organização burocrática, Weber \u2013 Explicou mais no nível da Fábrica.
Taylor \u2013 explicou sua concepção de organização burocrática; 
Fayol \u2013 explicou mais no nível da fabrica, 
Weber, explicou mais no nível de organização como um todo. d) Nenhuma das Anteriores
Resposta Correta: (A) 
9º A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
O texto acima nos indica que o Projeto Pedagógico é mais do que um documento e tem um objetivo de gestão na escola. Após a Leitura das aulas 3 e 4, assinale nas opções abaixo a alternativa que você considera correta. O projeto político-pedagógico se constitui como:
a) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
b) um meio para o desenvolvimento de ações isoladas da comunidade escolar.
c) um instrumento eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor, e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória.
d) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
e) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da
escola.
Resposta Correta: (C)
10º Além das muitas responsabilidades