Buscar

TCC TEXTO FINAL REGIME TUTORIAL TRABALHO NUMERO 8 ULTIMO

Prévia do material em texto

MODELAGEM MATEMÁTICA 
ROMAN, FABIANE
1202497
CESAR KUHLKAMP, MOACIR
RESUMO
Neste trabalho cito ações pedagógicas com modelagem matemática na educação brasileira. A pesquisa me permitiu descrever, organizar informações para descrever a história das atividades de modelagem , das produções dos cursos de licenciatura de matemática que possuem em suas grades curriculares a disciplina de modelagem e, na sequência, reconhecer algumas comuns e relevantes, são muitos cursos de licenciatura que têm a disciplina de modelagem ou que abordam o tema. A pesquisa me ofereceu um visão da modelagem na educação, uma vez que seu desenvolvimento , iniciou a muitos anos , e esta trilhando um novo caminho de promover conhecimentos, novas experiências e novas técnicas matemáticas, vou descrever um pouco da minha pesquisa e como a modelagem na educação brasileira se tornou importante .para muitos professores e pesquisadores na disciplina de matemática . 
Palavras-chave: modelagem, matemática, história, conhecimento.
1 INTRODUÇÃO:
Com o propósito de explicitar a modelagem matemática na Educação Matemática brasileira e dispor de um mapa referência de experiências e pesquisas realizadas, desde 2003 há uma pesquisa das ações pedagógicas de modelagem matemática na educação nacional e internacional. Que descreve as ações em identificar, organizar, descrever e analisar produções escritas baseadas em experimentos, atividades de extensão, pesquisas, eventos, cursos de graduação e pós-graduação. Os dados identificados são disponibilizados no site do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino – CREMM (www.furb.br/creem), e os estudos de cada um dos segmentos e/ou das amostras selecionadas, publicados na forma de artigos e na composição do livro sobre Memórias da Modelagem Matemática na Educação Brasileira (publicação prevista para 2009). Nessa pesquisa , apresentamos parte desse mapeamento: brevíssima descrição das atividades de dois dos precursores e considerações sobre evidências comuns e pontos relevantes das produções (dissertações, teses; artigos e livros) e dos programas curriculares de disciplinas de modelagem ou disciplinas que abordam modelagem dos Cursos de formação de professores de matemática que a possuem em suas grades curriculares. Essas considerações baseiam-se na apreensão empírica que captamos das produções, da identificação de concepções dos precursores, das produções (dissertações e teses) apresentadas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática, dos textos publicados em anais de Eventos, revistas e livros e das ementas das grades curriculares dos Cursos de formação de professores de matemática. muitas vezes, é subjetiva e independente do empenho do pesquisador em ser exato e objetivo. Segundo Durmân (1991), as ideias precedem a compreensão dos fatos, embora a superabundância de fatos tenda a obscurecer a questão. Só é possível compreender um fato dentro do contexto de uma ideia. Assim, procuramos perceber fatos e ideias junto aos documentos e compreender como estes fatos combinam-se e (ré)combinam-se no decurso destes 30 anos. E desta compreensão, divisar os multi-fios do saber aceitos não apenas pela comunidade de educadores matemáticos, mas especialmente, pelos órgãos públicos educacionais ao indicar nos.
2 DESENVOLVIMENTO:
Na busca de respostas para ao problema inicial, primeiramente refere-se o ensino da matemática desde os primeiros tempos até a contemporaneidade a fim de entender o trajeto do ensino da matemática e o surgimento da preocupação para com esse ensino da matemática em seguida situa a educação matemática na modelagem matemática e por último defende se uma perspectiva para a modelagem matemática sua utilização no ensino e as possibilidades de sua isenção no currículo 
A Modelagem Matemática em sala de aula constitui uma atividade essencialmente cooperativa, onde a cooperação e a interação entre os elementos envolvidos (professor e alunos), possuem um papel fundamental na construção do conhecimento. 
Deste modo, defende-se o argumento de que as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula podem trazer grandes benefícios para o processo de aprendizagem (ALMEIDA, 2002). Para. Glutinei (1990, p.18), a utilização do processo de Modelagem Matemática no ensino de Matemática, é importante, pois: “É um processo de abertura onde se podem aprender, questionar e relembrar conceitos matemáticos; é um processo de abertura para compreender situações reais, do cotidiano; é um processo que funciona como uma motivação para surgir a aprendizagem, tanto da Matemática como também de outras áreas do conhecimento”. Biembengut e Hein (2003), de problemas (NISS, 1989). Segundo Bean (2001, p.52), a Modelagem Matemática como proposta de ensino e aprendizagem, “oferece uma maneira de colocar a aplicabilidade da matemática no currículo escolar em conjunto com o tratamento ‘formal’ que é predominante no ensino”, vamos procurar compreender por meio da história da matemática de que maneira e quando surgiu a preocupação com o ensino da matemática a fim de orientar a aprendizagem da matemática de hoje.
 De modo, inicia-se este percurso pelas primeiras manifestações matemáticas que estão atribuídas de alguma forma, as necessidades imediatas do homem preá histórico e a observação da natureza por ele, o homem primitivo percebeu aos poucos regularidades e padrões da natureza que contribuíram de algum modo a representação e construção de objetos e instrumentos. (MIORIM,1998). Na idade antiga, com o desenvolvimento das cidades e a transformação das condições sócio político econômicas, o ensino de matemática começou a acontecer de maneira intencional e independente, possuindo um caráter essencial prático. No entanto para os povos antigos a matemática já era considerada uma ciência nobre assim era desenvolvida separam entre as áreas técnicas e desligadas dos ofícios e dada atividades manuais, o seu ensino era desenvolvido era reservado as classes privilegiadas da sociedade, (MIORIM,1998). para miorim ,1998 p. 13 “os povos das antigas civilizações conseguiram ,sem dúvidas desenvolver os rudimentos de várias áreas que viriam a compor o que seria , futuramente chamados as matemáticas “.
 Já antiguidade clássica, a sociedade grega preocupou-se com regras gerais com a exatidão dos resultados e com os princípios lógicos matemáticos, ou seja, com a constituição de uma matemática teórica, diretamente do que até então havia sido estudado. Esta preocupação levaria a valorização dos estudos teóricos em detrimento das aplicações práticas.
Um dos principais responsáveis por essa mudança de perspectiva foi o filosofo Pitágoras de saímos (580-500 a. C) considerado por Singh (200, p28) “uma das figuras mais influentes e, no entanto, misteriosas da matemática “. Pitágoras foi o fundador da escola pitagórica a qual influenciou definitivamente e profundamente, a matemática e seu ensino. Para pitagóricos, “ ... os números são elementos essenciais para a justificativa da existência de uma ordem imutável, tanto na sociedade quanto na natureza” (MIORIM,1998, P14). A escola pitagórica acreditava ser por meio do conhecimento puro que se alcançava a purificação, assim os estudos desta escola contribuíram para estabelecer a matemática como uma disciplina racional e abstrata. Além disso e atribuída aos pitagóricos a concepção de que os homens que lidam com conceitos matemáticos são superiores aos demais.Foi então, segundo miorim (1998) que por meios deles a matemática pela primeira vez foi introduzida na educação grega reconhecida como elemento formativo fundamental restrita inicialmente ao círculo dos filósofos.
À partir das considerações acerca da educação matemática ,verifica-se que a mesma é uma área de conhecimento recente mas que já produziu várias inovações e melhorias no ensino da matemática ,antes desconsidera dados pelos matemáticos e pedagogos, No brasil ,o movimento pela educação matemática tem contribuído na efetivação das reformas curriculares e na implantação de novas propostas pedagógicas que sinalizam mudanças significativas no contexto da matemática tanto na educação matemática básica quanto na superior um dos aspectos predominantes nas propostas curriculares é a contribuição investigação e das experiências na área de educação matemática . 
 De fato, nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médios (brasil,2004) no que tange a matemática o uso da contextualização e das interdisciplinares deve nortear o currículo visando desenvolver no aluno a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção da realidade, além de habilita-lo a aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais especialmente em outras áreas do conhecimento neste sentido a modelagem matemática na educação tem sido considerada.
 Portanto, acreditando que a modelagem matemática se faz a partir do ambiente social cultural dos alunos permitindo a eles analisar refletir e intervir sobre este contexto não sequencia se discute a modelagem matemática na educação matemática tema central deste estudo. A educação no país tem o pleno desenvolvimento do educando e seu prepara para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (art2.lei9397/96). A educação matemática contribui a medida que também usa a matemática para formar cidadãos na sociedade, para enfrentar os seus problemas diários para melhorar seu ensino. O profissional que leciona tem o dever perante ao seus alunos e cidades, por vários anos o ensino da matemática foi teoria dos conjuntos não sendo praticas. Nessa questão o aluno apenas memorizava definição repetidas pelo professor. O conteúdo matemático acabou se tornando algo que não é vivenciado e que acaba por não ser utilizado na sua vida. Ainda vemos muito hoje o ensino ser dessa forma com conteúdo matemático. Mas em busca de mudanças os educadores e pesquisadores comprovam que se usar problemas atuais e com referências na realidade podemos mudar esse conceito e dar significado aos conteúdos matemáticos, além de oferecer uma pesquisa e reflexão para o aluno para além da matemática com a finalidade de ajudá-lo a entender a realidade. Seguindo minha pesquisa, de investigação e reflexão no contexto matemático trazendo a modelagem matemática em uma perspectiva sócio –critica. Justificando essa pesquisa com a busca de melhorias para o ensino matemático através da sugestão de temas de modelagem matemática. Para atingir minha pesquisa levei para meu estagio e assim apliquei com eles a modelagem, proporcionando ao processo ensino aprendizagem de modelagem matemática entre os alunos de uma turma de ensino médio na cidade de GUAIBA. A fim de buscar e analisar quais as contribuições que a modelagem matemática em uma perspectiva sócio crítica pode proporcionar ao processo de ensino aprendizado de matemática. Portanto especificamente. Compreender por meio da história de que maneira e quando surgiu a preocupação com o ensino matemático a fim de orientar e situar o presente estudo, sobre a modelagem matemática na educação matemática, definir temas construir modelos matemáticos voltados ao ensino básico, analisar resultados de uma experiência em modelagem matemática. 
 Ensinar Matemática por meio de experiências pessoais e culturais relevantes ajudará os alunos a conhecer mais sobre si próprio, sobre o cotidiano, sobre a sua cultura, e sobre sua sociedade (FASHEH, 1998). O papel da Matemática na sociedade, segundo Barbosa (2001), é reconhecido pelas suas aplicações na solução de problemas naturais, humanos ou sociais, geralmente obtidas com a utilização dos modelos matemáticos, que parecem descrever satisfatoriamente os fenômenos que os suscitam, independentemente da interferência humana. A disciplina de Matemática, por várias razões, é considerada muito difícil e desinteressante para muitos, e até inacessível para outros. No entanto, há muitas pessoas cientes que o conhecimento matemático é muito importante para o mundo moderno. 
 O ensino da Matemática deve ter por finalidade preparar cidadãos para atuarem de forma conhecedora e confiante na sociedade e não apenas visar a transmissão de conteúdo. No ensino da Matemática, pode-se observar alguns pontos críticos, como as dificuldades que os alunos encontram em conceituar matemática, números e as operações básicas, ausência de significado com relação a Matemática, falta de relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento, bem como sua utilização na vida diária. Percebe-se assim que a Matemática não lhes é ensinada como uma disciplina a ajudar no desenvolvimento do pensamento e raciocínio lógico, mas sim de forma mecânica sem uma construção e sem ligação com o cotidiano do aluno. D´Ambrósio (2002, p.29) salienta que “ a Matemática que vem dominando os programas é, em grande parte, desinteressante, obsoleta e inútil para as gerações atuais”, e Teixeira (2002) nos lembra que poucas reformas aconteceram na Matemática neste século. Novos conteúdos foram acrescentados ao programa sem, no entanto, “modificar a velha memorização, a repetição infindável de exercícios e o poder de centralização das ações pedagógicas assumidas pelo professor. ” (TEIXEIRA, 2002, p.42). Diante da constatação dos obstáculos do ensino da Matemática, procuramos referências a algumas estratégias de ensino que poderiam minimizar o problema do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Pesquisas nos apontaram para a Modelagem Matemática, a qual tem se apresentado como uma alternativa relevante para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes contextos. Segundo Bassanezi (2002), a Modelagem Matemática pode ser utilizada como estratégia de ensino e aprendizagem, sendo um caminho para tornar a Matemática, em qualquer nível, mais atraente e agradável. A Modelagem Matemática é uma metodologia alternativa para o ensino da Matemática que pode ser aplicada no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, no Ensino Superior e em Pós-graduação. 
3 CONCIDERAÇOES FINAIS:
O objetivo principal deste trabalho consiste em apresentar uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem, mostrar sua instrumentalização para a compreensão da problematização da vida diária e fazer com que os alunos, obtenham uma aprendizagem mais significativa voltada a sua realidade conforme a problematização.
Com a apresentação da proposta de aplicação, pretende-se mostrar a importância da Modelagem Matemática para a compreensão de situações problemas, bem como a visualização da Matemática em situações cotidianas, visto que a maioria dos estudantes desconhece a importância da Matemática e questionam sua aplicabilidade em situações do dia-a-dia.
Saber de onde surgiu quem foram os pesquisadores que trouxeram para nossas salas de aula o estudo da modelagem matemática, como podemos aproveitar esse grande conteúdo de valor memorável no nosso dia a dia. Este estudo terá por finalidade evidenciar a necessidade de usar a modelagem matemática, e na sua história como tudo surgiu e como podemos usar tudo que se foi pesquisado para nosso dia a dia ,resolvendo problemas atuais de grande interesse para o futuro do nosso pais e das nossas ,crianças e adolescentes, esse estudo foi realizado por serde grande interesse e por haver questões questionadas em toda formação acadêmica, podendo então ter por finalidade colaborar com professores para que possa o dessa forma refletir sobres suas práticas pedagógicas.
Após estudos realizados sobre a Modelagem Matemática, percebemos a
importância desta metodologia no campo da Matemática e outras áreas do
conhecimento. Observamos que ocorre um aumento do interesse do aluno em
aprender a Matemática e aplicá-la em seu cotidiano, pois na sociedade que vivemos os alunos têm acesso fácil às informações e com isso é possível relacionar a Matemática com seus problemas diários. Buscando meios de estimular esses alunos, os professores devem desenvolver atividades estimulando a participação, questionamento, investigação e dos alunos. Assim a Modelagem Matemática
proporciona estas situações e o professor aprimora esses conhecimentos para que a
discussão não se perca no decorrer dos estudos. Porém não é possível construir modelos matemáticos com todas as situações ,problemas existentes na vida do aluno, mas algumas, às vezes, envolvendo tais ,situações que o aluno tem que buscar conhecimentos fora da sala de aula que, com ajuda do professor é possível fazer relações construindo modelos que satisfaça à pergunta inicial, desta forma como será possível resolver problemas do dia – a – dia, através dos conhecimentos matemáticos? Percebemos que na situação problema, o aluno às
vezes não tem o conhecimento, mais sabe que algumas mudanças podem ser feitas, com estudos realizados, e assim é possível determina a quantidade de veículos que entram e saem de um cruzamento através do conhecimento matemáticas capazes de auxiliar o trânsito e assim estipulando a melhor
medida a ser tomada. Aplicar a Modelagem Matemática exige estudo, não basta propor a eles os temas as problemáticas, os alunos escolham o assunto de seu interesse onde os professores os deixam fazer tudo. Com isso é importante fazer estudos para qualquer metodologia aplicada e tentar sempre diminuir a forma tradicional de se ensinar a Matemática. Com os estudos realizados neste trabalho, tive uma maior percepção da importância da Modelagem Matemática para aumentar a motivação dos alunos no estudo da Matemática. Proporcionando ao aluno desenvolver os seus conhecimentos matemáticos em seu dia a dia, tornando cidadãos críticos e contribuindo com a sociedade, assim essa pesquisa foi feita pela história pelo aluno pelo trabalho do professor e por todo contexto do assunto, aprendendo ensinando e o mais importante desenvolvê-lo um projeto pesquisa para vida.
REFERÊNCIAS
 
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate, (2001).
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 
BASSANEZI, R. C. Modelagem Matemática. Blumenau: Dynamics, (2002)
ALMEIDA, a modelagem no ensino básico, (2002)
BIEMBENGUT E HIN (2003), www.somaticaeducar.com.br/arquivo/artigo 
BEAN (2001, P 52) www.portal.cps.sp.gov.br
PITAGORAS (580-500 a. C) https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_pitagórica
MIORIM, 1998 p. 13 e 14. www.mat.ufmg.br/ead/acervo/.../historia
SINGH (200, P28) matematicanewsnanet
portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf
DIRETRIZES CURRICULARES Art. 2 da Lei 9397/96 
FASHEH, 1998 https://periodicos.sbu.unicamp.br
D’AMBROSIO (2002, P 49,50) ubiratan.mat.br/publicações/2002.html
TEXEIRA (2002 p. 42) www.miniweb.com.br/educadores/Artigos.
um estudo sobre a importância da modelagem matemática como ...
 Modelagem Matemática no Ambiente Escolar: uma ... - UFJF
www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd10_fernando_grimaldi.pdf
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008

Outros materiais