Buscar

METODOLOGIA DE PESQUISA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA DE PESQUISA
Definição – Atividade intelectual, intencional que visa responder as necessidades humanas .
Pesquisar é o exercício intencional de pura atividade intelectual,visando melhorar as condições práticas de existência.
A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico.
Os três elementos que caracterizam a pesquisa:
1-O levantamento de algum problema
2-A solução à qual se chega
3-Os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e procedimentos adequados. 
Pesquisar coincide com criação e emancipação. Através da pesquisa se estabelece um verdadeiro diálogo com a realidade no permitindo construir um consciência crítica, um espírito crítico. Por isso, não se trata de copiar o que foi dito, mas reconstruir oferecendo novas possibilidades. 
Toda pesquisa revela :
Procedimento reflexivo
Procedimento sistemático
Procedimento crítico
Ponto de partida para uma pesquisa, seus tipos são:
1- Sua natureza(essência)
*Pesquisa Pura - Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador; 
*Pesquisa Aplicada - Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. 
2-Sua abordagem
*Pesquisa Quantitativa: Traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. 
*Pesquisa Qualitativa: Neste enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada. Assim, considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e o sujeito. Busca dar significado às relações entre os fenômenos.
3-Seus objetivos
*Exploratória: É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos. 
*Descritiva: O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los. 
*Explicativa O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória. 
4-Seus procedimentos
Quanto aos procedimentos, significa maneira de agir, modo de proceder, modo de fazer (algo), técnica, processo ou método.
Ex:
Pesquisa bibliográfica: Trata-se de uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e Exploratória: Descritiva:
Explicativa: É considerado o passo inicial de qualquer pesquisa. Trata-se de uma observação, ou seja, consiste em recolher e registrar os fatos da realidade. Neste modelo temos a possibilidade de aprimoramento de ideias. Geralmente, neste tipo de pesquisa há o levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que experimentaram situações que estejam sendo pesquisadas e análise de exemplos. O objetivo principal é descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a frequência com que ocorre, sua relação e sua conexão com outros fenômenos. Esta modalidade é típica das ciências humanas e sociais. Neste tipo de pesquisa, o estudante deve observar, registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipulá-los. O objeto está em identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória. 3/5 arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Bibliografia é o conjunto dos livros escritos sobre determinado assunto, por autores conhecidos e identificados ou anônimos. 
Pesquisa documental: Trata-se de uma pesquisa realizada através de documentos que podem ser: documentos pessoais, cartas, diários, jornais, balancetes, microfilmes, fotografias, memorandos, ofícios, vídeos, documentos estatísticos e outros. Há uma análise da descrição do conteúdo manifesto para se alcançar uma rede de significados. Em ciência, documento é toda forma de registro e sistematização de dados, informações, colocando-os em condição de análise por parte do pesquisador. 
Pesquisa de campo: É a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. Segundo Antônio Joaquim Severino (2007, p. 123), na pesquisa de campo “o objeto é abordado em seu próprio meio. A coleta de dados é feita nas condições naturais em que os fenômenos ocorrem, sendo assim diretamente observados”. 
Histórica: Descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado, para poder compreender o presente. Os dados podem ser coletados em: fontes primárias - quando o investigador foi o observador direto dos eventos ou utiliza materiais de primeira mão; fontes secundárias - quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas e não diretamente pelo investigador. Neste caso, os dados exigem cuidadosa e objetiva análise a fim de avaliar sua autenticidade e relevância. 
Comparada: Procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados. 
Estudo de caso: É o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão, uma comunidade ou um país. O estudo de casos constitui-se numa metodologia de ensino participativa, voltada para o envolvimento do aluno. Os casos apresentam situações em que empresas e pessoas reais precisam tomar decisões sobre um determinado dilema. A condução do método envolve um processo de discussão, em que alunos devem se colocar no lugar do tomador de decisão, gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. 
TRANSMITIDA 1 - 33 minutos
METODOLOGIA = MÉTODO 
É a maneira de como construir e planejar uma pesquisa
Pra que pesquisar ?
Pesquisar não se trata de copiar o que já foi dito, mas reconstruir oferecendo novas possibilidades.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
No mundo acadêmico fazer pesquisa é importante porque nos permite alterar a natureza e a nós mesmos.
O conhecimento científico é a produção de um saber racional, obedecendo regras , leis e princípios. Ele se contrapõe ao saber ilusório, as emoçoes e as crenças.
O conhecimento científico é verificável , passível de confirmação a partir da aplicação de instrumentos metodológicos.
Característica da pesquisa 
Levantamento de um problema num conjunto de conhecimentos.
Tentativa de solução de problema com o auxilio de tecnicas, ou seja, os meios escolhidos para responder ao problema levantado.
Obtenção de uma solução com o auxilio de intrumentais
AULA 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes