Buscar

APOL ´´Prática Profissional Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos´´ 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Considere a citação a seguir:
“O PNLD [Programa Nacional do Livro Didático] é um programa consolidado como política de Estado, reconhecido por sua relevância nas escolas do país devido às repercussões na qualidade dos processos de mediação pedagógica e à observância dos princípios éticos republicanos expressos em todas as fases de sua execução, evidenciando o protagonismo docente e o compromisso com a melhoria da educação pública”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Guias do Programa Nacional do Livro Didático. Link: http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12637-guias-do-programa-nacional-do-livro-didatico. Acesso em 27 ago.2016.
De acordo com os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico, para a seleção dos livros didáticos a serem utilizados nas escolas públicas, no que diz respeito aos princípios éticos, o Programa Nacional do Livro Didático explicita, em seu detalhamento, que serão eliminadas todas as obras que...
	
	C
	fizerem doutrinação religiosa, política e/ou ideológica, desrespeitando o caráter laico e autônomo do ensino público.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o excerto de texto a seguir:
“A produção de discursos não acontece no vazio. Ao contrário, todo discurso se relaciona, de alguma forma, com os que já foram produzidos. Nesse sentido, os textos, como resultantes da atividade discursiva, estão em constante e contínua relação uns com os outros. A esta relação entre o texto produzido e os outros textos é que se tem chamado intertextualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 26 ago. 2016.
Tendo em vista o dado excerto de texto e conforme os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, a concepção de linguagem sociocognitivista de base interacionista compreende que o conhecimento não é externo ao sujeito e que a aprendizagem está atrelada às vivências do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as bases dessa concepção:
	
	C
	interação e cognição situada.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Considere a seguinte afirmação:
“Tratar da gênese dos gêneros implica falar da relação com o homem com a linguagem ao longo de toda a história. Como defende o célebre filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), só nos comunicamos por meio de gêneros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOVER-FALEIROS, Rita. O conceito de gênero textual e seu uso em sala de aula. Revista Nova Escola. Link: http://novaescola.org.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=1. Acesso em 28 ago. 2016.
O excerto nos ilustra como os gêneros textuais estão presentes em nosso cotidiano. Tendo em vista os conteúdos do texto-base A construção de modelos didáticos de gêneros sobre a questão do aprendizado de gêneros textuais, dentre as alternativas a seguir, qual delas apresenta uma situação que pode dificultar a apropriação de um gênero por parte de um sujeito?
	
	B
	No ensino de gêneros, se os aprendizes não sentirem necessidade de um determinado gênero para seu agir verbal, haverá maior dificuldade para sua apropriação.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o trecho de texto a seguir:
“Em 1454, o processo de fabricação e divulgação dos livros sofreu um salto qualitativo gigantesco com a invenção da prensa. Desenvolvida por Johannes Gutenberg, essa máquina permitia que o processo de fabricação dos livros fosse dinamizado. Apesar da importância do feito, observamos que na Idade Moderna a leitura e a escrita ainda se conservavam atreladas aos privilégios desfrutados pelas elites. Ler e escrever eram prazeres ainda destinados aos nobres e burgueses enriquecidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, Rainer. Origem dos Livros. História do Mundo. Link: http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/origem-dos-livros.htm. Acesso em 26 ago. 2016.
Conforme o dado trecho, foi com a invenção da prensa que a produção de livros pôde se desenvolver e disseminar pelo mundo até chegar às escolas. De acordo com os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico, até o século XIX, a adoção de livros didáticos ainda sofria certa resistência. Diante disso, Lambert Sauveur, proponente do método de aprendizagem natural, defendia que:
	
	D
	Os livros deveriam ser utilizados apenas em casa, pois, em sala, apenas os ouvidos deveriam ser ocupados.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Finalmente, uma [...] concepção que se apresenta é a que toma a linguagem como forma de interação. Tal concepção, baseada numa abordagem dialética de produção do conhecimento, procura mostrar a linguagem como social, resultado de uma construção coletiva e de processos de interação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEDOZ, Sueli; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Concepção sociointeracionista de linguagem: Percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Revista Trama, v. 8, n. 16, 2º semestre de 2012, 125-138. Link: goo.gl/CD98YQ. Acesso em 26 ago. 2016.
A partir da compreensão do caráter interacional da linguagem, houve uma mudança na concepção de texto. Segundo os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, as concepções sociocognitiva e interacionista auxiliaram no trabalho com o material didático em sala de aula, tornando-o mais produtivo. Nesse sentido, considerando ambas as abordagens mencionadas, é correto afirmar que o material didático deve:
	
	B
	dialogar com o aluno, funcionando como uma continuidade do trabalho do professor, que não deve considerá-lo como uma cartilha fechada.

Outros materiais