Buscar

A importância da Pesquisa e suas Metodologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO
O ato da pesquisa está ligado a diversas áreas das ciências experimentais, como também, da comunidade acadêmica, pois o ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, que busca constantemente este saber. Este trabalho tem como objetivo falar sobre a importância da pesquisa e suas metodologias.
Inicialmente faremos uma abordagem sobre o ato de pesquisar, ressaltando a importância das universidades na construção desses diversos saberes. Iremos também, diferenciar conhecimento científico do senso comum e logo após, abordaremos a importância do método e da metodologia no trabalho de pesquisa.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pensar no universo da pesquisa e de suas metodologias não tem sentido se a questão central não for o ser humano que tem a possibilidade de colocar-se acima do mundo, enxergando-o em sua totalidade. Este homem, vive em uma infinita busca do conhecimento e quanto mais ele aprende, tanto mais descobre que ainda há muito para aprender. 
O ato da pesquisa está muito ligado a diversas áreas das ciências experimentais, como também, da comunidade acadêmica, pois o ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, que busca constantemente este saber. Neste contexto, as universidades atuam como centros de reelaboração do saber, ajudando o cidadão a repensar a realidade, que tanto necessita, tornando-se cidadãos conscientes neste mundo tão globalizado. Vale ressaltar, que a alma da vida acadêmica é constituída pela pesquisa, como princípio científico e educativo, gerando conhecimento e cidadania.
Pesquisa significa diálogo crítico e criativo com a realidade que nos cerca, pois, só aprende quem aprende a aprender. O conhecimento não é algo pronto, mas é um caminho para o homem poder realizar-se como ser pensante, estabelecendo uma relação entre o sujeito e o objeto. Portanto, o homem a partir de sua capacidade de conhecer e estudar a sua realidade, toma conhecimento de seu objeto de estudo, colocando em prática, aquilo que se diz conhecimento.
O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É um conhecimento sem explicações científicas, sistemática e/ou metodológica apreendida no dia a dia e sem nenhum valor científico. Já a ciência, ultrapassa os limites do conhecimento do senso comum, pois busca o conhecimento de uma forma prática e objetiva, validando e testando suas conclusões perante a sociedade.
 Um conhecimento para ser científico, requer um objeto de estudo exaustivo e específico, nos conduzindo a uma construção de teorias que deverão ser testadas e observadas ou não por diversos cientistas/pesquisadores de forma criteriosa. A construção do conhecimento científico, exige um estudo objetivo, baseado em dados reais e concretos, adquiridos por intermédio de métodos científicos.
Método é um processo racional que se segue para chegar a um fim. É um conjunto de procedimentos técnicos e científicos, podendo ser: histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático, entre outros, sendo que em determinado tipo de pesquisa, um método pode ter maior predomínio que o outro. 
A metodologia procura estudar os meios ou métodos de investigação esclarecendo como, onde, com quem com quantos, foi feita a sua pesquisa, mostrando como você selecionou sua amostra e como os dados foram coletados e analisados. Na verdade, a metodologia irá identificar e justificar o tipo de pesquisa que foi desenvolvido no trabalho, tais como:
Natureza da pesquisa que poderá ser básica e aplicada. A básica tem como objetivo gerar novos conhecimentos, sem aplicação prática, já a aplicada objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática. 
Quanto a abordagem do problema, poderá ser classificada em qualitativa e quantitativa. A primeira não requer uso de métodos e técnicas estatísticas e a segunda, envolve a coleta de dados numéricos e estatísticos.
Quanto a realização dos objetivos, a mesma pode ser classificada em descritiva, que tem como objetivo descrever determinados acontecimentos, já a exploratória, existe pouco ou nenhum conhecimento publicado sobre o tema, da qual o pesquisador irá se aprofundar.
Quanto aos procedimentos técnicos, os mesmos podem ser classificados em: Bibliográfico, utilizando-se de material já publicado. Documental, são elaborados a partir de materiais que não receberam tratamento analítico, tais como, jornal, documentário, entre outros. Levantamento, envolve a interrogação direta de pessoas que se deseja conhecer. Estudo de caso, envolve o estudo profundo e exaustivo de maneira a obter o seu amplo e detalhado conhecimento. Participante, onde o investigador interage, assumindo uma função no grupo a ser pesquisado. Pesquisa-ação o pesquisador e participantes estão envolvidos de forma cooperativa ou participativa. Experimental, define as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Ex-post-facto, quando o pesquisador não tem controle sobre as variáveis e o experimento de realiza depois dos fatos. População e amostra, onde a população é a totalidade de indivíduos a ser estudado e a amostra é parte desta população. Materiais e método, de verá ser ressaltados os materiais utilizados na pesquisa tis como questionários e equipamentos.
Após todos os procedimentos acima, os resultados desta pesquisa deverão ser apresentadas de forma clara, lógica e objetiva, sejam eles negativos e positivos. Esta apresentação e resultados, deverão ser correlacionadas a causa e efeito de cada questão levantada no trabalho, inclusive suas exceções e contradições.
3 CONCLUSÃO
Podemos concluir que a função da pesquisa não é apenas de formar um pesquisador ou de produzir conhecimentos novos, mas sim de preparar o profissional, na correlação entre teoria e prática e dentro deste contexto as universidades, tem um papel fundamental, pois, busca através de diversos saberes qualificar o acadêmico na elaboração da pesquisa, tornando-o mais capacitado a compreender a sua realidade.
Diante deste contexto percebemos a diferença do senso comum que é um conhecimento da experiência cotidiana. Já o conhecimento científico, busca a verdade, através da investigação e validação dos fatos pesquisados.
Percebemos ainda, que para a elaboração de um trabalho/ou pesquisa científica, faz-se necessário a aplicação do método para que seja enfatizada e validado o conhecimento científico, como também, o uso da metodologia que a depender do método escolhido, poderemos descrever como a nossa pesquisa foi realizada e como as amostras foram coletados e analisados.
4 REFERÊNCIA
BAZZANELA, Prof. André; TAFNER, Elizabeth Penzlien; MULLER, Antonio José (Org.). Metodologia Científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.

Outros materiais