Buscar

aula de filosofia -ESTACIO 2015.1 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORIGEM DA FILOSOFIA
O QUE DEFINE A ATIVIDADE FILOSÓFICA:
1-tendência à racionalidade; 
2- recusa das explicações preestabelecidas;
3- tendência à argumentação e ao debate; 
4- capacidade de generalização;
5- capacidade de diferenciação.
MITOS
A Filosofia nasceu rompendo com os mitos ou transformando-os gradativamente?
O que é um mito?
Para os gregos, mitos são narrativas que merecem crédito por terem sido feitas por pessoas que mereciam credibilidade, pelo fato de terem testemunhado os fatos ou terem recebido a informação de quem testemunhou os acontecimentos narrados.
MITOS
Quem narra o mito é o poeta –rapsodo que goza de toda credibilidade pelo fato de ter sido escolhido pelos deuses.
O mito é portanto sagrado, pelo fato de vir de uma revelação divina, sendo portanto inquestionável.
Por exemplo, para explicar a origem do amor existe o mito que explica que a Deusa Penúria, sempre miserável e faminta, não foi convidada 
MITOS
 para uma grande festa dos deuses. Quando a festa acabou, Penúria apareceu, comeu os restos dos alimentos e dormiu com o Deus Poros (o astuto) e dessa relação nasceu Eros (ou cupido), que como a sua mãe, está sempre miserável e faminto, mas como seu pai, possui mil astúcias, para satisfazer seus intentos e se fazer amado. Por isso, quando Eros fere alguém com a sua flecha esse alguém se apaixona e logo se sente sedento de amor e usa de astúcias para satisfazer seus desejos. 
MITOS
O poeta Homero, na Ilíada, que narra a guerra de Tróia, explica por que, em certas batalhas, os troianos eram vitoriosos e em outras a vitória cabia aos gregos. Isto teria sido resultado do fato de os deuses estarem divididos, o que levou a que em um momento, estivessem a favor de um lado e em outros a favor do outro povo. A cada vez, o rei dos deuses Zeus ficava com um dos lados. A causa da guerra teria sido mesmo uma rivalidade entre os deuses. 
MITOS E FILOSOFIA
Ruptura ou transformação gradual?
A primeira resposta foi dada em fins do século XIX e começo do século XX quando reinava um grande otimismo com relação aos poderes científicos e a capacidade técnica do homem. Dizia-se então que a Filosofia teria feito uma ruptura radical com os mitos, sendo a primeira explicação mais sistematizada da realidade. 
MITOS E FILOSOFIA 
A segunda resposta surge em meados do século XX, quando os estudos dos antropólogos e dos historiadores mostram a importância dos mitos na organização social e cultural das sociedades e como os mitos estão profundamente entranhados nos modos de pensar e de sentir de uma sociedade. Daí começa-se a perceber que a Filosofia nasceu gradualmente, dos próprios mitos e como uma racionalização deles. 
 FILOSOFIA E MITOS
Atualmente, considera-se as duas respostas exageradas e afirma-se que a perspectiva Filosófica percebendo as contradições e limitações dos mitos teria ido reformulando e racionalizando as narrativas míticas, transformando-as numa outra explicação nova e diferente.
Quais são as principais diferenças entre Filosofia e Mito? 
MITO E FILOSOFIA 
As mais importantes são:
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado longínquo, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente.
A Filosofia , ao contrário, se preocupa em explicar como e porque no passado, no presente e no futuro (ou seja na totalidade do tempo) as coisas são como são.
O mito narrava a origem por meio da genealogia e rivalidades ou alianças entre forças divinas, sobrenaturais, enquanto a filosofia explica a produção natural das coisas por elementos naturais primordiais ( esses elementos são água, fogo quente ou frio ) por meio de causas naturais e impessoais . Assim os mitos falavam em Deuses e a filosofia fala em céu mar e terra.
 
9
MITOS E FILOSOFIA
O mito não se importava com contradições, com o fabuloso, incompreensível enquanto que a Filosofia não admite contradições, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional. A autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo mas da razão. 
As principais condições para o surgimento da Filosofia na Grécia foram:
As viagens marítimas que começam a desvendar mistérios;
O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
A invenção do calendário, que revelou uma capacidade de abstração e uma nova percepção do tempo como algo natural e não como algo incompreensível;
A invenção da moeda, que deu fim ao escambo e revelou uma nova capacidade de abstração e generalização;
O surgimento da vida urbana, com predomínio do comércio e do artesanato, diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia e proprietários de terra para quem e por quem os mitos foram criados, e o surgimento de uma classe de comerciantes ricos que buscava prestígio na favorecimento às artes e ao conhecimento.
FILOSOFIA SURGIMENTO
A invenção da escrita alfabética que não mais apresenta uma imagem do que está sendo dito mas sim um sinal ou símbolo abstrato- uma palavra. Além de que nas outras escritas, o signo representa a coisa assinalada , enquanto na escrita alfabética a palavra designa uma coisa e exprime uma ideia.
A invenção da política que introduziu três aspectos novos e decisivos para o nascimento da filosofia: a ideia da lei; o surgimento de um espaço público com o direito de expressão para os que participavam desse espaço. 
FILOSOFIA
Embora todos s pré-socráticos acreditassem no princípio fundamental do mundo, não concordavam em afirmar o que era a physis ou essa princípio. Desse modo, cada filósofo encontrou motivos e razões para determinar qual era o princípio eterno e imutável que estaria na origem da natureza e das suas transformações. Assim, para Thales a physis era a água. 
FILOSOFIA
Anaxímandro que era o ilimitado, sem qualidades definidas; Anaxímenes dizia que era o frio; Pitágora julgava que era o número (entendido como estrutura e relação proporcional entre os elementos que compõem as coisas); Heráclito afirmou que era o fogo; Empédocles, que eram quatro raízes (úmido, seco, quente e frio); Anaxágoras dizia que eram sementes que continham os elementos de todas as coisas; Leucipo e Demócrito disseram que eram os átomos.
PERÍODO SOCRÁCITO E ANTROPOLÓGICO
Para conseguir que as suas ideias fossem aceitas o cidadão teria que ser capaz de falar e de persuadir os demais. Com isso ocorreu uma mudança profunda na educação grega.
Surgem então os sofistas que são os primeiros filósofos do período socrático. Os sofistas mais importantes foram Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais