Buscar

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Prévia do material em texto

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Brunna Rodrigues, Letícia Gonçalves e Natália Correia 
Química Experimental I, 5T23, Turma B
Neste relatório reporta-se resultados alcançados e observações realizadas sobre os métodos de separação de misturas. Além de, descrever as metodologias aplicadas e resultados obtidos na realização da atividade prática laboratorial. 
INTRODUÇÃO
A qualidade e a integridade da análise de amostras são dependentes do êxito nos resultados das análises químicas. Em grande parte das amostras, encontra-se mais de um componente sendo assim, necessário um processo de concentração ou separação da amostra previamente a análise (Vogel, 2002).
Quando a amostra não está pura o suficiente para o fim a que se destina, torna-se necessário recorrer a um processo de purificação adequado. Portanto, é fundamental extrair o(s) composto(s) de interesse, desagregando-os dos demais constituintes da mistura. 
Dentre os métodos de separação de compostos, tem-se a filtração e a extração. A filtração é um método utilizado para separar sólidos de líquidos, frequentemente é realizado através de papel de filtro. Já a extração é a transferência de solutos de uma fase líquida ou sólida para um solvente líquido.
 O objetivo deste relatório é introduzir dois métodos de separação e purificação de substâncias: filtração e extração líquido-líquido. 
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização do experimento, foram utilizados: Béquer (), pipeta de Pasteur, tubos de ensaio, suporte para os tubos, água destilada, funil de vidro pregueado, papel de filtro, bastão de vidro, espátula, suporte universal, piceta, sulfato de magnésio heptahidratado (), carbonato de sódio, sulfato de magnésio, solução de vermelho de metila, acetato de etila, solução de alaranjado de metila, sulfato de cobre , solução de azul de bromotimol, hidróxido de sódio , ácido clorídrico .
	
	
	
	
Figura 01: Identificação dos equipamentos usados no experimento.
Fonte: Autoras (2018).
Inicialmente, o papel de filtro foi dobrado conforme a figura abaixo, e este foi colocado no funil – alocado no suporte universal – com auxílio de algumas gotas de água destilada para que este se fixasse mais facilmente.
 
Figura 02: Papel filtro.
Fonte: https://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p2.php.
Feito isso, foi adicionado uma espátula de sulfato de magnésio heptahidratado em um béquer de e dissolvido com de água, utilizando um bastão de vidro para agitar até que completasse a dissolução. Em outro béquer, foi dissolvido uma espátula de carbonato de sódio em de água, que depois, foi adicionada à solução de sulfato de magnésio preparada anteriormente. Após agitar e deixar em repouso por 3 minutos, foi colocado um béquer limpo abaixo do funil e foi feito a filtração usando o papel de filtro. 
O processo de extração líquido-líquido foi divido em 5 etapas:
1ª etapa- Extração de substâncias apolares:
Ao tubo 1, foi adicionado aproximadamente de água e 3 gotas de solução de vermelho de metila. Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor.
2ª etapa- Extração de substâncias polares:
Ao tubo 2, foi adicionado aproximadamente de água e 3 gotas de solução de alaranjado de metila. Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor.
3ª etapa -Extração de substâncias apolares e polares:
Ao tubo 3, foi adicionado aproximadamente de solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L e 3 gotas de solução de vermelho de metila. Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor.
4ª etapa- Extração de substâncias de polaridade intermediária:
Ao tubo 4, foi adicionado aproximadamente de água e 3 gotas de solução de azul de bromotimol. Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor.
Após as fases se separarem completamente, as observações foram anotadas e, com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, o líquido da camada superior do tubo 4 foi retirado o máximo possível. Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor. Posterior à separação das fases, algumas observações foram anotadas. 
5ª etapa-Extração após reação ácido-base:
Ao tubo 5, foi adicionado aproximadamente de água e 3 gotas de solução de azul de bromotimol e 2 gotas de solução de hidróxido de sódio . Após agitar, adicionou-se cerca de de acetato de etila e, novamente, o tubo foi agitado com vigor.
Após as fases se separarem completamente, as observações foram anotadas e, 3 gotas de ácido clorídrico foi acrescentado ao tubo, que foi agitado vigorosamente. Posterior à separação das fases, algumas observações foram anotadas. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Durante o procedimento de filtração, observou-se que os sólidos ficaram retidos no papel filtro, enquanto o líquido escoou límpido para o béquer.
Figura 02: Líquido escoado.
Fonte: Autoras (2018).
Os resultados obtidos com a extração líquido-líquido, foram:
1ª etapa:
Devido sua densidade, a água permaneceu na parte inferior do tubo de ensaio, enquanto o vermelho de metila reagiu com o acetato de etila, formando a fase superior do tubo.
Figura 03: Tubo 1.
Fonte: Autoras (2018).
2ª etapa:
A parte inferior do tubo é formada pela reação entre a água e o alaranjado de metila. E o acetato por ser menos denso ficou na parte superior.
Figura 04: Tubo 2.
Fonte: Autoras (2018).
3ª etapa:
A parte superior foi formada pelo acetato de etila e a inferior, pela reação entre a água, o sulfato de cobre e o vermelho de metila.
Figura 05: Tubo 3.
Fonte: Autoras (2018).
4ª etapa:
No primeiro momento, a água e o azul de bromotimol formaram a fase inferior e o acetado de etila permaneceu na parte superior. 
Figura 04: Tubo 4-a.
Fonte: Autoras (2018).
Depois do líquido superior ser retirado com auxílio de uma pipeta de Pasteur e o acréscimo de aproximadamente de acetato de etila ao tubo, notou-se maior oleosidade pela análise visual. 
Figura 04: Tubo 4-b.
Fonte: Autoras (2018).
5ª etapa:
No fundo do tubo de ensaio permaneceu a reação entre a água, o azul de bromotimol e o hidróxido de sódio. Enquanto na parte superior, permaneceu o acetato de etila.
Figura 05: Tubo 5-a.
Fonte: Autoras (2018).
Depois do acréscimo de 3 gotas de ácido clorídrico ao tubo, houve mudança na coloração. 
Figura 05: Tubo 5-b.
Fonte: Autoras (2018).
III.I. QUESTÕES
No procedimento de filtração, a seguinte questão foi levantada: 
O cloreto de cálcio poderia substituir algum dos reagentes, de modo a continuar havendo formação de precipitado? 
Utilizando o método de filtração, o cálcio não poderia substituir um dos reagentes, pois ele é muito solúvel em água e o precipitado não seria retido no papel filtro. Um método apropriado para separação dos sólidos da solução seria o da centrifugação, que consiste em acelerar a decantação através de um forte movimento giratório, forçando a parte sólida a se depositar no fundo do recipiente.
 
CONCLUSÃO
Com a análise dos resultados obtidos no experimento conclui-se, com o método de extração líquido-líquido que a formação de misturas heterogêneas apresenta, pelo menos, duas fases, onde a substância com menor densidade se sobrepõe à outra substância. Já com o procedimento de filtração, observou-se que a parcela sólida do composto permaneceu no papel filtro, enquanto a parte líquida escoou para o béquer. 
Com isso, pode-se declarar que o objetivo do experimento foi alcançado e que houve êxito no processo realizado em laboratório.
REFERÊNCIAS
INSTITUTO DE QUÍMICA. Apostila de Química Experimental. Universidade Federal de Goiás, 2018. 
VOGEL, I. A. Análise Química Quantitativa. 6 Ed, Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos científicos editora SA. 2002.
SÓ QUÍMICA. Separação de misturas. Disponível em: < https://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p2.php>. Acesso em: 12 de set de 2018.

Outros materiais