Buscar

Abordagem Histórico Cultural

Prévia do material em texto

Abordagem Histórico Cultural 
O surgimento da Escola da Ponte e da Pedagogia Histórico Cultural se originaram, por uma necessidade de suprir as carências que a escola tradicional não supria. A escola tem como prioridade o aluno, toma-lo um ser civilizado que atue na sociedade de acordo com as suas regularidades e que estas sejam exercidas de forma consciente e crítica para um melhor convívio social. Isso se assemelha de ampla forma a pedagogia de Paulo Freire, vem com o intuito de formar indivíduos com a capacidade de senso comum. 
Não podemos deixar de notar um aspecto de extrema importância que é a educação a parte do indivíduo, não deixando de lado os aspectos sociais, políticos e socioeconômicos de cada sujeito. O aprendizado se constitue para as necessidades dos humanos, partindo de sua realidade subjetiva. 
Como relação a forma de pensar a escola, a abordagem histórico cultural entende essa instituição como uma ferramenta das organizações governamentais, que tem por finalidade contribuir apenas para uma determinada estratificação social, a intervenção dentro das particulares escolares tende a favorecer a camada desfavorecida, em oposição aos professores. 
A escola da Ponte tem um olhar sobre o indivíduo de formaliza-lo para o mundo e não para a sociedade. 
Oque faz refletir sobre a Escola da Ponte e a sua relação com Pedagogia de Paulo Freire tem a habilidade de formar seres pensantes e que estejam se construindo naturalmente, sendo professor e ao mesmo tempo aprendiz.

Outros materiais

Perguntas Recentes