Buscar

Apostila 20 estudo sobre o inferno

Prévia do material em texto

Convenio FENIPE e FATEFINA Promoção dos 300.000 Cursos Grátis Pelo Sistema de Ensino a Distancia – SED
CNPJ º 21.221.528/0001-60
Registro Civil das Pessoas Jurídicas nº 333 do Livro A-l das Fls. 173/173 vº, Fundada em 01 de Janeiro de 1980, Registrada em 27 de Outubro de 1984
Presidente Nacional Reverendo Pr. Gilson Aristeu de Oliveira
Coordenador Geral Pr. Antony Steff Gilson de Oliveira
APOSTILA Nº. 20/300.000 MIL CURSOS GRATIS EM 15 PAGINAS. 
Apostila 20
ESTUDO SOBRE O INFERNO - UMA PERSPECTIVA BÍBLICA
PARTE 01. Dividida em 03 Partes Tem 11 Paginas. Estudo de Teologia Sobre O INFERNO - UMA PERSPECTIVA BÍBLICA
Segundo pesquisa do Instituto Gallup realizada nos Estados Unidos em 1991 e publicada na revista Christianity Today em maio do mesmo ano, 60% da população norte-americana crê na existência do inferno, sendo que 34% das pessoas que não professam nenhuma religião também acreditam na existência de um lugar de punição eterna após a morte. Infelizmente, nem todas as igrejas e teólogos entendem o inferno como uma realidade, mas apenas como um símbolo. 
E você já pensou no assunto? Para auxiliar estudantes e à nossa querida igreja evangélica brasileira vejamos o que as Escrituras Sagradas e teologia evangélica nos ensinam sobre o inferno.
Duas palavras gregas: hades e geena
Duas palavras gregas e uma hebraica nos dão o roteiro para a compreensão da realidade do inferno, nas Escrituras Sagradas. Os gregos e os romanos, partindo da mitologia e da religião do império, consideravam que o tártaros era o lugar para onde iam as almas. O tártaros estava localizado abaixo do hades. Assim, o hades era o lugar dos mortos, um lugar de sombras, lúgubre e frio. Essa palavra [hades] aparece 11 vezes no Novo Testamento [Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15, 16.23; At 2.27,31; 1Co 15.55; Ap 1.18; 20.13-14] e é quase sempre traduzida por inferno, embora às vezes também apareça como "morte".
A segunda palavra grega importante é geena, e é uma corruptela de "vale de Hinom", uma depressão profunda que ficava ao sul de Jerusalém. Ali, sob o governo do rei Manassés, os hebreus sacrificavam seus próprios filhos a Moloque. O ídolo, que era oco, era aquecido por dentro, até ficar em brasa e, então, as crianças eram jogadas em seus braços. Mais tarde virou o lixão de Jerusalém, onde eram queimadas as carcaças de animais e os corpos de criminosos executados. O fogo e a fumaça permanente do lixão queimando criou a imagem que os hebreus nos transmitiram de inferno. Devido a esses horríveis pecados, e porque ali também era o lugar onde o lixo era queimado, passou a ser sinônimo de lugar de castigo eterno [Mt 18:8,9; Mc 9:43]. Para Jesus, o homem ímpio será lançado no inferno, no vale de Hinom.
Assim, geena é um lugar de tormentos e miséria. É uma dimensão separada da presença de Deus, há trevas, fogo, não há luz, é quente, desconfortável e as condições existentes produzem sede e outros sintomas de insolação. Lá as pessoas perecem, já que estão distante da Vida, que é Cristo. Este lugar foi preparado especialmente para o diabo e seus anjos, mas será também a habitação dos ímpios por toda a eternidade. A palavra geena aparece 12 vezes do Novo Testamento [Mt 5.22, 29, 30; 10.28; 18.9; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5; Tg 3.6].
Dessa maneira, apesar da diferença etimológica das duas palavras gregas elas apresentam uma mesma idéia: um lugar de punição para os perdidos. Ainda encontramos no Novo Testamento o verbo tartaróo como sinônimo de "lançar no inferno". Em 2Pe 2:4 a expressão "precipitando-os no inferno", segundo alguns teólogos, pode referir-se a esfera intermediária (abismos de trevas) onde anjos caídos aguardam o julgamento final, conforme Lc 16:23-26, Ap 20:11-15.
Sheol, uma garganta insaciável
No Antigo Testamento a palavra hebraica sheol é usada como sepultura (Gn 37:35; Is 38:10) e inferno (Dt 32:22; Sl 9:17). Uma das idéias básicas de sheol é a de algo como uma garganta insaciável. O conceito não era muito bem definido e os hebreus recheavam esta vageidade com elementos os mais variados. Assim, o sheol estaria debaixo da terra (Nm 16:30, Ez 31:17; Am 9:2), tinha portas (Is 38:10) e era um lugar tenebroso e melancólico, onde a alma consciente vivia triste e inativa (2Sm 22:6; Sl 6:6; Ec 9:10).
No Novo Testamento, sheol deixa de ser um lugar para onde vão todos os mortos e passa a designar principalmente o inferno. Temos então uranos [céu] e hades [inferno] como lugares opostos, o primeiro de recompensa e o segundo de punição.
A parábola do Lázaro reafirma a idéia de que existem dois lugares, um de punição, o hades, e outro de recompensa, no caso o seio de Abraão ou paraíso. É interessante ver que o texto não usa geena, mas hades, o que leva alguns teólogos a considerar a existência de uma habitação dos mortos no mundo inferior, como lugar de espera para o juízo final.
De todas as maneiras, Jesus na parábola do Lázaro (Lc 16:19-31) está falando de uma dimensão onde não há gozo, onde há memória do passado, remorso, sede insaciável e condenação definitiva. Dessa maneira, se considerarmos que a parábola transmite informações sobre a vida além-túmulo temos que descartar qualquer possibilidade de existência de um lugar de purgação e mesmo de salvação após a morte.
Assim, no inferno há sofrimento mental e físico. Há remorso, lembranças de épocas que foram melhores, dores físicas provocadas pelo calor, pela distância e pela separação de Deus, fonte de todo o bem e vida. 
Embora existam diferenças culturais e etimológicas, conforme apresentamos anteriormente, as três expressões [hades, geena e sheol] traduzem uma única idéia: a da punição eterna.
O inferno é mesmo um lugar horrível?
O escritor e teólogo inglês C. S. Lewis responde de forma inteligente à esta questão. Diz ele: "Pode haver grande parte de verdade no ditado: 'o inferno é inferno, não de seu próprio ponto de vista, mas do ponto de vista celestial'. Não acredito que isto interprete mal a severidade das palavras de Nosso Senhor. Somente aos condenados é que seu destino poderia parecer menos do que insuportável. E deve ser admitido que (...) à medida que pensamos na eternidade, as categorias de dor e prazer (...) começam a retroceder, enquanto bens e males mais vastos surgem no horizonte. Nem a dor, nem o prazer como tais têm a última palavra. Mesmo se fosse possível que a experiência (se pode ser chamada assim) dos perdidos não contivesse dor mas muito prazer, ainda assim, esse prazer negro seria de um tipo tal que faria qualquer alma, ainda não condenada, voar para suas orações num terror de pesadelo". C. S. Lewis, O Problema do Sofrimento, São Paulo, Mundo Cristão, 1983, p 90-91.
Mas vejamos o que o Senhor Jesus nos diz sobre o inferno: Mt 7.19; 8.12; 10.28; 13.42, 50; 18.9; 22.13; 23.33; 25.30, 41, 46; Mc 9.47-48; Lc 12.5, 46-48; 13.28; Jo 5.29.
Se voltarmos ao texto já citado de C. S. Lewis, vemos que "entrar no céu é tornar-se mais humano do que jamais alguém o foi na terra e entrar no inferno é ser banido da humanidade. O que é lançado no inferno (ou se lança) não é um homem: são refugos". Há duas questões que devem ser levadas em conta: (1) a punição eterna só virá depois do julgamento diante do grande trono branco. Embora, ao morrer o ímpio já esteja irremediavelmente condenado, a punição eterna, final, ainda não aconteceu. (2) Satanás não é senhor do inferno. No inferno, ele e seus anjos cumprirão uma pena eterna, sob o senhorio pleno de Jesus Cristo.
Existem níveis de inferno?
Tudo indica que sim. É um lugar de obediência, onde a punição cumpre uma ordem criada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, a quem foi dado o poder sobre todas as coisas, inclusive sobre o inferno [Mt 18.6-7; Mc 12.40; Lc 12.47-48; 17.1-2; 22.22-23; Ap 20.12].
Segundo Vernon Grounds, "em vez de igualdade absoluta, a Escritura indica uma desigualdade infinita na punição. Haverá 'poucos açoites' e 'muitos açoites'. (...) Obediência será a condição normal no inferno. É inútil especular como ela será conseguida.Pode ser que o reconhecimento da perfeita justiça e bondade de Deus leve os perdidos a aceitarem o seu destino. (...) Não há ociosos em uma cadeia bem disciplinada; na grande penitenciária de Deus, deve a ociosidade reinar suprema? (...) Devemos supor que todas as energias dos perdidos deverão ser consumidas em tarefas de castigo sem objetivo? (...) A Escritura não deixa dúvidas de que no mundo vindouro o castigo do pecado será real e perscrutador. Sabemos que ele acarretará banimento da presença de Deus e, além disso, que um amor infinito e uma justiça perfeita medirão o cálice que cada um precisará beber. Todavia, além disso não sabemos absolutamente nada". [Vernon Grounds, O Estado Final dos Ímpios, in Imortalidade, Russel Shedd, Alan Pieratt, São Paulo, Vida Nova, 1992, p 144.] 
O inferno foi preparado para alguém?
Sim, para o diabo e seus anjos. O lago de fogo foi preparado para Lúcifer e seus anjos [Ap 19.19-20; 20.7-15]. Após o julgamento, serão lançados no lago de fogo e enxofre a morte e o inferno. Em seguida, todos aqueles que não estavam inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo. O inferno será uma conseqüência do juízo, onde Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: dará a vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, procuram a glória, a honra e a incorruptibilidade; mas derramará sua ira e indignação sobre aqueles que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Todo homem que faz o mal terá como recompensa tribulação e angústia. É uma penalidade de eterna destruição, banidos para sempre da face de Deus e da glória do seu poder.
Todo aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança e ultrajou o Espírito da graça (Hb 10:29). "Estes, sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo (Ef. 2:12) estão debaixo da lei, debaixo do pecado, debaixo da ira e debaixo do morte". James Packer, Nem Todos os Homens Serão Salvos, in Imortalidade, Russel Shedd, Alan Pieratt, São Paulo, Vida Nova, 1992, p. 105. 
O inferno é eterno?
Se entendermos que inferno é sinônimo do lago de fogo e enxofre, ele é eterno. Se considerarmos que inferno é o hades, e que será um dia -- ele próprio, assim como a morte -- lançados no lago de fogo e enxofre, ele não é eterno. Mas, quer no primeiro caso, quer no segundo, a punição definitiva -- o lago de fogo e enxofre --, sem dúvida, é eterna [Rm 2.3-9; 2Ts 1.6-9; Hb 6.1-2; 10.27-29; 2Pe 2.17; 3.9; Ap 14.9-11; 21.8].
Dessa maneira, não há base bíblica para afirmarmos que a punição não seja eterna. É importante notarmos que essa punição significa em última instância separação da presença de Deus. Embora o nível de sofrimento, tribulação, angústia e dor possam ser diferentes, a separação de Deus é a realidade maior para todos os ímpios.
Sem dúvida, o inferno é um ensino claro de Jesus, das Escrituras Sagradas e aceito por grande parte da igreja evangélica. Deve ser ensinado nas igrejas e faz parte do discipulado cristão. Por isso, finalizamos este estudo com as palavras do teólogo J. I. Packer:
Cremos na "realidade do inferno como um estado de punição eterna e destrutiva, no qual a retribuição justa de Deus é diretamente experimentada... [na] 'certeza do inferno para todos os que o escolhem, através da rejeição de Jesus Cristo e de Sua oferta de vida eterna... [na] justiça do inferno como uma aflição justa da humanidade, causada por Deus, devido às nossas obras malignas e cruéis" [Good Pagans and God's Kingdom, in Chistianity Today, 30:1 (Jan. 17, 1986):22]
Parte II
PASSAPORTE PARA O INFERNO 
 
O Movimento Nova Era faz parte de um audacioso plano de Satanás para levar o maior número de almas para o inferno. Abaixo de cada item da matéria a seguir, apresentamos a nossa refutação.
Referido artigo está publicado no site http://www.infolink.com.br/ssg/maitreya.htm 
MAITREYA, O "CRISTO" DA NOVA ERA
(1) "Seu nome significa Compaixão, e como Instrutor do Mundo completou as grandes religiões. Ele encarnou na Índia como Krishna para promover a religião Hindu. Mais tarde Ele foi o Cristo que instruía e agia através de Nazareno. Lord Maitreya, O Cristo Cósmico, que padeceu e morreu na cruz, completando assim a religião Cristã. Ainda hoje habita um corpo físico criado por Ele mesmo e reside em Chigatsé, nas cordilheiras do Himalaya, assim como os Mestres Morya e Kuthumi".
Refutação - O "cristo" da Nova Era é uma entidade espiritual fictícia que já teria encarnado em vários líderes religiosos, e também em Jesus de Nazaré. A tese é quase semelhante à do Espiritismo Kardecista, onde se diz que a primeira revelação divina se deu em Moisés, a segunda em Jesus e a terceira no próprio Espiritismo. É uma das formas usadas pelo diabo para vulgarizar a Pessoa do nosso Salvador. Afirmam que a era de Jesus já passou, e que o "Instrutor do Mundo" encarnará em outro messias, ou seja, no Maitreya, o novo salvador do mundo. A Bíblia diz claramente que Jesus, o Filho de Deus, é eterno (Jo 1.1,2,14) e Senhor de todas as eras (Hb 13.8).
(2) "Ele tem sido esperado há gerações por todas as principais religiões. Os cristãos conhecem-no como o Cristo e estão na expectativa de Seu iminente retorno. Os judeus esperam-no como o Messias; hindus aguardam a chegada de Krishna; budistas esperam Buddha Maitreya e os muçulmanos esperam-no como Iman Mahdi ou o Messias. Os nomes podem diferir, mas existe a crença de que todos esses nomes se referem à mesma pessoa - O Professor do Mundo- cujo nome é Maitreya".
Refutação - "Existe a crença de que todos esses nomes se referem à mesma pessoa". Quem inventou essa crença? Quem possui a verdade para ministrar tal doutrina? Jesus é muitíssimo diferente de todos os nomes citados, de todos os líderes religiosos. Nenhum outro andou sobre as águas; curou cegos, surdos e paralíticos; transformou água em vinho; multiplicou pães; ressuscitou mortos; predisse a sua própria e morte e ressurreição ao terceiro dia. Os túmulos dos demais líderes religiosos, mortos até o dia de hoje, guardam seus restos mortais. O túmulo de Jesus está vazio.
Maitreya identifica-se com o anticristo de que fala a Bíblia; "o filho da perdição", quando viver, unificará as religiões e assumirá o posto de sacerdote supremo, professor e guia da Nova Religião Mundial. Jesus é quem voltará para arrebatar a Sua Igreja e julgar todos os homens. Até o último momento o diabo estará tentando confundir a mente humana, mas os verdadeiros cristãos não serão confundidos. Conhecemos a voz do nosso Pastor, cremos na Sua palavra, e sabemos que "em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4.12).
(3) "Preferindo simplesmente ser conhecido como o Instrutor, Maitreya não vem como um líder religioso ou fundador de uma nova religião, mas sim como professor e guia para as pessoas de todas as religiões e para aqueles sem religião".
(4) "Nestes tempos de grandes crises políticas, econômicas e sociais, Maitreya inspirará a humanidade para que esta se sinta como uma família e criará uma civilização baseada no compartilhar, na justiça econômica e social e na cooperação entre todos os homens".
Refutação - Nos tempos da tribulação que se abaterá sobre a terra, o anticristo se apresentará como salvador da pátria, disposto a resolver os problemas mais cruciais da humanidade (Mt 24.21; Ap 7.14; Jr 30.7; Dn 12.1)."Ninguém de maneira alguma vos engane, pois isto não acontecerá sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (2Ts 2.3,4,8,9; 1 Jo 2.18; Ap 13.1-8). Após três anos e meio de aparente paz o homem feroz de cara tirará a máscara, se assentará, como Deus, no templo de Deus, e destruirá os santos do Altíssimo (Dn 7.25; 9.27a).
(5) "Ele lançará um apelo para salvar milhões de pessoas que morrem de fome a cada ano num mundo de fartura e abundância. Entre as recomendações de Maitreya está uma mudança nas prioridades sociais de modo que a alimentação, a moradia, a educação e a saúde públicaadequada se convertam em direitos universais. Sob a inspiração de Maitreya a humanidade fará as mudanças necessárias e criará um mundo mais razoável e justo para todos".
(6) "As esperanças agora são grandes para MEU Reaparecimento. Com alegria ME apresentarei às pessoas. Busquem por MIM e ME encontrarão esperando. Procurem por MIM e peguem Minha mão. EU necessito sua ajuda para estar diante de vocês, para abençoar este mundo e ensinar, para mostrar aos homens que o caminho é simples, requer somente aceitar a justiça e a liberdade, Compartilhar e Amar".
(7) "A Grande Invocação pertence a toda humanidade e não a alguma religião ou grupos. É uma oração mundial, traduzida em mais de 70 línguas e dialetos. Nas traduções dos Budistas, Hinduístas, Muçulmanos e Judeus da Grande Invocação, Aquele que É Esperado, é conhecido como o Senhor Maitreya, Krishna, Imam Mahdi e Messias, respectivamente".
Refutação - Se todos forem obedientes ao diabo, ele promete paz, segurança e abundância. As consciências estão sendo preparadas há séculos. O diabo sabe que uma mudança radical no modo de pensar e agir deve nascer na mente. O domínio vem pela transformação da mente. Muitas pessoas afastadas de Deus e se sua Palavra estão se acostumando com a idéia de que bruxaria e comunicação com "Mestres Iluminados" ou "Instrutores Espirituais" ensejam progresso espiritual.
Acreditam mesmo que essas entidades são detentoras da verdade. Não sabem, porém, que estão invocando Satanás e seus demônios. "Simpatias" e pequenos feitiços para conseguir vitória são ensinados em programa infantil de televisão e através de uma infinidade de folhetos, à disposição de qualquer adolescente, nas bancas de jornal. Difunde-se a tese de que o homem é Deus e de que Deus é apenas uma consciência cósmica, uma energia não distinta da Natureza. Bruxos de renome são condecorados, exaltados e reconhecidos pela classe intelectual. Os bruxos de outrora, temidos pela criançada, agora são reverenciados. Nos dias de hoje, muitas crianças desejam ser uma bruxinha quando crescer. Quando vier o anticristo encontrará um povo assim, preparado, obediente, capaz de entendê-lo. Os fiéis seguidores da "besta escarlate" estão perfilados aguardando a vinda do seu "salvador". Enganam-se. O diabo não pode prometer paz porque nele não há verdade, é mentiroso e pai da mentira. Ao contrário, prega uma doutrina falsa, herética, demoníaca: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (1 Tm 4.1).
Prece para a Nova Era
(8) "EU SOU o criador do Universo - EU SOU o PAI e a MÃE do Universo - TUDO vem de MIM - Mente, espírito e corpo são MEUS templos para o EU SOU nele se realizar - Meu Ser supremo e minha transformação".
Refutação - Satanás morre de inveja de Deus. Ele sabe que o inferno já está preparado para ele e seus anjos, mas ilude a si próprio desejando ser igual a Deus. (Is 14.12-14; Ez 28.2; 13-16; 2 Ts 2.4). Jesus afirma: "Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele.
Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira.
Contudo, porque vos digo a verdade não credes em mim" (Jo 8.44-45). A situação hoje está pior.
Muitos preferem dar ouvidos a doutrinas de demônios; preferem gastar dias e dias lendo a fantasia de um bruxo, a ganhar horas e horas lendo as verdades bíblicas; em vez de buscar os oráculos de Deus, buscam no ocultimo a solução para seus problemas.
(9) "Esta prece para a Nova Era, enviada por Maitreya - o cristo - é um grande Mantra ou afirmação. Ele representa o conceito do EU como DEUS, como criador de tudo que existe. É um poderoso instrumento no reconhecimento de que o homem e Deus são UM, que não existe separação".
(10) "Praticada todos os dias, com seriedade, a Prece promoverá um conhecimento interior de realização do seu verdadeiro EU".
Refutação - A prece ensinada aqui significa uma invocação das forças malignas e uma aceitação do seu domínio sobre quem a faz. Prece mais ou menos parecida é feita nas reuniões dos satanistas em todo o mundo. Com essas palavras o homem declara a inexistência do Criador e deseja colocar-se no Seu lugar, dizendo EU SOU DEUS. Aliás, é exatamente isso que a Nova Era ensina com a sua doutrina panteísta. Assim como Jesus nos ensinou a orar, o diabo, por imitação, ensina seus seguidores a invocá-lo. É como o diabo dissesse: "Invocar-me-eis e me achareis, quando me invocardes de todo o vosso coração".
Meditação de Transmissão
(11) "Em resposta ao impulso de suas almas muitas pessoas hoje estão buscando uma maneira de servir. Uma das formas mais potentes de serviço é a Meditação de Transmissão. A meditação é mais ou menos um meio científico de contatar com a alma".
Refutação - A Meditação de Transmissão é outro meio de invocação de demônios em grupo. Na verdade, com isso o diabo forma uma rede mundial de fiéis invocadores, prontos a obedecer a suas ordens. A finalidade dessa meditação em grupo, dizem, seria para comunicar-se com a "alma". Ora, somos almas viventes; alma e corpo se confundem e se completam. Precisamos sim é de comunicação com Deus e não com nós mesmos. Esse tipo de meditação leva a uma comunhão bem estreita com as forças satânicas. Essa "alma" a ser invocada nessa prece é o próprio diabo, o maioral, o líder dos anjos decaídos.
(12) "Os Mestres têm à sua disposição uma imensidão de energias espirituais. Uma parte principal do trabalho dos Mestres é distribuir essa energia ao mundo para produzir os efeitos que dizem respeito ao cumprimento do Plano de Evolução previsto para este planeta. Muitas destas energias são de origem cósmica, e, se fossem liberadas diretamente no mundo, seriam de forte impacto, causando desequilíbrio à humanidade. Os grupos que praticam a Meditação atuam como subestações.
Os Mestres enviam estas energias espirituais através dos chakras de cada indivíduo do grupo. Isto automaticamente dirigem as energias para os lugares onde são necessárias. Há centenas de grupos de Transmissão em todo o mundo que se reúnem regularmente, a uma certa hora e dia marcados".
Refutação - Que "Mestres" são esses? Seus seguidores já pensaram seriamente na possibilidade de estarem lidando com o próprio Satanás? Que só deseja matar, roubar e destruir? Sabem que Satanás faz com o homem o que o homem faz com o peru? O homem alimenta o peru durante um bom tempo.
Quando chega o momento certo, o dia da festa, faca nele. Onde está escrito que no mundo espiritual existem energias espirituais que podem ser descarregadas sobre nós, tal carga elétrica? Ora, tais pressupostos não encontram amparo nem na ciência, nem na Bíblia, nem na lógica. A única palavra a favor é dos próprios "guias" espirituais, dos próprios "Mestres Iluminados", que para o Cristianismo não passam de demônios. Na verdade, os que estiverem dispostos a entrar nessa comunidade estão comprando o passaporte para o inferno. Jesus é o único caminho que nos conduzirá ao céu (Jo 14.6). Os grupos que participam desse tipo de meditação são "subestações", isto é, representantes diretos do "deus deste século".
(13) "Os grupos se reúnem e todos dizem em voz alta a Grande Invocação Mantra oferecido à humanidade para este propósito. Esta invocação foi apresentada ao mundo em 1945 por Maitreya, como uma técnica para invocar as energias que transformariam o mundo e o prepararia para a sua volta. Mediante a entonação deste grande Mantra, com a atenção focalizada no centro Ajna (entre as sobrancelhas), forma-se um canal entre o grupo e a Hierarquia de Mestres. Por este canal os mestres enviam suas energias".
Refutação - O diabo está dizendo que pretende preparar um povo fiel, um exército valoroso pronto para difundir sua mensagem, se possível dando a própria vida para esse fim. E esses soldados já existem. Estão por aí tentando destruir a Igreja de Cristo. Fala-se em "Hierarquiade Mestres".
Quem está no topo dessa hierarquia? Hierarquia dá idéia de um líder poderoso que está no cume da pirâmide, comandando seus seguidores. Quem é esse? Quem é esse governo espiritual com o qual os novaerinos se comunicam através dos mantras? Como eles dizem que Deus não existe, então quem está no comando não é o Deus do Cristianismo. Concluímos tratar-se do "deus deste século", o diabo e seus anjos maus. Aquele sinalzinho entre as sobrancelhas é, portanto, um atendimento à convocação do "mestre".
(14) "Estas forças espirituais são precisamente as energias que estão transformando o mundo agora mesmo. Maitreya enche o planeta com a energia do equilíbrio, por exemplo, e os líderes nacionais descobrem que podem trabalhar juntos, podem se comprometer, podem alcançar algum tipo de consenso, quase da noite para o dia. Subitamente nações que foram inimigas durante séculos, descobrem que podem encontrar pacificamente uma solução".
Refutação - As forças espirituais estão transformando o mundo? Estão mesmo...para pior. O mundo só será melhorado pela regeneração de cada um, mediante um "novo nascimento" em Cristo Jesus. A cada novo convertido, o reino das trevas sofre uma baixa. A missão maior da Igreja é saquear o inferno e libertar os cativos. A situação estaria bem pior não fosse a força demolidora do Evangelho em ação contínua. As "energias" que estão sendo derramadas sobre a Terra, como dizem, são energias destruidoras. Os mantras e palavras de ordem dos satanistas são neutralizados pelas orações dos santos do Senhor.
(15) "Esta Meditação permite que você passe do simples contato com a sua própria alma, a uma relação de trabalho com o reino das Almas, a Hierarquia Espiritual dos Mestres".
Refutação - Esta é uma declaração de filiação ao plano de escravização do homem. É a ficha-de-inscrição de quem deseja servir não a Deus, mas ao diabo. Dois caminhos estão diante dos homens. Um, o caminho estreito, leva à vida eterna; outro, largo e fácil, leva ao inferno. A escolha é do homem. (16) "Um acelerador espiritual. Na Meditação Transmissão seus chakras são estimulados de tal maneira, que de outro modo seria totalmente impossível. Este trabalho leva a mudanças muito profundas no indivíduo. Em seis meses ou um ano a pessoa reconhece que está diferente e melhor. As pessoas descobrem que podem demonstrar amor mais facilmente. Percebem que suas mentes estão mais estimuladas e criativas. Descobrirão que têm mais disciplina, mais determinação, mais constância em seu enfoque no trabalho. Os membros do grupo se tornam mais radiantes, mais suaves, mais amorosos, mais espirituais. Um grande número de pessoas recebem cura, espontaneamente, durante a transmissão".
Refutação - Chamam de "chakras" os sete pontos de energia que, segundo a Nova Era, possui o corpo humano. Ora, se o crescimento que se almeja é espiritual; se a comunicação que se deseja é com a "Hierarquia de Mestres", donde fluirá a energia? Qual o sentido de atingir o corpo através dos chakras? Se TUDO É UM; se os "iluminados mestres" e o homem são UM; se todos são UM, como dizem, a distribuição de energias vinda do todo para o particular torna o ensino panteísta no mínimo incoerente. Creio que depois de seis meses de invocação do diabo, como ensinado, a vítima ficará permanentemente possuída por demônios e estará a um passo do estado de loucura. Nessa situação, só o sangue de Jesus poderá libertar (Jo 8.36). Se um homem de Deus colocar suas mãos ungidas sobre um desses invocadores saem demônios até pelos ouvidos.
(17) "A técnica usada é muito simples e pode ser usada por qualquer pessoa acima de 12 anos.Tudo o que se precisa é manter a atenção no chakra ou centro Ajna, que fica localizado entre as sobrancelhas. Manter a atenção ali produz um alinhamento entre o cérebro físico e a alma. As energias são enviadas desde o nível no qual os Mestres normalmente trabalham: o nível da alma (o nível búdico, para ser mais exato). Enquanto se mantém o alinhamento, a Transmissão vai se operando".
Refutação - Por que só a partir dos doze anos? Certamente porque as crianças nessa idade não são moralmente responsáveis, não sabem "rejeitar o mal e escolher o bem" (Is 7.16). Por isso, a influência satânica estaria neutralizada. Consideremos que Jesus disse "deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus" (Lc 18.16). Os "Mestres" dão a receita. Obedece quem quiser. Ao obedecer, ou seja, ao tomar o veneno conforme a bula, a vítima passará à condição de filha de satã. O "nível búdico" diz respeito a Buda, ao budismo. Se desejarem ser filhos de Deus, o caminho é Jesus: "Mas a todos os que O receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1.12,13).
(18) "Posso garantir que não existe uma forma de servir à humanidade, tão forte, que possa ser praticada com tanta facilidade, com tão pouco esforço. Tampouco poderá se encontrar uma técnica de crescimento pessoal tão potente".
Refutação - O diabo apresenta seu plano de crescimento pessoal. Ele sabe que o homem moderno exige soluções práticas, rápidas e objetivas. É por essas e outras que a bruxaria faz sucesso no meio dos incautos. Acreditam que basta falar com os mortos, fazer uma simpatia, ou um despacho na encruzilhada; usar um amuleto poderoso; colocar uma fitinha no braço; consultar os guias espirituais; tocar o atabaque; fazer oferendas aos deuses. Puro engano. O objetivo de "servir à humanidade" é apenas uma moldura para enganar os desprevenidos. A condição indispensável para servirmos à Humanidade é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, como ensinou o Senhor Jesus. A partir disso, faremos sempre o bem. Realmente essa "técnica de crescimento" é tão potente que dificilmente a pessoa que nela entrar conseguirá salvar-se. Mas a Bíblia diz que devemos "crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade" (2 Pe 3.18).
(19) Se descobrir que a Meditação de Transmissão se identifica com você, então terá descoberto uma forma de servir que durará até o final desta vida e durante todas as vidas futuras".
(20) "A Meditação Transmissão é uma atividade segura, científica, não sectária. Não interfere com nenhuma outra prática religiosa ou espiritual. Para formar um grupo de Meditação você precisa apenas ter desejo de servir. O grupo poderá ser formado de no mínimo no três pessoas que tenham desejo de servir".
Refutação - Quem entrar nessa sofrerá por toda a eternidade, salvo se a vítima arrepender-se e aceitar Jesus como Senhor e suficiente Salvador (Jo 11.25-26; Rm 10.9). A meditação verdadeira, que liberta, que salva, que conduz a um estado de paz, é a que se refere o salmista: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1.1-2).
Parte III
No Inferno - O Verme nunca Morre
Sei que qualquer figura de linguagem para descrever o inferno é inapropriada. Ainda que tentemos fazê-lo, não conseguiremos descrever a realidade do “lago de fogo e enxofre”, para onde irão o diabo, seus anjos e todos os que não estão escritos no livro da vida. 
Uma clara declaração acerca do castigo eterno dos ímpios, é a seguinte: 
“Os quais [os ímpios], por castigo, padecerão [sofrerão] eterna perdição [penalidade eterna], ante a face do Senhor e a glória do seu poder...” (2 Ts 1.9). 
Daremos atenção à frase “padecerão eterna perdição”. Qual a sua correta interpretação? Padecer eternamente significa sofrer eternamente? Significa sofrer temporariamente para depois ser exterminado? Significa extermínio puro e simples? 
O verbo “padecer” (grego tinõ), “pagar uma penalidade”, é traduzido na passagem por “padecerão (eterna perdição)”.Os ímpios estarão sujeitos a uma penalidade. E a penalidade é eterna. 
O termo “aiônios”, traduzido como eterno, infinito, que não se acaba, contrasta com o termo proskairo, literalmente traduzido como “durante uma temporada, uma estação, por algum tempo”. É o que se vê em 2 Co 4.18: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem. Porque as que se vêem são temporais [proskairos], e as que se não vêem são eternas [aiônios]”. 
Também “aiônios” é usado acerca do pecado que nunca obterá perdão (Mc 3.29). Ou seja, por todo o sempre, pelos séculos dos séculos, eternamente não haverá perdão para “qualquer que blasfemar contra o Espírito Santo”. 
A palavra grega “Olethros”, - “ruína, destruição” - foi traduzida nesse caso com o seu adequado significado, isto é, “perdição”. Segundo o Dicionário Aurélio, PERDIÇÃO significa desgraça, ruína, estrago, desastre, perda. Exemplos: a perdição da esquadra; a perdição dos grevistas. E também significa condenação às penas eternas; danação; perdição das almas; desonra, descrédito, imoralidade, desregramento. Exemplo: A perdição da filha o levou ao suicídio. Não se pode entender que “perdição” aqui seja entendida como extermínio ou morte. Se o fosse, o entendimento seria que o pai se suicidou porque a filha morreu. Não. O pai tirou a própria vida porque a filha caiu em desgraça, arruinou-se. 
O mesmo termo é usado em 1 Tm 6.9, com o significado de “ruína”: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”. Os homens que querem ficar ricos não são destruídos, mas arruinados, perdidos, separados de Deus, espiritualmente mortos. 
De igual modo, também o substantivo apõleia é traduzido como “perda de bem estar, de felicidade”. É usado para descrever (a) coisas, significando desperdício ou ruína: de ungüento (Mt 26.8; Mc 14.4); (b) pessoas, significando sua perdição espiritual e eterna (Mt 7. 13; Jo 17.12; 2 Ts 2.3); metaforicamente, alude aos homens que persistem no mal (Rm 9.22); aos adversários do povo do Senhor (Fp 1.28, `perdição´); a cristãos professos, mas, na verdade, inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.19, `perdição´); aos falsos mestres (2 Pe 2.1,3); aos descrentes (2 Pe 3.7); aos que torcem as Escrituras (2 Pe 3.16), etc. (Fonte: Dic. VINE). 
Portanto, as palavras perdidos e perdição não podem ser invariavelmente interpretadas como aniquilamento, como querem alguns grupos religiosos. Um exemplo: 
“E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas [apollumi] da casa de Israel” (Mt 15.24). Jesus disse que foi enviado às ovelhas mortas? Não. Foi enviado às ovelhas desviadas, em ruína espiritual. Agora vejam mais:
“E não temais os que matam [apokteinõ] o corpo e não podem matar [apokteinõ ou apoktennõ] a alma; temei antes aquele [Deus] que pode fazer perecer [apollumi] no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28; v. Lc 12.5). 
Notem que o verbo apokteinõ foi traduzido no seu significado real quando se refere a exterminar alma e corpo. Quando o significado é castigar, padecer e sofrer, o verbo usado é apollumi. O evangelista soube muito bem fazer a distinção entre exterminar e fazer padecer. Logo, ninguém pode matar [apokteinõ] a alma. Em todos os setenta e quatro versículos em que foi usado o verbo apokteinõ o significado literal e real foi o de exterminar, tirar a vida, extinguir: “Jerusalém, Jerusalém, que matas [apokteinõ] os profetas, e apedrejas os que te são enviados”! (Mt 23.37a). 
Tais realidades se coadunam com a seguinte seqüência: 
Apocalipse 19.20 - A besta e o falso profeta são lançados vivos no lago de fogo.
Apocalipse 20.2 – Satanás é amarrado por mil anos.
Apocalipse 20.5 – Os outros mortos reviveram após os mil anos.
Apocalipse 20.7 – Satanás será solto da sua prisão.
Apocalipse 20.10 – O diabo foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Apocalipse 20.15 – Serão lançados no lago de fogo todos os não inscritos no livro da vida. 
Observem que passados mil anos (Ap 19.20) a besta e o falso profeta ainda se encontravam vivos no lago de fogo (Ap 20.10) e continuarão no mesmo eterno estado de ruína, sendo atormentados dia e noite. Se a besta e o falso profeta não foram exterminados no lago de fogo, também não o serão os ímpios ali lançados. “De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” quer dizer exatamente o que diz, isto é, eterna perdição (2 Ts 1.9). 
Jesus revelou que os justos ressuscitarão “para a vida”, e os ímpios “para serem condenados” (Jo 5.29); na carta aos romanos Paulo indica que “haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal” (Rm 2.9); em Daniel 12.2 lê-se que os ímpios ressuscitarão “para a vergonha e desprezo eterno”; Apocalipse 14.11 diz que não haverá descanso “nem de dia nem de noite” para os adoradores da besta; Apocalipse 20.10 anuncia que os que forem lançados no lago de fogo “serão atormentados dia e noite, para todo o sempre”; Jesus declara que os insensatos e hipócritas serão punidos severamente num lugar “onde haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8.12; 24.51; 25.30), e onde estarão amarrados, em trevas, para todo o sempre (Mt 22.13).
Convenhamos, defunto não chora, não se angustia, não range dentes, não passa por tribulação, não se atormenta, não sente vergonha ou desprezo. Logo, não deve prevalecer a idéia de que os ímpios serão exterminados. Deus não ressuscitará os ímpios para exterminá-los em seguida (Ap 20.5). Agiria assim para que morram “conscientes” da punição? De maneira alguma. É uma impropriedade alegar que a ressurreição é um prelúdio da morte. Reviver para morrer, sair da sepultura para, em seguida, ser exterminado é tese que colide frontalmente com a Palavra. A ressurreição do corpo é para que viva; não para que morra. Não fosse assim, não haveria razões para ressuscitar os que já se acham mortos. 
Por último, examinemos: 
“E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho [verme] não morre, e o fogo nunca se apaga (Mc 9.47-48)”. 
Notas: 
(a) “A declaração “onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca apaga” significa a exclusão de esperança de restauração, constituindo-se em castigo eterno” (Dic. VINE). 
(b) Jesus não está falando de vermes da terra, nem de nenhum outro tipo de animal. Ele está falando sobre o corpo humano. Observe que ele não diz: “onde o verme não morre”, mas diz: “onde não lhes morre o verme”. O termo “lhes” [ou seu] refere-se aos homens que pecaram e morreram sem arrependimento (cf. 9.42-47). “Verme”[bicho] é simplesmente um modo de referir-se ao “verme humano”, ou a esta carcaça, conhecida como corpo. Isso está de acordo com o contexto, em que Jesus está falando das partes do corpo, tais como “mãos” e “pés” (9.43-45). Ele disse que não deveríamos temer os que podem matar o corpo (os homens), mas não a alma; mas que, antes, temêssemos aquele (Deus) que tem poder para lançar corpos e alma no inferno eterno (Lc 12.4-5; cf. Mc 9.34-48)” (Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia, Norman Geisler e Thomas Howe). 
Com essas considerações, as passagens a seguir se tornam mais claras: 
“E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome” (Ap 14.11). “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Ap 20.10).
Estude com fé depois de ter terminado os seus estudos, envie seu questionário com as respostas devidas para o endereço de e-mail: teologiagratis@hotmail.com, se assim quiser, logo após respondido e corrigido o questionário, alcançando media acima de 7,5, solicite o seu Lindo DIPLOMAde Formatura e a sua Credencial de Seminarista formado, também poderá solicitar estagio missionário em uma de nossas igrejas no Brasil ou exterior traves da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe, que depois do Estagio se assim o achar apto para o Ministério poderá solicitar a sua ordenação por uma de nossas organizações filiadas no Brasil ou no exterior, assim você poderá também receber a sua Credencial de Ministro Aspirante ao Ministério de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta apostila tem 15 pagina boa sorte.
Sem nadas mais graça e Paz da Parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo bons estudos.
Reverendo Antony Steff Gilson de Oliveira 
Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada de Nova Vida
Presidente da Federação Internacional das Igrejas e Pastores no Brasil ou Fenipe.
�PAGE �
�PAGE �15�
Reverendo Gilson de Oliveira Pastor da Igreja Presbiteriana de Nova Vida

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes