Buscar

Aula 3 -musculo da face e cabeca 2014.2 - Copia - Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL EM AÇÃO.
*
*
LESÃO DO NERVO FACIAL 
Lesão do nervo facial ou seus ramos produz paralisia de alguns ou todos os músculos da face no lado afetado.
Causa mais comum é a inflamação do nervo facial próximo do forame estilomastóideo produzindo edema e compressão do nervo no canal facial.
*
*
Memorização 
VISTA LATERAL.
Uma menina de 12 anos mostrando o trajeto geral dos cincos ramos terminais do nervo facial para a face e pescoço.
*
*
Pesquisar:
Quais as consequências de uma lesão aos ramos do nervo facial (VII) par craniano.
R. as lesões do nervo facial e seus ramos produz paralisia de alguns ou de todos os músculos da face do lado afetado. A causa não traumática mais comum da paralisia facial é a INFLAMAÇÃO DO NERVO FACIAL próximo do forame estilomastóideo. A inflamação produz edema (tumefação) e compressão do nervo no canal facial. A perda do tônus do músculo orbicular do olho faz com que a pálpebra inferior seja evertida (caia da superfície do olho) de modo que a córnea no lado afetado não é adequadamente hidratada – lubrificada com lágrimas – tornando-a vulnerável à ulcerações. Os pacientes não conseguem assobiar, tocar um instrumento de sopro ou mascar com eficiência . A paralisia enfraquece ou paralisa os músculos bucinador e orbicular da boca, os músculos da bochecha e do lábio, que auxiliam a mastigação, mantendo o alimento entre as faces oclusais e fora do sulco entre os dentes e a bochecha.
Quais as consequências para uma pessoa que tenha sido afetada por Herpes-Zoster.
R.O Herpes-Zoster, é uma infecção causada por um vírus que produz lesões nos gânglios espinhal e craniano. A infecção é caracterizada por uma erupção de grupos de vesículas, seguindo o trajeto do nervo afetado. O gânglio trigeminal (NC V) ocorre em aproximadamente 20% dos casos. Qualquer divisão do NC V pode estar envolvida, mas a divisão oftálmica é a mais comumente afetada. Normalmente a córnea está envolvida, frequentemente resultando em ulceração corneana dolorosa. 
*
*
Paralisia facial periférica 
Lesão no motoneurônio inferior (nervo facial - VII NC)  paralisia flácida dos músculos faciais ipsilaterais  caracteriza-se pelo acometimento superior e inferior da face  Paralisia Facial Periférica (Fig. A)
*
*
Paralisia facial periférica 
*
*
Paralisia facial central 
Lesão no motoneurônio superior unilateral (corticobulbar)  paralisia dos músculos faciais contralaterais na metade inferior da face  Paralisia Facial Central (Fig. B)
*
*
Paralisia facial central
*
*
Músculo da Mastigação 
*
*
*
*
Obs:
As dores referidas de pontos gatilhos do músculo temporal pode causar cefaléia temporal e dor de dente maxilar.
 a dor se estende principalmente sobre a região temporal, para a sobrancelha, para os dentes superiores e maxila e art. Temporomandibular(ATM)
*
*
*
*
*
*
*
*
Obs:
O tétano é uma doença bacteriana causada pela entrada da bactéria anaeróbica Clostridium tetani no corpo, geralmente através de uma ferida perfurante. As bactérias produzem uma neurotoxina que é levada até a medula espinhal através de nervos sensitivos. Os impulsos motores são retransmitidos causando a contração continuada de certos músculos (tétano). Os músculos que movimentam a mandíbula são os primeiros a ser afetados, motivo pelo qual a doença é comumente conhecida como trismo.
*
*
*
*
*
*
*
*
Obs:
Este músculo é a chave para a compreensão e o tratamento de muitos distúrbios craniomandibulares.
Este músculo geralmente refere dor profunda para a articulação temporomandibular (ATM) e para região do seio maxilar.
*
*
*
*
Obs:
A dor referida desse músculo, pode aparecer como vaga dor na parte posterior da boca e da faringe, abaixo e atrás da articulação temporomandibular (ATM), e profunda na orelha. 
Quando tensionado por ponto gatilho, causa dor de garganta e dificuldade de deglutição e diminuição da abertura da mandíbula. 
*
*
*
*
*
*
*
*
Os pontos gatilhos desse músculo normalmente situam-se sobre o músculo esternocleidomastóideo e refletem dor de picada estranha para pele sobre a face lateral e imediatamente abaixo da mandíbula do mesmo lado. O platisma logo acima da clavícula reflete dor de picada quente através da parte frontal do tórax.
*
*
*
*
Cont.
divisão anatômica do ECMTD
Divisão esternal:
As fibras se ligam abaixo à superfície anterior do manúbrio do esterno. Elas se ligam acima à superfície lateral do processo mastoide e à metade lateral da linha superior da nuca do osso occipital.
Divisão clavicular.
esta divisão insere-se abaixo da borda superior da superfície anterior da clavícula, ao longo de seu terço medial. Ela se liga acima às mesma estruturas ósseas que a divisão esternal.
Obs: estudos em cadáveres, mostraram uma proporção de 2:1 de fibras de contração rápida tipo II.
	o que esperamos que aconteça com esse músculo após atividades repetitivas?
*
*
*
*
*
*
Função bilateral 
Flexionam o pescoço e puxam a cabeça para frente, trazendo o queixo para junto do peito.
Ao olhar para cima, freiam a hiperextensão do pescoço.
Junto com trapézio, ajudam a estabilizar e fixar a posição da cabeça no espaço quando a mandíbula se move durante a fala e a mastigação.
Erguendo bem a caixa torácica supero anteriormente, os músculos atuam como importantes auxiliares da inspiração.
Participa do ato de engolir.
*
*
Função unilateral.
Gira a face na direção contralateral e a inclinam para cima,
Atuando junto com trapézio superior, inclina a coluna cervical, atraindo a orelha para o ombro do mesmo lado,
Junto com o músculo escaleno e trapézio do mesmo lado, ajuda a compensar a inclinação da cabeça devida ao desvio do eixo da cintura escapular, que por sua vez, é frequentemente causado por escoliose funcional associada a uma desigualdade do comprimento do membro inferior, hemipelve pequena e quadrado lombar.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais