Buscar

ativ 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�� INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo no Agronegócio
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico(a): jackeline S. do vale RGM: 293.3674	
AULA 01
Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, para chamar a atenção dos clientes tem que inovar tanto o empreendedor como o gerenciador. É importante o empreendedor sempre está inovando de maneira criativa.
Faça a leitura do Relatório Executivo da Pesquisa GEM 2017, disponível em Material de Aula – Arquivo, e em seguida responda:
O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM? O GEM um consórcio internacional. 
Nesse sentido convém ressaltar de pronto que seu objetivo central é aprofundar a compreensão sobre o papel que a atividade empreendedora
cumpre para o desenvolvimento econômico e social dos países, e por sua vez, com base nos conhecimentos obtidos permitir que os responsáveis por
políticas e programas voltados ao empreendedorismo possam cada vez mais aperfeiçoá-los com foco nas realidades identificadas e apreendidas por meio
 dos dados e informações produzidos.
Comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou a atenção. 
Estagio inicial: os mais ativos são aqueles que possuem apenas o ensino fundamental completo. Os menos ativos possuem o ensino superior completo.
 Estágio inicial: Os mais ativos são os indivíduos de 25 a 34 anos.
 Os menos ativos encontram-se na faixa de 55 a 64 anos.
 Estágio inicial: Mínima diferença entre homens e mulheres, ligeira prevalência do empreendedorismo feminino.
Os três me chamaram a atenção, mas o que mais me deixou surpresa foi o número de empreendedores iniciais, com o grau de escolaridade, sem formação superior. 
Leia as “11 ideias de negócio para quem quer empreender na crise” disponível em Material de Aula – Links, e em seguida, descreva e justifique em torno das ideias que mais lhe chamou a atenção. Mesmo com a crise, é interessante a forma de incentivo ao empreendedor, ou ao funcionário que quer uma renda salarial maior ou uma renda extra. Dicas de como investir, e inovar para entrar e permanecer no mercado de trabalho. 
 AULA 02 - 	Fundamentos do Empreendedorismo.
Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las. Necessidade, desemprego ou insatisfação no trabalho. Uma busca por uma renda mensal ou uma renda extra. Há também aquele quer inovar a empresa que gerencia. 
Dolabela (2009) destaca no texto, que apenas o fato de uma pessoa abrir uma empresa e gerenciá-la, não faz com que ela seja empreendedora. Sendo assim, mencione e comente sobre o que é preciso para que de fato esta pessoa possa ser considerada empreendedora. “Fazer o que todos fazem dificilmente irá lhe destacar, fazer diferente ou mais difícil pode ser a chave do sucesso”. Arriscar fazer diferente para chamar a atenção dos clientes.
Fale e diferencie sobre os termos ideia e oportunidade. Como nasce uma ideia? E como surge uma oportunidade? . A ideia e a oportunidades, As ideias geralmente são gerais e abstratas, enquanto que oportunidades de negócio representam uma possibilidade concreta, uma porta aberta, voltada á realização na prática. No entanto quando aproveitadas de forma criativa, as ideias se transformam em oportunidades.

Outros materiais