Buscar

3ª ACQF Estruturas Metalicas e de Madeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3ª ACQF Estruturas Metalicas e Madeira
	“As ligações em estruturas metálicas são constituídas por dois tipos de componentes: os elementos de ligação e os dispositivos de ligação.
Os elementos de ligação são componentes que facilitam ou que permitem a transmissão dos esforços gerados na estrutura, entre estes elementos têm-se os enrijecedores, as placas de base, as cantoneiras de assento, as chapas de nó (ou chapas de gusset), as cobrejuntas de alma e de mesa, entre outros.
Os dispositivos de ligação são os componentes que proporcionam a união entre os elementos de ligação e as partes da estrutura que se deseja conectar, entre estes componentes têm-se as soldas e os conectores. Esses conectores, de uma maneira geral, são divididos em parafusos comuns e de alta resistência, rebites e barras rosqueadas”.
Fonte: VALENCIANI, V. C. Ligações em estruturas de aço. São Carlos, 1997, 309p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1997.
 Com base nas informações apresentadas e estudadas,  classifique as afirmativas, marcando com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso.
 A seguir assinale a alternativa correta.
 (  ) Os rebites são instalados a frio durante a execução de uma ligação.
(  ) Os parafusos comuns são muito utilizados e atuam em uma ligação apresentando resistência ao corte.
(  ) Os parafusos de alta resistência têm uso específico, principalmente quando é necessário o uso do atrito entre as chapas para realizar o
 dimensionamento.
(  ) Nos parafusos que são aplicados esforços de tração, ou protendidos, devido ao aperto por meio de porcas e arruelas são parafusos que não 
suportam o esforço de corte.
(  ) Os rebites são conectores resistentes ao corte e permitem a considerar na ligação ao atrito das chapas para o dimensionamento.
 
	
	
	F, V, V, F, F.
	
	
	F, V, F, V, F.
	
	
	V, F, F, V, F.
	
	
	F, V, V, F, V.
	
	
	V, F, F, V, V.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Uma placa de aço 12 mm, submetida à tração axial, está ligada a uma outra placa 12 mm formando um perfil T, por meio de solda de entalhe com penetração total. Determinar o esforço resistente Rd da solda, considerando eletrodo E60, aço MR250 (ASTM A36), e ação variável de utilização.
Adotar L = 120 mm. Resistência à ruptura da solda (E60): fw = 415 MPa.
	
	
	Rd = 343 kN. 
	
	
	Rd = 312 kN. 
	
	
	Rd = 303 kN. 
	
	
	Rd = 288 kN. 
	
	
	Rd = 327 kN.

Outros materiais