Buscar

CASOS CONCRETOS EMPRESARIAL 1 CORRIGIDOS

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS – EMPRESARIAL APLICADO I
SEMANA 1
Dois artistas plásticos decidem abrir uma galeria de arte para expor e comercializar suas obras. Para tanto, pretendem alugar um imóvel e contratar 5 colaboradores que trabalharão no regime da CLT. Diante dessa situação hipotética, e considerando seus estudos sobre a Teoria da empresa, adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, pergunta-se se essa atividade pode ser considerada como atividade empresarial. Justifique sua resposta.
Não, apesar de contratarem colaboradores, os mesmos não concretizam como elementos em uma empresa, assim como disposto no art. 966, parágrafo único do Código Civil que dispõe: 
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
QUESTÃO OBJETIVA 1: (OAB Unificado – 2007,2) Considerando o atual estágio do direito comercial (empresarial) brasileiro, assinale a opção correta.
D) A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial). Art 22, inc. I, CF.
QUESTÃO OBJETIVA 2: Assinale a alternativa correta:
D) De acordo com o Código Civil, considera-se empresário todo aquele que exerce, de forma profissional, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. – art. 966 CC.
SEMANA 2
Um dos sócios de certa sociedade em comum ajuizou ação de execução contra Filarmônica Instrumentos Musicais Ltda., em razão do inadimplemento de várias obrigações. No curso do processo, o exequente constatou a confusão patrimonial entre os bens da pessoa jurídica devedora e de seus três sócios, razão pela qual pretende requerer ao juízo competente a desconsideração da personalidade jurídica de Filarmônica Instrumentos Musicais Ltda. Em decorrência deste fato hipotética, existe a razão apontada é suficiente para provocar a desconsideração da personalidade jurídica de Filarmônica Instrumentos Musicais Ltda.?
Sim, para a desconsideração da personalidade jurídica é preciso existir abuso da personalidade jurídica, que fica caracterizado pela confusão patrimonial, conforme apresentado no caso concreto e disposto no art. 50 do Código Civil.
Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) A desconsideração da pessoa jurídica
d) implicará responsabilização pessoal, direta, do sócio por obrigação original da empresa, em caso de fraude ou abuso, caracterizando desvio de finalidade ou confusão patrimonial;
2) (FUNCAB/2016/Delegado Polícia Civil/PA) Com relação às sociedades e à responsabilidade dos sócios, assinale a alternativa correta.
c) Somente pessoas físicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais;
SEMANA 3
Bernardo pretende exercer a atividade de comércio de produtos alimentícios orgânicos. Para o exercício da referida atividade, Bernardo dispõe de R$ 80.000,00 de capital social, e precisa do auxílio de 2 colaboradores. Além disso, estima um faturamento mensal de R$ 10.000,00. Diante desse cenário, Bernardo consulta você sobre a possibilidade de exercer tal atividade como Microempreendedor Individual ou até mesmo constituindo uma EIRELI, questionando quais as características de cada uma das modalidades.
No caso apresentado, Bernardo não poderá exercer nenhuma das modalidades preteridas, pois para constituir uma EIRELI deverá integralizar o valor total; e para constituir uma MEI , o faturamento da mesma não pode ultrapassar o limite estabelecido em lei.
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB 2011.2 – FGV) Em relação à incapacidade e proibição para o exercício da empresa, assinale a alternativa correta.
A) Caso a pessoa proibida de exercer a atividade de empresário praticar tal atividade, deverá responder pelas obrigações contraídas, podendo até ser declarada falida. art. 973 CC.
SEMANA 4
Quatro amigos de infância, após ganharem uma bolada na Mega Sena, decidiram abrir um negócio. Para tanto, procuraram a Dra. Lúcia Guimarães, advogada no ramo do direito societário, para obter todas as informações sobre esta nova empreitada. Desejam os sócios que esta sociedade tenha como objeto social a venda de motocicletas, e a mesma empresa uma sociedade limitada. Como não entendem nada de administração, desejam colocar como administrador, o padrinho de um deles, que não vai integrar o quadro associativo. Diante disto, responda: Existe uma possibilidade de determinada pessoa que não seja sócio ocupar o cargo de administrador em uma sociedade limitada?
Em regra sim, esta designação dependerá da aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não tiver sido integralizado, ou de 2/3 no mínimo, após a sua integralização. De acordo com os referidos artigos 1010 e 1061 do Código Civil.
Art. 1.010. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um.
Art. 1.061. A designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização. (Redação dada pela Lei nº 12.375, de 2010).
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (FMP/2014/Juiz/MT) A responsabilidade dos administradores na sociedade limitada:
c) é subjetiva bastando a culpa;
2) (FCC/2012/Juiz do Trabalho/20º Região - SE) O administrador de uma companhia:
e) não é pessoalmente responsável pelas obrigações que contrair em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gestão.
SEMANA 5
Ailton e Bruna querem constituir uma sociedade limitada para explorar o ramo de importação de carne de canguru. O contrato social foi devidamente celebrado pelos sócios que tiveram suas assinaturas reconhecidas pelo Cartório. Sabendo que ainda não levaram o contrato ao Registro Público de Empresas Mercantis, a Junta Comercial, responda as seguintes questões, JUSTIFICANDO cada uma:
A sociedade entre Ailton e Bruna já existe?
Existe, independente do Registo na Junta Comercial, a sociedade existe de fato.
Qual é o ato constitutivo da sociedade?
São constituídos pelo contrato social, uma vez que celebrado o contrato, a sociedade já deverá estar devidamente constituída. 
As sociedades são pessoas jurídicas?
Sim, conforme disposto no art. 44, inc. II do Código Civil. 
Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
II - as sociedades;
Todavia, somente aquelas que efetuam sua inscrição no registo próprio adquirem personalidade jurídica. 
O tipo de sociedade entre Ailton e Bruna é uma sociedade limitada? 
Ainda não, pois não adquiriu personalidade jurídica, sendo certo que a sociedade limitada (arts. 1052 – 1087) apenas admite sociedades personificadas. O correto nesse caso, será sociedade comum (arts. 986 – 990), visto que se trata de sociedade não personificada.
Em caso de dívidas da sociedade, existirá o benefício de ordem do artigo 1.024 do CC para esta sociedade?
Por se tratar de sociedade comum, as normas que regem são as dos artigos 986 e 990 do Código Civil, havendo a previsão no art. 990, no sentido que se aplica o benefício de ordem, sendo excluído desse benefício o sócio que contratou pela sociedade, ou seja, aquele que praticou o ato da gestão.
Art. 990. Todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefíciode ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade.
QUESTÃO OBJETIVA: Quanto à Teoria da Superação ou Desconsideração da Personalidade Jurídica, podemos afirmar que:
 (E) foi desenvolvida pela jurisprudência e tem como pressuposto a fraude e o abuso de direito.
SEMANA 6
Paula, sócia administradora de Nova Trento Serviços Automotivos Ltda., cujo capital encontra-se parcialmente integralizado, comunica aos demais sócios que pretende se afastar da administração e indicar sua mãe Maria para a administração. O sócio Dionísio consulta seu(sua) advogado(a) para saber a legalidade da indicação e eventual eleição, porque Maria não integra o quadro social. Na condição de advogado, diante da situação acima apresentada qual seria a sua recomendação? Fundamente a sua resposta?
Existe sim a legalidade da indicação, desde que ela seja aprovada pela unanimidade dos sócios diante da não integralização do capital social, diante disposto no art. 1061 do Código Civil.
Art. 1.061.  A designação de administradores não sócios dependerá de aprovação da unanimidade dos sócios, enquanto o capital não estiver integralizado, e de 2/3 (dois terços), no mínimo, após a integralização.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (VUNESP/Juiz Substituto/TJ-RJ/2014) Na Sociedade Limitada:
b) o sócio, admitido em sociedade já constituída, não se exime das dívidas anteriores à admissão; Art. 
2) (FGV/Auditor Fiscal/Prefeitura Cuiba-MT/2016) Em uma sociedade do tipo simples, constituída por prazo indeterminado, formada pelos sócios Rita, Antônio e José, o segundo sócio veio a falecer em decorrência de um acidente. Sabendo-se que o contrato é omisso quanto à sucessão por morte do sócio, assinale a afirmativa correta:
e) A morte de qualquer sócio enseja a resolução da sociedade em relação ao de cujus, operando-se sua dissolução parcial e apuração de haveres com base no balanço patrimonial especial à data da resolução (balanço de determinação). Art. 1028 CC.
SEMANA 7
João Carlos, Guilherme e Marco Aurélio são sócios da JGM Ltda., sociedade empresária regularmente constituída na vigência do novo Código Civil (Lei nº 10.406/02). Cada sócio detém 1/3 (um terço) do capital social e a administração social compete exclusivamente a Marco Aurélio. João Carlos e Guilherme descobriram que Marco Aurélio desviou vultosa quantia do patrimônio social, em proveito próprio, e desejam responsabilizá-lo civilmente pelo ocorrido. O contrato social prevê a aplicação subsidiária das normas relativas às sociedades anônimas e é omisso quanto à forma de deliberação dos sócios e quanto à responsabilização dos administradores. Na qualidade de advogado de João Carlos e Guilherme, qual seria a sua orientação? Fundamente?
De acordo com o art. 1085 CC, parágrafo único, faz-se-á necessária uma deliberação em reunião/assembleia para propositura de ação de exclusão do sócio que agira de má-fé, tendo em vista os inegáveis atos de gravidade tendo e os danos causados à sociedade.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (CESPE/Juiz/TJ-BA/2012) Acerca da sociedade limitada, assinale a opção correta.:
d) Cabe ao conselho fiscal acompanhar e fiscalizar a administração da sociedade, verificando a sua atuação e opinando sobre os procedimentos e práticas adotados, conforme determinado no contrato social; como forma de proteção dos interesses da minoria, é, ainda, assegurado ao grupo de sócios que detenham no mínimo um quinto do capital social eleger, em separado, um dos membros do conselho fiscal e seu respectivo suplente;
e) Segundo a teoria ultra vires, vigente no ordenamento jurídico brasileiro mesmo antes do advento do atual Código Civil, a sociedade somente se vincula aos atos praticados por seus administradores caso tenham pertinência com o seu objeto social, ou seja, se o ato praticado extrapolar os limites contratuais, a sociedade não será obrigada a observá-lo.
2) (IBFC/ANALISTA DE REGISTRO DE COMÉRCIO/SAEB-BA/2015) Considere as disposições do código civil brasileiro sobre o conselho fiscal na sociedade limitada e assinale a alternativa correta:
b) Não podem fazer parte do conselho fiscal os membros dos demais órgãos da sociedade ou de outra por ela controlada, os empregados de quaisquer delas ou dos respectivos administradores, o cônjuge ou parente destes até o terceiro grau;
SEMANA 8
Uma empresa formada por cinco amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Maranhão, São Luis, uma S.A., sob a denominação social “BANCO CRÉDITO FÁCIL S.A”, teve seu capital formado com 40% das ações – todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembléia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. E escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Em virtude desta situação, você como advogado contratado para emitir um parecer sobre a existência de alguma formalidade a ser seguida para a constituição desta sociedade, fundamentando a sua posição
Seguir o disposto no art. 80 e seus incisos da Lei das SAs.
QUESTÃO OBJETIVA:1) (CESPE/Advogado/Caixa/2010) Sobre o direito societário e empresarial, assinale a alternativa correta: 
b) Nas hipóteses de cédulas de crédito rural, industrial e comercial, não se admite a incidência de comissão de permanência, após a inadimplência, sendo permitidas, apenas, a elevação dos juros remuneratórios em 1% ao ano, a correção monetária e a multa contratual;
2) (INSTITUTO AOCP/ADVOGADO/CASAN/2016) Sobre as sociedades comerciais, assinale a alternativa correta:
e) Na sociedade em Comandita por Ações, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
SEMANA 9
José Mário, Roberto Carlos e Romário são sócios de uma sociedade anônima no ramo educacional. O capital social foi constituído por meio de subscrição de 250.000 ações – todas com valor nominal de R$1,00 cada. José Mário – preferencialista de classe “A” – é o acionista titular de 120.000 do total de ações. Roberto Carlos é o acionista controlador é titular de 125.000 de ações ordinárias que – por força de lei – pertencem a uma única classe. E, Romário é titular do restante, no total de 5.000 ações preferenciais da classe “B”. Todos os sócios já integralizaram seus montantes, com exceção de Romário que realizou apenas 30% do preço de emissão das ações subscritas por ele. Considerando o texto apresentado, atendendo as normas do direito societário, esclareça ao seu cliente se o percentual de distribuições de ações ordinárias e preferenciais atende à norma da lei específica, de forma fundamentada.
De acordo lei 6404/76, art. 15 par. 20 haverá uma limitação de ações preferenciais de até 50%, devendo se atentar na distribuição das ações ordinárias e preferenciais.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (CETRO/Titular de Serviço de Notas e de Registros/TJ-RJ/2017) Em análise de documentos referentes a sociedades anônimas em cartório de Títulos e Documentos, foram verificadas as situações indicadas nas alternativas abaixo. Assinale a correta:
c) Em remanescendo menos de 5% (cinco por cento) do total das ações quando de uma oferta pública para fechamento de capital, a assembleia geral pode deliberar o resgate dessas ações pelo valor da oferta, sob a condição de depositar o valor de resgate em instituição financeira autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), à disposição de seus titulares; 
2) (FGV/PROCURADOR/ALERJ/2017) Acerca do direito a voto nas sociedades anônimas, é correto afirmar que:
a) o direito de voto da ação gravada com o direito real de usufruto, se não for regulado no ato do gravame, somente poderá ser exercido se acordado previamente entre o proprietário e o usufrutuário;
SEMANA 10
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio Grandedo Sul, Porto Alegre, uma S/A, sob a denominação social “BANCO LUCRO CERTO S.A.”, teve seu capital formado com 40% das ações – todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, forma subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia, sejam negociadas em bolsa. Na Assembleia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Na qualidade de advogado, os sócios da companhia o consultam sobre quais as formalidades exigidas por lei para constituição desta sociedade, de acordo com a nossa legislação atual. Qual seria o seu parecer sobre este assunto.
Além das formalidades contidas no art. 80 da lei d as S/A, por se tratar de instituição financeira bancária, deverá ter autorização do banco central, conforme art. 17 da Lei 4595/64
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (FGV/ADVOGADO SOCIETÁRIO/CODEMIG/2015) Na assembleia geral ordinária da companhia aberta Japonvar Empreendimentos Imobiliários S.A., acionistas minoritários titulares de ações ordinárias não conseguiram atingir o mínimo legal que os permitisse eleger, em votação separada, um conselheiro de administração e seu suplente. O mesmo fato ocorreu com os acionistas titulares de ações preferenciais sem direito a voto em relação à eleição do respectivo conselheiro e suplente. Considerados os fatos narrados, é correto afirmar que:
e) é facultado aos acionistas titulares de ações ordinárias e aos acionistas preferenciais sem direito a voto agregar suas ações para elegerem em conjunto um membro e seu suplente para o Conselho de Administração.
2) (FGV/ADVOGADO SOCIETÁRIO/CODEMIG/2015) Companhia aberta aprovou por deliberação de sua assembleia geral, acatando proposta do Conselho de Administração, o cancelamento do registro na Comissão de Valores Mobiliários para negociação de ações no mercado. Realizados os procedimentos para a OPA de fechamento de capital, inclusive o leilão na entidade de mercado de balcão organizado, remanesceram em circulação dois milhões e trezentas mil ações, do total de cinquenta e um milhões de ações emitidas pela companhia:
a) a companhia poderá depositar em estabelecimento bancário, à disposição dos titulares das ações remanescentes, o valor da OPA indicado no edital de oferta. Satisfeita essa condição, a assembleia geral poderá deliberar o resgate dessas ações, Independentemente da aprovação da operação pelos titulares das ações da(s) classe(s) atingida(s);
SEMANA 11
João, Carlos e Antônio, titulares de 60% das ações ordinárias de uma sociedade anônima, resolveram firmar um acordo de acionistas para disciplinar o exercício do direito de voto entre eles. Numa determinada assembleia, João não compareceu, ao passo que Carlos proferiu voto em contrariedade aos termos estipulados no acordo de acionistas, previamente arquivado na sede da companhia. Na qualidade de advogado você foi consultado sobre esta situação. Qual seria a sua posição como advogado? Fundamente.
Não haverá qualquer computação de votos por parte de Carlos, tendo em vista a sua contrariedade.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (FUNDATEC/ANALISTA DE PROJETOS/BRDE/2017) Para responder à questão, considere a Lei nº 6.404/1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações. De acordo com a referida Lei, a assembleia-geral pode ser convocada: 
I. Pelo conselho de administração se houver, ou aos diretores observado o disposto no estatuto.
II. Pelo conselho fiscal, em casos específicos.
III. Por qualquer acionista, quando os administradores retardarem, por mais de 60 (sessenta) dias, a convocação nos casos previstos em lei ou no estatuto.
IV. Por acionistas que representem 5 por cento, no mínimo, do capital social, quando os administradores não atenderem, no prazo de oito dias, a pedido de convocação que apresentarem, devidamente fundamentado, com indicação das matérias a serem tratadas.
V. Por acionistas que representem 10 por cento, no mínimo, do capital votante, ou 10 por cento, no mínimo, dos acionistas sem direito a voto, quando os administradores não atenderem, no prazo de oito dias, a pedido de convocação de assembleia para instalação do conselho fiscal.
Quais estão corretas?
d) Apenas I, II, III e IV;
2) (FGV/PROCURADOR/ALERJ/2017) Acerca do direito a voto nas sociedades anônimas, é correto afirmar que:
a) o direito de voto da ação gravada com o direito real de usufruto, se não for regulado no ato do gravame, somente poderá ser exercido se acordado previamente entre o proprietário e o usufrutuário;
SEMANA 12
(Reuters - 21/05/201 0) A Petrobras deu nesta sexta-feira o primeiro passo corporativo para realizar a capitalização da companhia, marcando para o dia 22 de junho assembleia geral extraordinária para aumentar o capital da companhia e autorizar o Conselho de Administração a definir o volume financeiro que será incorporado. A proposta que será levada à assembleia - que na verdade é uma mera formalidade já que a União é majoritária e decide a alteração - é aumentar o limite quantitativo de ações preferenciais para 2,4 bilhões mantido o montante de 60 bilhões de reais, e inserir cláusula para determinar um limite de capital autorizado para ações ordinárias no montante de 90 bilhões de reais, mediante a e missão de ações ordinárias no limite de 3,2 bilhões de ações. A Lei da S/A em seu art. 138 § 2º determina que as Cias. Abertas e as de capital autorizado deverão necessariamente ter Conselho de Administração. O que são Cias de capital autorizado?
Empresa que tem autorização para aumento de capital social, especificando limite de aumento, em valor, capital ou número de ações, espécies e classes das ações, que poderão ser emitidas e autorizadas pelo conselho administrativo.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (FCC/JUIZ/TJ-CE/2014) Acerca do Conselho de Administração da Sociedade Anônima, é correto afirmar:
b) Compete ao Conselho de Administração, entre outras atribuições, fiscalizar a gestão dos diretores e deliberar, quando autorizado pelo estatuto, sobre a emissão de ações ou de bônus de subscrição. Esse órgão será composto por, no mínimo, 3 (três) membros, eleitos pela Assembleia-Geral e destituíveis por ela a qualquer tempo. Os membros do Conselho de Administração, até o máximo de 1/3 (um terço), também poderão ser eleitos para cargos de diretores, hipótese em que exercerão cumulativamente as funções dos dois cargos;
2) (CESPE/JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF – 1º REGIÃO/2015) De acordo com a lei de regência das sociedades anônimas, assinale a opção correta:
d) Na constituição do conselho fiscal da companhia, os titulares de ações preferenciais sem direito a voto terão direito de eleger um membro e seu respectivo suplente em votação em separado; 
SEMANA 13
(TRF / JUIZ FEDERAL SUBSTITUTIVO / TRF 2ª REGIÃO / 2017) Sociedade empresária impetra mandado de segurança em face de ato do Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, que nega o arquivamento de alteração contratual. O ato aponta a inviabilidade do nome empresarial, diante de similitude para com outro já existente, de diversa sociedade. Em relação ao tema, responda as questões abaixo, fundamentando a sua resposta.
I - Em relação ao mandado de segurança impetrado, a competência é da Justiça Estadual, já que o ato foi praticado por autoridade estadual?
II - A colidência de nome empresarial é matéria do interesse exclusivo de seus titulares, e a análise do tema, sem provocação do interessado, não cabe nem à Junta Comercial e nem ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial?
ANULADA
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF 1ª REGIÃO/2011) Com referência à transformação, incorporação, fusão e cisão das sociedades, assinale a opção correta:
c) Nas sociedades anônimas, a assembleia geral possui competência privativa para deliberar sobre transformação, fusão, incorporação e cisão da companhia, sua dissolução e liquidação, eleger e destituir liquidantes assim como para julgar-lhesas contas;
2) (TRF/JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF – 3º REGIÃO/2016) Assinale a alternativa incorreta:
a) A fusão determina a manutenção das sociedades que se unem, para formar sociedade nova, que a elas sucederá nos direitos e obrigações;
SEMANA 14
O Consórcio está previsto no artigo 278 da Lei de Sociedades Anônimas. Trata se de uma: "comunhão de interesses e atividades que atende a específicos objetivos empresariais, que se originam nas sociedades consorciadas e delas se destacam". O consórcio é formado para acumular meios para a consecução de um fim comum (consórcio operacional), ou para somar recursos para contratarem com terceiros a execução de determinados serviços, obras ou concessões (consórcio instrumental). Assim, diferencie o Consórcio das Sociedades tendo por base a legislação vigente.
O consorcio está previsto no art. 278 par, 1º (lei S. A.) e a Sociedade Pessoas está atribuída art. 931 CC.
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (IESES/ADVOGADO JUNIOR/GASBRASILIANO/2017) Nas sociedades de nome coletivo respondem todos os sócios, solidária e ilimitadamente, pelas obrigações sociais. Podemos afirmar que nas sociedades em comandita simples, segundo o capítulo III do Código Civil de 2002:
c) Na sociedade em comandita simples tomam parte sócios de duas categorias: os comanditados, pessoas físicas, responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais; e os comanditários, obrigados somente pelo valor de sua quota;
2) (CESGRANRIO/ADVOGADO JUNIOR/INNOVA/2012) De acordo com a Lei no 6.404/1976, a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar nova sociedade que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações é denominada:
a) Fusão;
SEMANA 15
Ao ajuizar a execução fiscal, sustentava a União Federal, basicamente, que a venda das ações do Banco A. S/A não fora realizada por A.M.E.? pessoa física? mas, sim, por A. - Comercial e Administradora S/A - pessoa jurídica. Para tanto, alinhou uma série imensa de alegações, suposições e argumentos, que o ilustrado Juiz de 1º grau reuniu numa beleza de síntese. Em síntese: 
I - a dissolução da empresa A. - Comercial e Administradora S/A não teria existido, porque: a) a compra das ações da Transporte de M. S/A foi mera simulação, pois negócio de tal vulto não se faria verbalmente, ou somente valeria entre as partes, sendo ineficaz perante o Fisco; b) admitido que tivesse havido o negócio, ele seria nulo de pleno direito, por infringência do art. 1.133, II, do CC, pois A. - Comercial e Administradora S/A era administrador único da vendedora e teria usado dos poderes amplos que esta situação lhe conferia; c) não valeria argumentar com a inaplicação da referida norma a negócio realizado fora do Brasil, pois, destinando-se a obrigação a ser cumprida aqui.
II - mesmo admitida como existente e válida a dissolução de A. - Comercial e Administradora S/A a escritura pública de dissolução da sociedade, promovida por A.M.E., não teria implicado sua liquidação, fase pela qual teria necessariamente de passar antes de se extinguir, de modo que, em verdade, a venda, feita logo após, das ações do Banco A. S/A, não teria sido ato do Sr. A.M.E., como pessoa física, mas da pessoa jurídica;
III - finalmente, afirma a Fazenda que tudo não passou de simulação com o objetivo de escapar ao pagamento do tributo devido etc. 
Analise a questão de acordo com a legislação vigente em relação às Sociedades Anônimas.
ANULADA
QUESTÃO OBJETIVA: 1) (CESPE/PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO/TCU/2015) Assinale a opção correta acerca de operações societárias, dissolução, liquidação e extinção de sociedades:
e) A conversão de uma companhia em subsidiária integral de outra companhia brasileira mediante incorporação de todas as ações será submetida à deliberação da assembleia geral de ambas.
2) (CESGRANRIO/ADVOGADO JUNIOR/PETROBRÁS/2015) A reorganização societária de uma sociedade anônima poderá resultar, com base nas regras contidas na lei que dispõe sobre as Sociedades Anônimas, nas operações de transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas. Está definida de acordo com essa lei a seguinte operação:
a) a transformação é a operação pela qual a sociedade passa, independentemente de dissolução e liquida- ção, de um tipo para outro;
SEMANA 16
CASO CONCRETO: Ailton e Bruna querem constituir uma sociedade limitada para explorar o ramo de importação de carne de canguru. O contrato social foi devidamente celebrado pelos sócios que tiveram suas assinaturas reconhecidas pelo Cartório. Sabendo que ainda não levaram o contrato ao Registro Público de Empresas Mercantis, a Junta Comercial, responda as seguintes questões, JUSTIFICANDO cada uma:
A) A sociedade entre Ailton e Bruna já existe?
Sim, já existe pois já foi constituída, independentemente de ter sido ou não levada para ser registrada
B) Qual é o ato constitutivo da sociedade?
São constituídas pelo Contrato Social, uma vez celebrado o contrato, a sociedade já estará devidamente constituída. 
C) As sociedades são pessoas jurídicas?
Prevê o artigo 44, II do CC que são pessoas jurídicas de direito privado ?as sociedades?, todavia, apenas aquelas que efetuam sua inscrição no registro próprio (RPEM ou RCPJ) adquirem Personalidade Jurídica (art. 985 do CC).
D) O tipo de sociedade entre Ailton e Bruna é uma sociedade limitada?
Ainda não, pois não adquiriu Personalidade Jurídica, sendo certo que a Sociedade Limitada (10521087) apenas admite Sociedades Personificadas. O tipo correto será Sociedade em Comum (986-990), visto que se trata de Sociedade Não-Personificada
E) Em caso de dívidas da sociedade, existirá o benefício de ordem do artigo 1.024 do CC para esta sociedade?
Por se tratar e Sociedade em Comum, as normas que as regem são as dos artigos 986 a 990 do CC, havendo expressa previsão do artigo 990 no sentido que se aplica SIM o Benefício de Ordem, sendo excluído deste benefício o sócio que contratou pela sociedade, ou seja, aquele que praticou o ato de gestão.
QUESTÃO OBJETIVA: Quanto à Teoria da Superação ou Desconsideração da Personalidade Jurídica, podemos afirmar que:
 (E) foi desenvolvida pela jurisprudência e tem como pressuposto a fraude e o abuso de direito.
CASO CONCRETO: Alan convida seu primo Gilson para formar uma sociedade com objeto de compra, venda e troca de veículos, onde os sócios teriam responsabilidade solidária e ilimitada pelas dívidas sociais. Gilson demonstra interesse, todavia pondera informando que não terá tempo para ficar à frente da sociedade, mas quer ter a faculdade de participar das deliberações da mesma e fiscalizar suas operações, além de ter sua responsabilidade limitada ao valor de suas cotas. Considerando as informações trazidas, responda, JUSTIFICADAMENTE, as seguintes questões:
A) Existe previsão no Código Civil da possibilidade de uma sociedade que tenha ao mesmo tempo sócios com responsabilidades ilimitadas e sócios com limitação de suas responsabilidades pelas dívidas sociais?
Sim, trata-se da Sociedade em Comandita Simples (1045-1051), que admite duas categorias de sócios: 
-Comanditados: com responsabilidade solidária e ilimitada; 
-Comanditários: com responsabilidade limitada. 
É uma sociedade personificada. 
B) Na hipótese da existência de sociedade entre Alan e Gilson nos termos por eles exigidos, em vindo a falecer Gilson, qual seria a consequência em relação a sociedade?
Em geral, não ocorre a sucessão nas cotas de sócios falecidos (1028), todavia, na Sociedade em Comandita Simples, em ocorrendo o falecimento de sócio comanditário, que seria o caso do Gilson, o sociedade continua com seus sucessores, conforme prevê o artigo 1050 do CC.
QUESTÃO OBJETIVA: Assinale a alternativa correta sobre as normas previstas no código civil brasileiro sobre a sociedade em conta de participação.
 (E) O contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade. Artigo 993 do CC
CASO CONCRETO: Klein e Calvin formaram uma sociedade limitada que conta comvárias lojas de roupas íntimas nos principais Shoppings Centers do Brasil. Em razão de uma dívida, KC roupas Ltda tem uma sentença contra si no valor de R$ 500.000,00. Você é procurado(a) na condição de advogado(a) por Klein que está muito preocupado como poderá citada decisão judicial atingir seu patrimônio pessoal. Oriente a seu cliente respondendo as questões abaixo JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) Como os sócios Klein e Calvin repodem por dívidas sociais (limitada ou ilimitadamente)?
Todos os sócios de sociedades limitadas (1052-1087), tem responsabilidade ?restrita? ao valor de suas quotas, ou seja, respondem limitadamente ao valor de suas participações da sociedade conforme artigo 1052 do CC.
B) Em razão do ?tipo? societário acima escolhido, haverá solidariedade entre os sócios?
Inobstante as responsabilidades dos sócios sejam limitadas, todos são solidários pelo ?valor integral? do capital social, conforme prevê o mesmo artigo 1052 do CC.
C) Na hipótese de ocorrer cessão de quotas de Klein para um terceiro, Armani, como ficam as responsabilidades de ambos pelas obrigações de KC Ltda anteriores a cessão?
O cessionário Armani responde por todas as obrigações já existentes, ficando Klein, cedente, solidariamente responsável pelo prazo de até 02 (dois) anos contados da averbação da cessão no registro próprio na forma do P.Ú. do artigo 1003 do CC
D) Cientes de que KC Roupas Ltda está devidamente registrada, trata-se de uma Sociedade Limitada Personificada, como responde ?KC? por suas obrigações (Limitadamente ou Ilimitadamente)?
Responde Ilimitadamente, pois toda e qualquer sociedade, sempre responde Ilimitadamente por SUAS obrigações, quem terá responsabilidade limitada serão os sócios desta sociedade
QUESTÃO OBJETIVA: Adriana e Débora eram sócias numa sociedade limitada. Sem prévia audiência dos demais sócios, Adriana alienou à Débora a totalidade das quotas de que era titular. Nesse caso, considerando que o contrato social era omisso quanto à cessão de quotas, a alienação realizada é:
 (D) válida, não podendo ser impedida pelos demais sócios; Artigo 1057 do CC
CASO CONCRETO : Orlando e Regina tencionam constituir uma sociedade limitada para confecção de enfeites para festas. Orlando dispõe de R$ 150.000,00 e Regina pretende participar no Capital da Sociedade com um imóvel de sua propriedade no mesmo valor. Constituída a sociedade nos moldes pretendidos, OR Festas Ltda é intimada pelo juízo da vara cível da comarca em razão de decisão judicial em primeira instancia que importa no perdimento do imóvel integralizado por Regina. Diante do caso apresentado, responda e JUSTIFIQUE:
A) De quem será a responsabilidade caso o imóvel integralizado na sociedade seja perdido pela decisão judicial?
Neste caso específico, a responsabilidade será exclusiva da sócia Regina pois, como transmitiu o domínio do imóvel a título de integralização do capital social, responde pela evicção, tudo nos moldes do artigo 1005 do CC.
B) Poderá Orlando ou Regina integralizar o capital social com prestação de serviços?
Não, por expressa vedação legal do §2º do artigo 1055 do CC
C) Considerando que OR Ltda contraia uma dívida e que o credor desta dívida consiga R$ 100.000,00 pelo imóvel da sociedade transmitido por Regina, quem será responsável pelos R$ 50.000,00 faltantes?
Neste caso serão solidariamente responsáveis tanto Regina como Orlando na forma do §1º do artigo 1055 do CC
QUESTÃO OBJETIVA: Pedro, sócio minoritário em uma Sociedade Limitada, integralizou R$10.000,00, sua parte do capital social, referente a 10% do capital social. Os demais sócios desta sociedade não integralizaram os 90% restantes do capital e a sociedade é devedora de quantia superior a R$ 100.000,00. Relativamente à responsabilidade de Pedro por esta dívida, uma vez que a sociedade não possui qualquer patrimônio, é correto afirmar que ele:
(A) é responsável solidário aos demais sócios, por regra, até o valor integral do capital social prometido, podendo regressar por este valor contra os sócios, caso venha a pagar.; Artigo 1052 do CC
CASO CONCRETO : Após juntarem uma boa grana cada um, Paulo, Jonatas e Roberto decidiram abrir uma sociedade que tem como objeto social a venda de motocicletas importadas, devendo a mesma ser uma sociedade limitada. Como não tem experiência em gestão de negócios e não entenderem nada de administração de sociedade, desejam colocar como administrador, o padrinho de um deles, Guerra, que não vai integrar o quadro associativo de PJR Import Motocycles Ltda. Para tanto, procuraram você, advogado(a) no ramo do direito societário, para obterem todas as informações sobre esta nova empreitada. 
Diante disto, responda de forma JUSTIFICADA as seguintes questões: Existe a possibilidade de determinada pessoa que não seja sócio ocupar o cargo de administrador em uma sociedade limitada?. Diante do caso apresentado, responda e JUSTIFIQUE:
A) Existe a possibilidade de Guerra, que não será sócio, ocupar o cargo de administrador nesta sociedade limitada?
Sim, pois na sociedade limitada o administrador não precisa ser sócio, por previsão contida no artigo 1061 do CC. 
 B) Onde será designado quem será o administrador desta sociedade?
No contrato social ou em ato separado na forma do artigo 1060 do CC.
C) Na hipótese de omissão no contrato social e ausência de ato em separado, quem irá administrar PJR Ltda?
Neste caso, serão todos os sócios, Paulo, Jonatas e Roberto, ?separadamente?, ou seja, cada um dos sócios vai poder assinar sozinho pela sociedade, pois assim prevê o artigo 1013 do CC, sendo certo que Guerra não poderá administrá-la
QUESTÃO OBJETIVA: No que se refere à administração da sociedade limitada, é CORRETO afirmar que:
 (B) Tratando-se de sócio nomeado administrador no contrato, sua destituição somente se opera pela aprovação de titulares de quotas correspondentes, no mínimo, a dois terços do capital social, salvo disposição contratual diversa; Artigo 1063, §1º do CC 
CASO CONCRETO Rose e Isaac, mãe e filho, ingressaram na sociedade NXZ games Ltda, mega sociedade do ramo de jogos eletrônicos. Nilcéia, Sandra e Ruth, já faziam parte da sociedade e foram determinantes no ingresso dos novos sócios. Em razão do termino do mandato, Flávio, administrador não sócio da NXZ, convoca todos os 10 sócios para deliberar sobre a manutenção de Flávio como administrador por outro mandato anual, ou sua substituição. Diante do caso apresentado, responda e JUSTIFIQUE:
A) A deliberação para manutenção de Flávio ou sua substituição será por reunião ou assembleia?
Como a sociedade NXZ Ltda é constituída por 10 (dez) sócios, poderá ser tanto por reunião como por assembleia, conforme dispõe o artigo 1072 do CC. 
B) Em razão da resposta anterior, estaríamos diante da mesma situação caso houvesse mais um sócio na NXZ?
Não, neste caso por ser constituída por mais de 10 sócios, 11, como diz a questão, a deliberação obrigatoriamente deveria ser feita por assembleia, em razão de expressa determinação legal do §1º do artigo 1072 do CC.
QUESTÃO OBJETIVA: Considere que um advogado tenha sido contratado para elaborar contrato social para constituição de sociedade limitada composta por 11 sócios e que, entre as diversas cláusulas contratuais, esse advogado tenha incluído as disposições transcritas nas opções a seguir. Com base na legislação de regência, assinale a opção que contenha cláusula contratual lícita:
(C) As obrigações dos sócios começam 60 dias após a assinatura do presente contrato social.; Artigo 1001 do CC 
CASO CONCRETO Davi e Maria Luísa pretendem constituir uma sociedade para explorar a comercialização de fast food de comida japonesa. Em seu planejamento, os futuros sócios pensam em abrir sua primeira loja em Florianópolis e depois comercializar franquias em todo o território nacional. Você é procurado(a) na condição de advogado(a) por Mª Luísa e Davi que estão preocupados em impedir, ou minimizar, que futuros insucessos possam atingir seus patrimônios pessoais, sendo certo que querem que suas responsabilidadessejam limitadas as suas participações na sociedade, e, em nenhuma hipótese querem ser solidários pela integralização do capital social Oriente seus clientes respondendo as questões abaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) Qual tipo de sociedade você indicaria?
Não, a sociedade deverá se submeter ao procedimento de transformação no qual ?uma sociedade passa, independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro?, logo, sem a necessidade de ser extinta, artigo 220 da Lei 6.404/76. 
B) Em razão do ?tipo? societário acima escolhido, haverá solidariedade entre os sócios?
Incorporação artigo 227; 
Fusão artigo 228; 
Cisão artigo 229, todos da LSA 
C) Cientes de que a sociedade entre Davi e Maria Luísa seja constituída e devidamente registrada, será uma Sociedade Personificada, logo, como responderá esta sociedade por suas obrigações (Limitadamente ou Ilimitadamente)?
Incisos I e II do artigo 219 da LSAº
QUESTÃO OBJETIVA: Em relação as sociedades anônimas, é correto afirmar que:
 (C) é designada por firma acompanhada da expressão ?Limitada? ou ?Ltda.?; Artigo 227 da Lei 6.404/76, LSA
CASO CONCRETO : Rosa e Fernanda constituíram a sociedade ROFE importação & exportação S/A, restando determinado no estatuto social que as ações e demais valores mobiliários desta sociedade não seriam colocados no Mercado de Valores Mobiliários, MVM. Em razão de novos contratos no Mercado Comum Europeu, a sociedade tem alcançado uma considerável pujança frente a seus concorrentes diretos, requerendo por parte das sócias um maior investimento na sociedade. Em razão da proeminente necessidade de mais capital, Rosa propõe a Fernanda que cada uma das sócias injete R$ 3.000.000,00 na ROFE S/A, todavia, embora Fernanda esteja ciente da real necessidade do acréscimo do capital da sociedade, não tem condições de aportar tal quantia. Considerando as informações trazidas, oriente suas clientes respondendo as questões abaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) ROFE importação & exportação S/A é uma companhia de capital aberto ou fechado?
Trata-se de companhia fechada, pois não admite que seus valores mobiliários sejam negociados no MVM, em conformidade ao artigo 4º da Lei 6.404/76. 
B) Em que consiste o IPO (initial public offering) no direito societário?
O IPO é, basicamente, a abertura de capital da empresa. Isso significa que, pela primeira vez, ela estará distribuindo ações em uma bolsa de valores, permitindo a acionistas adquirir partes consideráveis da companhia. 
C) Qual a autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que ROFE S/A deverá obter o registro de seus valores mobiliários se pretender buscar dinheiro no mercado, como a bolsa de valores, por exemplo?
 CVM, Comissão de Valores Mobiliários, Lei 6.385/76. 
D) O que é necessário para uma companhia aberta fechar seu capital?
§§ 4º e 5º do artigo 4º da LSA
QUESTÃO OBJETIVA: Em relação as sociedades anônimas, é correto afirmar que:
 (B) é considerada empresária, independentemente do objeto; Artigo 982, parágrafo único do CC ou artigo 2º da Lei 6.404/76, LSA
CASO CONCRETO: Matheus pretendendo constituir uma sociedade anônima para explorar diversos ramos da química, inclusive de cosméticos e medicamentos, procura você na condição de advogado(a) para lhe orientar quais são as fases de constituição de uma companhia, pois pretende se organizar com a finalidade de oferecer a conhecidos seu projeto, todavia precisa saber quanto a valores e questões cronológicas de cada etapa. Oriente a Matheus respondendo as questões abaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) Quais são os requisitos preliminares de constituição de uma sociedade anônima?
Os previstos no artigo 80 da Lei 6.404/76. 
B) Qual o prazo legal para que seja constituída a companhia a partir do depósito e qual a consequência da perda deste prazo?
O prazo é de 6 meses da data do depósito sob pena de ficar sem efeito a constituição da mesma, conforme prevê o artigo 81, P.Ú. da 6.404/76 
C) Como se diferenciam as constituições por subscrição no caso da companhia aberta e da companhia fechada?
Cia aberta constituição por subscrição pública (artigo 82 da LSA), e na Cia. fechada constituição por subscrição particular (artigo 88 da LSA)
QUESTÃO OBJETIVA: A sociedade anônima, no que se refere à subscrição do capital social, poderá ser constituída::
 (E) por subscrição pública ou por subscrição particular. Artigo 82 e 88 da Lei 6.404/76, LSA
CASO CONCRETO : Ricardo, Lilian e Renato são irmãos e pertencem a Companhia RLR refeições veganas, sociedade anônima de capital aberto. Ricardo tem 40% das ações da companhia, todas ordinárias, já Lilian tem 35% de ações preferenciais sem direito a voto, enquanto Renato é titular de 25% das ações da Cia RLR, sendo 15% preferenciais com limitação ao exercício do direito a voto e 10% ordinárias. Considerando as informações trazidas, responda as questões abaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) A distribuição das espécies de ações está de acordo com o que determina a lei? 
Sim, conforme artigo 15 §2º da Lei 6.404/76. 
B) Quais são os sócios que tem direito a voto na Cia RLR?
Ricardo e Renato por terem ações ordinárias, conforme prevê o artigo 110 da 6.404/76 
C) Quais ações da Cia RLR poderiam ter uma ou mais classes?
As ações preferenciais de Lilian e Renato, artigo 11 §1º
QUESTÃO OBJETIVA: É correto afirmar que, nas sociedades anônimas:
 (C) o valor nominal será o mesmo para todas as ações. Artigo 11 §2º da Lei 6.404/76, LSA 
CASO CONCRETO: Túlio se reúne com seus sócios para expor algumas ideias com a finalidade de superar a crise econômico-financeira pela qual passa a sociedade a que pertencem, TECA Seguros S/A. Entre as várias opções, entenderam os sócios que as únicas viáveis seriam pegar empréstimo junto à instituições financeiras, admitir novos sócios na sociedade ou emitir debentures junto ao mercado de valores mobiliários. Na primeira opção existe a dificuldade em razão da alta taxa de remuneração dos juros, além dos prazos para pagamento serem muito curtos. Já em relação a admissão de novos sócios, haveria a diminuição da participação de cada sócio já existente na sociedade. Decidiram por unanimidade em oferecer debentures ao mercado e, assim, não terão mais sócios ingressando em TECA S/A, a remuneração do dinheiro que ingressar será bem menor que as praticadas pelo mercado financeiro e terão um prazo bem mais razoável para quitar os valores recebidos. Considerando as informações trazidas, responda as questões abaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
A) Qual o conceito e finalidade da debênture?
Artigo 52 da Lei 6.404/76. 
B) As debêntures podem ser emitidas por companhias fechadas? 
Sim, apenas não poderão ser negociadas no MVM e sim diretamente entre os sócios e os interessados (mão a mão).
C) Nas debêntures conversíveis em ações, poderá o acionista exigir que lhe seja dada preferência na aquisição das debêntures na forma do artigo 171 da LSA?
Sim, na forma do §3º do artigo 171 da LSAº
QUESTÃO OBJETIVA: De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao título negociável emitido por sociedades por ações, que confere aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, o direito de subscrever ações do capital social da companhia dentro do limite de capital autorizado no estatuto:
 (E) Bônus de subscrição. Artigo 75 da Lei 6.404/76, LSA
CASO CONCRETO: A Sorin & Cia é uma Sociedade em Nome Coletivo. Dado o sucesso de seu empreendimento, os sócios resolvem de forma unânime, após reunião, se transformar em uma Sociedade Anônima. Diante de suas pretensões, procuraram você, advogado(a) no ramo do direito societário, para obterem todas as informações sobre esta nova empreitada, pois, para alguns sócios, os mais antigos, acreditam que para tanto a mesma tenha que se extinguir e, só então constituir o novo tipo societário, enquanto que para outros sócios, a Sorin poderá ser transformada automaticamente em sociedade anônima?. Considerando as informações trazidas, responda as questõesabaixo, JUSTIFICANDO cada uma delas:
Haverá a necessidade de extinção da Sorin & Cia. para surgimento do novo tipo societário?
Indicaria que adotassem a sociedade anônima, uma vez que neste tipo societário os sócios tem responsabilidade ?restrita? ao preço de emissão das ações adquiridas ou subscritas, ou seja, respondem limitadamente ao valor de suas participações da sociedade conforme artigo 1º da Lei 6.404/76 ou do artigo 1088 do CC.
B) Diferencie incorporação, fusão e cisão da sociedade anônima? 
Como já respondido, as responsabilidades dos sócios são limitadas ao valor de suas ações, e, no caso das SAs, não são solidários pelo ?valor integral? do capital social, conforme prevê o mesmo artigo 1º da Lei 6.404/76 ou do artigo 1088 do CC
C) Quais as hipóteses de extinção das sociedades anônimas?
Responde Ilimitadamente, pois toda e qualquer sociedade, sempre responde Ilimitadamente por SUAS obrigações, quem terá responsabilidade limitada serão os sócios desta sociedade.
QUESTÃO OBJETIVA: A operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, é a definição de qual dos institutos abaixo indicados:
(B) Transformação. Artigo 982, parágrafo único do CC ou artigo 2º da Lei 6.404/76, LSA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes