A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL PEDAGOGIA HOSPITALAR UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL PEDAGOGIA HOSPITALAR 
Questão 1. “Atualmente, a Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque da atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos funciona em parceria entre Hospital, universidade [...] e a instituição escolar de onde o paciente é oriundo”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre questões de terminologia, assinale a alternativa que menciona a denominação para a escolarização hospitalar conforme o Ministério da Educação (MEC).
Sala de aula
Escola- hospital
Pedagogia no hospital
Aula-hospital
Classe hospitalar
Questão 2. “Identidade de ser criança é, muitas vezes, diluída numa situação de internação, em que a criança se vê numa realidade diferente da sua vida cotidiana. O papel de ser criança é sufocado pelas rotinas e práticas hospitalares, que tratam a criança como paciente". 
 Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre o respaldo legal para a escola no hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente o direito adquirido por meio do Artigo 13 da resolução CNE/CEB nº 02/2001. 
A) Direito a escolaridade das crianças doentes.
B) Possibilidade de escolarização, a ser decidida pelo estabelecimento hospitalar.
C) Direito a interromper os estudos tendo em vista o tratamento.
D) Direito à escolarização parcial em hospital, desde que faça avaliação em instituição de ensino regular.
E) Possibilidade de formação de grupos de estudo no ambiente hospitalar ou via EaD.
Questão 3. "O importante é perceber a criança e seus familiares como seres pensantes que, quando chegam ao hospital, já trazem Histórias de Vida, conhecimentos prévios sobre o que é saúde, doença, e sobre sua ação nessa dinâmica".
 Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, sobre as possibilidades de sucesso da escolarização no ambiente escolar, assinale a alternativa que menciona corretamente qual é o caminho para que essa prática seja efetiva.
A) Os resultados de sucesso no processo educativo estão relacionados primordialmente a condição ambiental proposta pela Escola hospital.
B) O principal fator para o sucesso é o empenho da família para aprendizagem do educando.
C) A natureza da doença do escolar hospitalizado e a forma de tratamento é que vão determinar o sucesso da aprendizagem.
D) Os resultados obtidos na ação pedagógica hospitalar derivam de uma ação conjunta e de atenção integral entre família do escolar hospitalizado e as escolas de origem e hospitalar.
E) O sucesso da ação pedagógica hospitalar depende sobretudo do planejamento do professor.
Questão 4. “A aprendizagem só ocorre se está adequada aos interesses da criança, e todo interesse nasce de uma necessidade. No hospital, a aprendizagem significativa está em conhecer e desvelar o contexto em que a criança se situa, valorizando seus desejos, suas fantasias e suas ações, quase sempre desprezados num processo de internação hospitalar”.
 Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia e escolarização no hospital, sobre as diversas ações pelas quais a pedagogia hospitalar e apresenta, assinale a alternativa que menciona corretamente qual é a relação entre aprendizagem e tempo de hospitalização.
A) A preocupação com a aprendizagem cresce à medida que o tempo da hospitalização se estende.
B) A ação pedagógica deve se basear no fato de que a escolarização efetiva só pode se dar fora do ambiente hospitalar.
C) O tempo de internamento não deve ser uma preocupação, já que não se faz diferença se a internação é curta ou longa.
D) Internamentos curtos não pedem adaptação e flexibilização, ao contrário dos tratamentos longos.
E) Casos de internamento de queimados e cancerígenos não permitem seguir com desenvolvimento escolar.
Questão 5. “[...] A relação pedagógica é sempre dialógica, e a escuta pedagógica faz se presente quando Cley quis compartilhar com a professora as marcas de sua dor, ao contar como ficou doente, quase morreu e foi parar ali”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia e escolarização no hospital sobre os três tipos de intercorrências que interferem na prática das aulas, assinale a única que pode ser considerada uma intercorrência ambiental:
A) Afastamento dos pais.
B) Posições incômodas em que o escolar precisa ficar.
C) Cheiro característico da Pediatria de Queimados.
D) Alta de outras crianças.
E) Trauma causado pela deformidade.
Questão 6. “[...] O trabalho do professor é ensinar, não há dúvida, mas isso será feito tendo-se em vista o objetivo maior: a recuperação da saúde, pela qual trabalham todos os profissionais de um hospital”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia escolarização no hospital, sobre o agir pedagógico no Hospital, assinale as assertivas e Marque V para verdadeiras e f para falsas.
I. A presença da sensibilidade docente é primordial.
II. É essencial que o agir pedagógico Estabeleça as necessárias diferenças entre o ambiente educativo e do tratamento de saúde.
III. A sensibilidade deve ir além da formação docente.
IV. O agir pedagógico no ambiente hospitalar exige um novo olhar por parte do profissional da Educação.
B) V - F - V – V
Questão 7. “[...] [É fundamental] a presença de professores em hospitais para a escolarização das crianças e jovens internados segundo os moldes da escola regular, contribuindo para a diminuição do fracasso escolar e dos elevados índices de evasão e repetência que acometem frequentemente essa clientela em nosso país”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia e escolarização no hospital, quanto ao planejamento do profissional atuante na educação hospitalar, assinale a alternativa que menciona qual deve ser a principal preocupação neste momento:
A) Adequar o planejamento à proposta da educação hospitalar, respeitando a diversidade dos escolares hospitalizados.
B) Possibilitar ao máximo uma escolarização que não difira daquela que ocorre fora dos hospitais.
C) Promover o diálogo e conscientização entre o escolar hospitalizado e a equipe de saúde.
D) Ser criterioso o suficiente para não flexibilizar demais o ensino dos conteúdos necessários.
Questão 8. “A atuação do professor deve proporcionar uma articulação significativa entre o saber do cotidiano do paciente e o saber científico do médico, sempre respeitando as diferenças que existem entre ambos dos saberes”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia e escolarização no hospital, para que exista elaboração de um planejamento crítico por parte do professor na escola hospitalar, ele deve:
A) Ser autorreflexivo quanto as suas práticas pedagógicas.
B) Promover o diálogo sem enfatizar reflexão demasiada do aluno.
C) Abster-se da responsabilidade conteudista.
D) Ter pleno domínio do conteúdo e aplicabilidade de diferentes práticas metodológicas.
E) Aplicar conteúdos lúdicos, não de registro.
Questão 9. “[...] Neste momento histórico da pedagogia, começam a ser quebrados antigos paradigmas sobre o perfil de formação e atuação do pedagogo, e começa a surgir o novo pedagogo como nova práxis educativa a partir de novas perspectivas formativas que fornecem o enfrentamento corajoso do renascimento dessa profissão”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base pedagogia e escolarização no hospital, pode-se afirmar que há saberes essenciais para a prática pedagógica no ambiente hospitalar. Quanto a esses saberes, assinale a alternativa que indica três competências e/ou habilidades do professor da classe hospitalar.
A) Conhecimento da primeira infância, higiene e alimentação.
B) Planejamento, conteúdo e noções médicas.
C) Conhecimento sobre observação, registro de comportamento do aluno e planejamento.
D) Qualificação do trabalho docente, formação continuada