Buscar

PARECER DESCRITIVO FINAL educaçao infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARECER DESCRITIVO FINAL
DEFINIÇÕES DE CONCEITOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
( x ) Construção Satisfatória 
( ) Construção Parcial 
( ) Em construção
É uma aluna capaz, participa com entusiasmo e responsabilidade de todas as atividades propostas. Demonstra bastante interesse em aprender uma vez que, é sempre dedicada e atenciosa com as tarefas. Gosta de ser desafiada, pois tem confiança em sua capacidade, é prestativa e sempre gosta de ajudar. Possui instinto de liderança nato e sempre ajuda na organização de atividades, inclusive de apresentações a ser realizadas. 
A aluna apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula, quanto nas atividades recreativas realizadas no pátio da escola. Permanece tranquila, estabelecendo relações de amizade com naturalidade e frequência, travando diálogos e expressando sentimentos, convivendo com todos de forma harmônica. É extremamente independente e realiza todas as atividades sem apresentar dificuldades. Possui ótima assimilação e fixação de conteúdos.
 Lê imagens e relata histórias, tem sequência lógica, constrói frases e pequenos textos oralmente, mostrando-se criativa. Participa com entusiasmo, questionando sempre que se faz necessário. Demonstra interesse nos temas abordados, participa expondo sua opinião de forma sempre coerente com o que está sendo passado. O desenvolvimento da linguagem oral e da articulação das palavras esta bem desenvolvida e vem sendo ampliada com músicas, reconto de historias e fichas ilustradas, além de jogos diversos. Responde a perguntas feitas e reconta histórias com facilidade e articulação dos fatos.
Em situações de escrita a aluna escreve de forma espontânea. Sua leitura e escrita evoluíram significativamente, seus conflitos são em torno de representação sonora uma vez que as escreve garantindo geralmente apenas uma letra representativa por sílaba. Apresenta um desenvolvimento pleno e satisfatório, uma vez que amplia gradativamente as possibilidades de aprendizagem em todos os campos, já que demonstra muita atenção, disciplina e envolvimento na realização de todas as atividades solicitadas. É autônoma e segura para realizar as tarefas propostas, não necessitando da ajuda do professor nos conceitos que já conhece.
Em matemática, identifica, relaciona e grafa numerais, sabe organizá-los em ordem crescente necessitando de intervenção apenas em números maiores que 20, assim também acontece na escrita numérica, apresenta bom raciocínio logico, já que reflete a cerca de situações problema resolvendo-as de forma rápida e pratica. É bastante concentrada nos momentos destinados às atividades individuais, fazendo-as com zelo e capricho. Demonstra muito interesse na realização das tarefas propostas e consegue manter-se atenta durante a maior parte da realização das mesmas.
Durante o ano foram desenvolvidos vários trabalhos pensando sempre na aprendizagem das crianças. Os projetos de animais e sua locomoção e o projeto cultural (canções) , onde foram trabalhados textos focando os trabalhos de leitura e escrita. As sequencias (nome próprio e alfabeto) e sequências trabalhando textos que eles sabem de memória (parlendas, quadrinhas), contribuíram para aprendizagens singulares garantindo assim a apropriação e aquisição em linguagem. Além da sequencia de musicalidade onde as crianças puderam construir instrumentos com material reciclado além de conhecer e perceber ritmo, sons e suas variações. Nas aulas de artes foram trabalhadas atividades encadeadas visando aprimorar o fazer artístico através de desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem.
Desloca-se no espaço sem ajuda, com independência. Respeita as regras nos jogos e brincadeiras. Apresenta equilíbrio e boa coordenação motora. Apresenta interesse em brincar com bolas, cordas, brinquedos, no parque e principalmente ao ar livre. Gosta de brincadeiras em grupo. Demonstra gosto pelas atividades motoras, seus movimentos são ágeis e harmoniosos, evidencia boa motricidade ampla, saltando, correndo e pulando de forma equilibrada.
Interessa-se por ouvir diferentes canções. Se expressa musicalmente por meio da voz, do corpo ou de materiais sonoros. Movimenta-se ao som de músicas variadas de acordo com o ritmo.
Interessa-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas apresentadas pela professora. Conhece as cores. Respeita as próprias produções e as dos colegas. Apresenta gosto pelo desenho, gosta de pintar, recortar e colar. Ampliou e valorizou a própria produção. Em nossas atividades gráficas, faz uso correto do lápis, da tesoura, evidenciando um bom aprimoramento da motricidade fina. Pinta preenchendo e respeitando o espaço da figura. Vem mostrando interesse pelo uso da tesoura, esforça-se para recortar e já consegue fazer sem cortar a figura, destacando apenas seu contorno.
Demonstra muita vontade em aprender, percebo que existe muito empenho e dedicação por parte da família, já que apresenta sempre pontualidade nas atividades propostas para casa, realizando-as da melhor forma possível. Também existe um investimento em leitura visto que, sempre compartilha livros e leituras com os colegas em classe. O acompanhamento por parte da família proporciona um desenvolvimento ímpar á aprendizagem da criança e isso é percebido em todas as suas atitudes, contribuindo assim para a sua formação plena.

Outros materiais