Buscar

Estudo de caso do world trade center

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luciana Viana Pereira RA:21306302
Estudo de caso do world trade center
1. Resuma os problemas empresarias e tecnológicos criados pelo ataque de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.
- Todo o sistema de comunicação foi danificado, houve uma grande perda de pessoal, perda de equipamentos, instalações telefônicas foram destruídas, perda de espaço físico, perda de dados.
2. Quão bem preparadas estavam as empresas descritas nesse caso para os problemas resultantes do desastre? 
- Não é possível afirmar que as empresas estavam preparadas para os para problemas de tamanha proporção, porem pode se notar que as mesmas tiveram condições de voltar a funcionar em tempo reduzido após o desastre, pois muitas possuíam sistemas de backup como o COLD SITE ou HOT SITE, que possibilitaram, mesmo com a limitação de cada um, a recuperação parcial ou total de dados perdidos.
3. Compare as reações da Nasdaq e do Bank of New York ao 11 de setembro. Quais fatores de administração, organização e tecnologia afetaram suas recuperações pós-desastre? 
- NASDAQ: Utilizava um sistema de alto grau de redundância, além de realizar constantes simulações de gerenciamento no caso de crises. Todos os gerentes possuíam dois celulares, todos os funcionários portando um cartão com o número de uma linha de emergência. Tinha relacionamento mais próximo com a Worldcom, sua provedora de telecomunicações. Possuía três sedes administrativas dispersas, caso perdesse uma ainda restariam duas. Possuía vasta rede com mais de mil estações de trabalho, conectadas. 
- Bank of New York: Operações concentradas na sede, arranjos em casos de emergência para reverter o processamento por computadores para centrais fora de Nova York não haviam sido realizados, perda da estação de comutação (não possuía banco de clientes em outra estação).
4. Havia alguns problemas de segurança que as empresas deixaram de prever quando ocorreram os ataques ao WTC? Como elas atacam os problemas?
- O uso do HOT SITE e do COLD SITE, além de auxílio de empresas de recuperação.
5. Explique algumas providencias eficientes que não estavam nos planos pós-desastre e se deveram a respostas criativas da administração.
- Avaliação da questão do pessoal e localização rápida de funcionários que também descobriu os que estavam sumidos. (Sistema de localização de executivos – nome e número de telefones). Avalição das perdas físicas e procura de escritórios para seus funcionários operarem (alguns cedidos por empresas de recuperação). Realização de vários testes para garantir a efetividade do sistema. (Retorno rápido as atividades). 
6. Escolha uma importante empresa financeira e descreva brevemente suas operações. Em seguida, esboce um plano de segurança para ela.
- Banco Barinsul: Instituição de crédito caracterizada pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à vista, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações ativas de curto, médio e longo prazos, podendo estas serem de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos. Plano de Segurança: Instalar uma ou mais sedes administrativas em lugares distintos, realizar um backup diária de todas as informações inclusive do banco clientes, adotar tanto um sistema de HOT SITE como um de COLD SITE, realizar periodicamente simulações de gerenciamento no caso de crise.

Outros materiais