Buscar

avaliação prova I (redação) Multiculturalismo UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Um importante conceito para compreender a constituição dos países e nações foi elaborado pelo historiador britânico Eric Hobsbawn. Trata-se da noção de "tradições inventadas". Escreva uma redação com o tema: O SURGIMENTO DAS NAÇÕES ATRAVÉS DO CONCEITO DE "TRADIÇÕES INVENTADAS".
Resposta Esperada:
- Segundo Hobsbawm, as nações são entidades historicamente novas, fingindo terem existido durante muito tempo. As fronteiras convencionais presentes nos livros didáticos resultam de decisões políticas e demarcações intelectuais. 
- A tradição inventada em torno das nações tem como propulsor de seu movimento um conjunto de práticas reguladas por regras escritas ou não de natureza ritual ou simbólica. Buscam apresentar continuidade artificial com relação ao passado através da repetição. 
- Elas são, em essência, conservadoras, contrárias a inovações, presas a símbolos, linguagens, rituais, dentre outros. A invenção das tradições é um processo de formalização e ritualização. 
- Elas legitimam as práticas coletivas, mas, toda tradição surgiu em algum lugar do passado, sendo possível de ser alterada em algum futuro.

Outros materiais