Buscar

avaliação prova final (discursiva) Multiculturalismo UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A América Latina é uma parte considerável do continente americano, cuja diversidade cultural é variada, porém, pouco conhecida em nosso país. Nesse subcontinente, povos originais, colonizadores, escravos e imigrantes construíram um grande território multicultural. Disserte sobre as políticas multiculturais na Colômbia.
Resposta Esperada:
- A Colômbia possui uma história de colonização europeia. 
- A população desse país é composta por descendentes de europeus, indígenas e negros. 
- As suas políticas multiculturais foram iniciadas na década de 1990, quando a Constituição colombiana de 1991 definiu o país como multicultural e multiétnico, dando os primeiros passos para o reconhecimento desses grupos. 
- A Constituição de 1991 referia-se, principalmente, às populações indígenas. Em 1993, os negros e suas populações tradicionais foram incluídas nesta lei. 
- Isso estimulou a luta e a organização dos movimentos indígena e negro.
2.Uma forma de perceber a experiência identitária dos gregos antigos é através da noção de etnicidade. Apesar de ser um conceito atual, pode ser utilizado para investigações de povos históricos. Disserte sobre o conceito de etnicidade.
Resposta Esperada:
- A reflexão sobre etnicidade envolve outros dois conceitos: de etnia e de grupo étnico. 
- A etnicidade é um conceito de organização social que permite definir e delimitar fronteiras e relações sociais especificas com outros grupos. 
- A etnicidade organiza e define o tipo de relações sociais entre os diversos grupos, a partir de elementos de contraste, isto é, em termos de ?nós? e ?outros?. 
- O grupo étnico, neste sentido, um modelo de organização social e de fixar uma identidade relacional em termos de diferença. As fronteiras étnicas falam tanto sobre o grupo central quanto os demais grupos envolvidos nas relações sociais. 
- Num grupo étnico, importam mais as fronteiras do que, necessariamente, os traços étnicos, que estão sempre em movimento. Trata-se de um jogo contraditório, de confronto, diferenciação e contraste, mas, também, um jogo de dominação e subordinação. As fronteiras étnicas dependem de contextos e relações de força, que se tornam visíveis nas relações sociais.

Continue navegando