AVALIAÇÃO PARCIAL ECA
5 pág.

AVALIAÇÃO PARCIAL ECA


DisciplinaEca1.205 materiais2.012 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
		
	
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602322793)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Direito da Criança e do Adolescente baseia-se em fontes mediatas e imediatas, assim, com base no conteúdo estudado na nossa disciplina, indique a natureza jurídica desse direito.
		
	
	Direito Internacional; 
	
	Direito Natural; 
	
	Direito Público; 
	
	Direito Administrativo; 
	
	Direito Civil; 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605042353)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece:
		
	
	O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, disponível e prescritível, não podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros.
	
	A guarda e a tutela conferem à criança ou adolescente em relação aos seus responsáveis a condição de dependente, vedada contudo, a percepção de benefícios previdenciários.
	
	É proibido, em qualquer caso, trabalho a menores de dezesseis anos de idade.
	
	Considera-se criança a pessoa até quatorze anos de idade completos, e adolescente aquela entre quatorze anos e um dia e dezoito anos de idade completos.
	
	O direito à liberdade da criança e do adolescente compreende, além de outros aspectos, a crença e culto religioso e participar da vida política, na forma da lei.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602225380)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz - Adaptada: Sobre os direitos da criança previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmativas que se seguem: I) Na interpretação do Estatuto da Criança e do Adolescente serão levados em conta os fins sociais a que ele se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. II) É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado. III) A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. IV) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; e, nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos, serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. V) O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade. Estão CORRETAS: 
		
	
	Apenas as afirmativas I e III.
	
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	Apenas as afirmativas I e II.
	
	Apenas as afirmativas III e V.
	
	Todas as afirmativas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602315511)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre o Acolhimento Institucional no Direito da Criança e do Adolescente, assinale a única alternativa que NÃO se enquadra como característica deste tipo de Acolhimento:
		
	
	Constitui uma das formas de privação de liberdade prevista pelo ECA. 
	
	Realizar-se-á no local mais próximo a residência dos pais ou responsável. 
	
	Requer reavaliação a cada seis meses. 
	
	Sua duração não deve exceder o prazo de dois anos, salvo em caso de prorrogação autorizada pela autoridade judiciária.
	
	Sua determinação é de competência exclusiva da autoridade judiciária, salvo em casos emergenciais. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201602225386)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	não pode ser deferida a avós, tios, ou irmãos do adotando, salvo se comprovado por estudo técnico que a medida atende aos melhores interesses da criança ou do adolescente. 
	
	é considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante seja residente ou domiciliado fora do Brasil. 
	
	atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, inclusive os impedimentos matrimoniais e a obrigação alimentar.
	
	pode ser feita por procuração, desde que garantido o estágio de convivência na companhia pessoal do adotante. 
	
	pode ser deferida mesmo sem a anuência do adotando, desde que ele, ao tempo da sentença, não tenha completado 14 (quatorze) anos, idade a partir da qual sua concordância será sempre necessária. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602705402)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA no tocante ao previsto pelo ECA sobre este direito fundamental: Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Compete ao Estado garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 
	
	Não constitui expressamente dever do Estado assegurar a oferta de ensino noturno regular adequado às condições do adolescente trabalhador. 
	
	O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado. 
	
	Constitui dever do Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
	
	O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público não acarreta responsabilidade da autoridade competente. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603211321)
	Acerto: 1,0