Buscar

Ao observar a prática de ensino da professora em exercício ao realizar o estágio na educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ao observar a prática de ensino da professora em exercício ao realizar o estágio na educação infantil, vivenciei situações enriquecedoras em sala de aula e no ambiente escolar contribuindo para consolidar ainda mais meus conhecimentos adquiridos a partir dos referenciais teóricos , além da construção de inúmeros novos saberes . 
O RCNEI Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) serve de base para as escolas, além das orientações contidas no mesmo destacar a importância do incentivo e estimulação das crianças em expressar suas opiniões e ideias no seu próprio processo de aprendizagem . Sendo um período de extrema importância no desenvolvimento escolar da criança . 
 Pois o mesmo é uma fase de muitas novidades e brincadeiras , além de ser o tempo de várias descobertas e aprendizagem que a criança levara como bagagem para toda sua vida escolar. Tendo o professor papel fundamental nesse processo. Sendo assim o profissional deve estar em constante evolução no que diz respeito ao método de ensino adotado por ele, não ficando preso a currículos e materiais pré estabelecidos.
A professora por mim observada busca se reinventar e apresentar novos métodos para alcançar seu próprio objetivo como profissional, além de estimular em seus alunos a curiosidade em descobrir . Buscando também chegar aos alunos que apresentam alguma necessidade ou dificuldade durante o desenvolvimento da ação , levando a esses alunos uma diversidade maior de materiais atendendo suas necessidades . 
O processo de ação – reflexão – ação ,chamamos de práxis . É um ciclo da ação do professor em sala de aula, reflexão do mesmo sobre essa ação e a construção de novas ações .
As práxis devem ser desenvolvidas de maneira que o profissional não fique preso apenas nos matérias contidos nos currículos mais apresentem inovações. Ele deve reinventar sua pratica de ensino buscando compreender a realidade vivida pelos alunos, trazendo mais qualidade em sua forma de desenvolvimento afim de enriquecer ainda mais o processo de ensino e aprendizado desses alunos .

Outros materiais