Buscar

FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA

Prévia do material em texto

FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA.
Descreve a transferência e a utilização da energia em sistemas biológicos.
Moléculas ricas em energia como a glicose, são metabolizadas por uma série de reações de oxidação, levando por fim à produção de CO2 e H2O.
Metabolismo
Coenzimas
NAD: Nicotinamida adenina dinucleotídeo
FAD: Flavina adenina dinucleotídeo
NADH + H+ e FADH2 são coenzimas do estado reduzido ricas em energia.
NADH + H+ e FADH2 podem doar par de elétrons a grupo especializado de carreadores de elétrons, coletivamente denominado CADEIA TRANSPORTADORA DE ELETRÓNS.
ATP como carreador de energia
ATP é uma molécula de adenosina (adenina + ribose) a qual estão ligados 3 grupos fosfatos
ADP: 2 grupos fosfatos
AMP: 1 grupo fosfato
O ATP é denominado um composto fosfatado de alta energia.
À medida que os elétrons fluem na cadeia transportadora de elétrons (CTE), eles perdem muito da energia livre. Parte dessa energia pode ser captada e armazenada para a produção de ATP a partir de ADP e Pi. Esse processo é denominado FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA, o restante da energia é liberada na forma de calor.
MITOCÔNDRIA
A CTE localiza-se na membrana mitocondrial interna e é a via final comum pela qual os elétrons oriundos de diferentes combustíveis do organismo fluem para o oxigênio.
Matriz mitocondrial: Constituída por uma solução semelhante a um gel, 50% de proteínas, coenzimas NAD+ e FAD, ADP + Pi ( ATP, contém DNAmitocondrial e RNAmitocondrial.
Organização da Cadeia: Complexos enzimáticos I, II, III, IV e V.
Os complexos de I a IV são parte da CTE e o complexo V catalisa a síntese de ATP.
Os complexos de I a IV aceitam e doam elétrons, que são trocados entre esses complexos. Os elétrons se combinam no final com o oxigênio (O2) e com prótons (H+) formando água (H2O). Essa necessidade de O2 dá a CTE o nome de CADEIA RESPIRATÓRIA.
Ocorre liberação de energia livre durante o transporte de elétrons. A transferência de elétrons do NADH + H+ (forte doador de elétrons) ao O2 (forte aceptor de elétrons) é energeticamente favorecida, não resulta diretamente na síntese de ATP.
Complexo I: FMNH2 ( FMN (Flavina mononucleotídeo)
Complexo II: FAD ( FADH2 (Flavina adenina dinucleotídeo)
Complexo III: Cito b (citocromo)
Complexo IV: Cito a + a3 (citocromo)
Complexo V: ATP sintase
Complexo V, Bomba de Prótons ou ATP sintase: Os H+ são bombeados da matriz para o espaço intermembrana, isso forma um gradiente elétrico (H+ mais fora do que dentro), o gradiente de pH do lado de fora é mais baixo que a matriz. A energia gerada é suficiente para impulsionar a síntese de ATP. O ATP sintase utiliza a energia do gradiente de prótons gerado pela CTE. Os H+ voltam à matriz pelo complexo V ATP sintase ao mesmo tempo dissipando os gradientes elétricos e de pH.	
Resumo do Metabolismo energético mitocondrial
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes