Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere a passagem de texto a seguir: “Educação popular e educação [...] de adultos são temas que, para leigos e/ou desatentos, podem parecer idênticos. [...] No entanto, para educadores que se ocupam dessas modalidades, em que pese o fato de elas se assemelharem, inclusive em suas trajetórias históricas, não se trata do mesmo tipo de prática educativa e nem, necessariamente do ‘mesmo’ público”.
Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos referentes à Educação Popular e à Educação de Adultos, relacione corretamente os elementos a seguir às suas respectivas características:
( ) Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor desta educação.
( ) Foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores, articulando o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
( ) Passou a ser tratada como alfabetização e educação de base ao se reivindicar que ela tivesse menor duração do que aquela educação ofertada à população em idade adequada.
( ) Tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
A 2 – 1 – 1 – 2
B 2 – 1 – 2 – 1
C 1 – 1 – 2 – 2
D 2 – 2 – 1 – 1
E 1 – 2 – 2 – 1

Leia o fragmento de texto a seguir: "O Programa Alfabetização Solidária era um subprograma da Comunidade Solidária, estratégia do governo para a gestão das políticas públicas, que desenvolvia programas inovadores. No entanto, algumas das suas características inovadoras, tais como parcerias com empresas, duração dos módulos, mudança de alfabetizador após seis meses de desempenho, utilização de alfabetizadores leigos, entre outras, só podem ser entendidas se o Programa for considerado a partir do seu contexto histórico".
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre programas e projetos de EJA brasileiros, o Programa Alfabetização Solidária é caracterizado como:
I. Todo o trabalho que é desenvolvido com base em parcerias mantidas com o Ministério da Educação, empresas, pessoas físicas, organizações, governos municipais e estaduais, instituições de ensino superior e outras.
II. Aquele que visa sensibilizar a sociedade civil, bem como organismos governamentais, nacionais, internacionais, estrangeiros, bilaterais e multilaterais no sentido de criarem instrumentos que viabilizem programas educacionais para a promoção da qualidade de vida das famílias de baixa renda, objetivando o desenvolvimento sustentável.
III. Aquele que tem, entre os objetivos, manter convênios com entidades privadas de ensino, para proporcionar trabalhos de coordenação e alfabetização com o público escolar, especialmente para alunos com idade de 10 a 15 anos que ainda não foram alfabetizados.
A I, II e III
B II e III
C I e II
D I e III
E III

Leia o trecho de texto a seguir: "A oferta de EJA no Brasil vem sendo marcada historicamente pela presença de dois atores: o Estado e a sociedade civil. [...] A partir dos anos 1990, a prática das parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil recrudesceu, e passou a ser utilizada como estratégia em diferentes contextos e escalas".
Segundo os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, é correto afirmar que o programa de EJA destinado a jovens de 15 a 17 anos e que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional, é denominado:
A Programa Brasil Alfabetizado.
B Programa Alfabetização Solidária.
C Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
D Projovem Campo - Saberes da Terra.
E Projovem Integrado – Adolescente.

Leia o excerto de texto a seguir: A LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, no seu art. 37, que a “educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. §1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”.
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, analise as afirmativas a seguir:
I. A EJA se destina exclusivamente a pessoas analfabetas e que, necessariamente, concluíram a educação básica.
II. A EJA está geralmente atrelada à relação entre educação e trabalho.
III. Os sujeitos da EJA geralmente são trabalhadores ou jovens em busca do primeiro emprego.
IV. A história da EJA insere-se em um cenário econômico, social e político.
A II, III e IV
B I, III e IV
C II e III
D I, II e IV
E I e II

Leia o fragmento de texto a seguir: “O Programa Alfabetização Solidária [Alfasol] manifestava como objetivo reduzir os índices de analfabetismo do país, focalizando nos jovens de 12 a 18 anos. [...] Atuava mediante as chamadas ‘parcerias’: com empresas que custeavam metade dos gastos por aluno (a outra metade era coberta com fundos públicos, advindos do MEC); com universidades, que executavam as ações de alfabetização por meio de coordenadores e alfabetizadores que elas selecionavam e capacitavam; com os municípios, que eram responsáveis por questões operacionais (salas de aula, merenda, convocatórias).”
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os projetos do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos, vinculado ao Programa Alfabetização Solidária - Alfasol, relacione cada um dos projetos listados a seguir aos seus respectivos objetivos:
1. Projeto nacional.
2. Projeto grandes centros urbanos.
3. Projeto alfabetizados nas empresas.
( ) Objetiva reduzir o índice de analfabetismo in-company e promover o início ou retomada do processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores.
( ) Almeja oferecer curso de alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização que estão excluídos de políticas educacionais específicas.
( ) Objetiva identificar e atender a população com pouca ou nenhuma escolarização acima de 15 anos, moradora dos grandes centros urbanos e excluída das políticas públicas educacionais.
( ) Almeja voltar a ação para profissionais direta ou indiretamente ligados a empresas socialmente responsáveis e envolvidos na criação e ampliação de ações pertinentes ao crescimento profissional e pessoal de seu público.
A 1 – 2 – 3 – 1
B 2 – 1 – 2 – 3
C 3 – 1 – 2 – 3
D 2 – 3 – 1 – 1
E 3 – 2 – 3 – 2

Atente para a seguinte passagem de texto: “[A] Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. [...] [A] identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar”.
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas dizem respeito ao conteúdo da Resolução CNE/CEB Nº 1:
I. Esta Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos a serem obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura dos componentes curriculares do Ensino Superior.
II. A presente Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio.
III. Segundo esta Resolução, a Educação de Jovens e Adultos deve ocorrer mediante oferta e estrutura dos componentes curriculares de Ensino Fundamental e Médio dos cursos que se desenvolvem, predominantemente, por meio do ensino, à luz do caráter próprio desta modalidade de educação.
IV. Esta Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Superior nas etapas de Graduação e Pós-Graduação.
A I, II e IV
B I, II e III
C III e IV
D I e II
E II e III

Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, analise as asserções a seguir e identifique quais delas legitimam a oferta da EJA nos sistemas de ensino brasileiros segundo o que consta no Artigo 37 da LDBEN 9394/96.
Leia e analise as afirmativas a seguir:
A A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
B A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
C A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
D Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
E A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.

Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre as avaliações em cursos semipresenciais a distância destinados à EJA, é correto afirmar que:
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Os alunos devem ser avaliados em exames presenciais realizados em instituições credenciadas e autorizadas pelo poder público.
B Os alunos devem ser avaliados em exames a distância desde que em instituições autorizadas.
C Os alunos podem ser avaliados em qualquer modalidade, presencial ou a distância, em instituições privadas.
D Nessa modalidade, o exame é facultativo, serve apenas para inserir o aluno num ranking destinado à obtenção de bolsas.
E Nessa modalidade, o exame é obrigatório apenas para alunos interessados em bolsas de estudo.

De acordo com o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre as duas tendências teórico-metodológicas que marcam a formação e a prática na EJA no Brasil, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Agora, assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Uma concepção teórico-metodológica da EJA é marcada pela técnica de ensino em primeiro plano, pela preocupação instrumental e com a forma da EJA.
II. ( ) Há uma concepção teórico-metodológicas da EJA voltada à dialogicidade, a qual tem, entre seus princípios, o ato do conhecimento como forma de emancipação.
III. ( ) Há uma concepção teórico-metodológica da EJA voltada à técnica de ensino e à preocupação instrumental, a qual tem como principal objetivo o de promover a dialogicidade crítica e problematizadora entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem.
IV. ( ) Uma tendência teórico-metodológica da EJA é a dialógica, a qual é marcada pela perspectiva da passividade entre quem ensina e quem aprende.
A V – F – F – V
B V – V – F – F
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E F – F – V – F

Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas dizem respeito a aspectos centrais dos pressupostos teórico-metodológicos da EJA vinculados ao Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
São corretas apenas as afirmativas:
I. Desenvolvimento do processo educativo a partir de eixos temáticos.
II. Integração ente os conteúdos escolares e as necessidades identificadas nos assentamentos rurais.
III. Participação ativa do aluno nos locais que constituem a base principal de atuação dos projetos voltados ao Pronera, quais sejam: as indústrias alimentícias.
IV. Princípios da interdisciplinaridade.
A I, II e III
B I, II e IV
C II e III
D I e III
E III e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere a passagem de texto a seguir: “Educação popular e educação [...] de adultos são temas que, para leigos e/ou desatentos, podem parecer idênticos. [...] No entanto, para educadores que se ocupam dessas modalidades, em que pese o fato de elas se assemelharem, inclusive em suas trajetórias históricas, não se trata do mesmo tipo de prática educativa e nem, necessariamente do ‘mesmo’ público”.
Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos referentes à Educação Popular e à Educação de Adultos, relacione corretamente os elementos a seguir às suas respectivas características:
( ) Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor desta educação.
( ) Foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores, articulando o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
( ) Passou a ser tratada como alfabetização e educação de base ao se reivindicar que ela tivesse menor duração do que aquela educação ofertada à população em idade adequada.
( ) Tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
A 2 – 1 – 1 – 2
B 2 – 1 – 2 – 1
C 1 – 1 – 2 – 2
D 2 – 2 – 1 – 1
E 1 – 2 – 2 – 1

Leia o fragmento de texto a seguir: "O Programa Alfabetização Solidária era um subprograma da Comunidade Solidária, estratégia do governo para a gestão das políticas públicas, que desenvolvia programas inovadores. No entanto, algumas das suas características inovadoras, tais como parcerias com empresas, duração dos módulos, mudança de alfabetizador após seis meses de desempenho, utilização de alfabetizadores leigos, entre outras, só podem ser entendidas se o Programa for considerado a partir do seu contexto histórico".
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre programas e projetos de EJA brasileiros, o Programa Alfabetização Solidária é caracterizado como:
I. Todo o trabalho que é desenvolvido com base em parcerias mantidas com o Ministério da Educação, empresas, pessoas físicas, organizações, governos municipais e estaduais, instituições de ensino superior e outras.
II. Aquele que visa sensibilizar a sociedade civil, bem como organismos governamentais, nacionais, internacionais, estrangeiros, bilaterais e multilaterais no sentido de criarem instrumentos que viabilizem programas educacionais para a promoção da qualidade de vida das famílias de baixa renda, objetivando o desenvolvimento sustentável.
III. Aquele que tem, entre os objetivos, manter convênios com entidades privadas de ensino, para proporcionar trabalhos de coordenação e alfabetização com o público escolar, especialmente para alunos com idade de 10 a 15 anos que ainda não foram alfabetizados.
A I, II e III
B II e III
C I e II
D I e III
E III

Leia o trecho de texto a seguir: "A oferta de EJA no Brasil vem sendo marcada historicamente pela presença de dois atores: o Estado e a sociedade civil. [...] A partir dos anos 1990, a prática das parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil recrudesceu, e passou a ser utilizada como estratégia em diferentes contextos e escalas".
Segundo os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, é correto afirmar que o programa de EJA destinado a jovens de 15 a 17 anos e que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional, é denominado:
A Programa Brasil Alfabetizado.
B Programa Alfabetização Solidária.
C Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
D Projovem Campo - Saberes da Terra.
E Projovem Integrado – Adolescente.

Leia o excerto de texto a seguir: A LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, no seu art. 37, que a “educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. §1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”.
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, analise as afirmativas a seguir:
I. A EJA se destina exclusivamente a pessoas analfabetas e que, necessariamente, concluíram a educação básica.
II. A EJA está geralmente atrelada à relação entre educação e trabalho.
III. Os sujeitos da EJA geralmente são trabalhadores ou jovens em busca do primeiro emprego.
IV. A história da EJA insere-se em um cenário econômico, social e político.
A II, III e IV
B I, III e IV
C II e III
D I, II e IV
E I e II

Leia o fragmento de texto a seguir: “O Programa Alfabetização Solidária [Alfasol] manifestava como objetivo reduzir os índices de analfabetismo do país, focalizando nos jovens de 12 a 18 anos. [...] Atuava mediante as chamadas ‘parcerias’: com empresas que custeavam metade dos gastos por aluno (a outra metade era coberta com fundos públicos, advindos do MEC); com universidades, que executavam as ações de alfabetização por meio de coordenadores e alfabetizadores que elas selecionavam e capacitavam; com os municípios, que eram responsáveis por questões operacionais (salas de aula, merenda, convocatórias).”
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os projetos do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos, vinculado ao Programa Alfabetização Solidária - Alfasol, relacione cada um dos projetos listados a seguir aos seus respectivos objetivos:
1. Projeto nacional.
2. Projeto grandes centros urbanos.
3. Projeto alfabetizados nas empresas.
( ) Objetiva reduzir o índice de analfabetismo in-company e promover o início ou retomada do processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores.
( ) Almeja oferecer curso de alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização que estão excluídos de políticas educacionais específicas.
( ) Objetiva identificar e atender a população com pouca ou nenhuma escolarização acima de 15 anos, moradora dos grandes centros urbanos e excluída das políticas públicas educacionais.
( ) Almeja voltar a ação para profissionais direta ou indiretamente ligados a empresas socialmente responsáveis e envolvidos na criação e ampliação de ações pertinentes ao crescimento profissional e pessoal de seu público.
A 1 – 2 – 3 – 1
B 2 – 1 – 2 – 3
C 3 – 1 – 2 – 3
D 2 – 3 – 1 – 1
E 3 – 2 – 3 – 2

Atente para a seguinte passagem de texto: “[A] Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. [...] [A] identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar”.
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas dizem respeito ao conteúdo da Resolução CNE/CEB Nº 1:
I. Esta Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos a serem obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura dos componentes curriculares do Ensino Superior.
II. A presente Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio.
III. Segundo esta Resolução, a Educação de Jovens e Adultos deve ocorrer mediante oferta e estrutura dos componentes curriculares de Ensino Fundamental e Médio dos cursos que se desenvolvem, predominantemente, por meio do ensino, à luz do caráter próprio desta modalidade de educação.
IV. Esta Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Superior nas etapas de Graduação e Pós-Graduação.
A I, II e IV
B I, II e III
C III e IV
D I e II
E II e III

Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, analise as asserções a seguir e identifique quais delas legitimam a oferta da EJA nos sistemas de ensino brasileiros segundo o que consta no Artigo 37 da LDBEN 9394/96.
Leia e analise as afirmativas a seguir:
A A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
B A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
C A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
D Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
E A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.

Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre as avaliações em cursos semipresenciais a distância destinados à EJA, é correto afirmar que:
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Os alunos devem ser avaliados em exames presenciais realizados em instituições credenciadas e autorizadas pelo poder público.
B Os alunos devem ser avaliados em exames a distância desde que em instituições autorizadas.
C Os alunos podem ser avaliados em qualquer modalidade, presencial ou a distância, em instituições privadas.
D Nessa modalidade, o exame é facultativo, serve apenas para inserir o aluno num ranking destinado à obtenção de bolsas.
E Nessa modalidade, o exame é obrigatório apenas para alunos interessados em bolsas de estudo.

De acordo com o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre as duas tendências teórico-metodológicas que marcam a formação e a prática na EJA no Brasil, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Agora, assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Uma concepção teórico-metodológica da EJA é marcada pela técnica de ensino em primeiro plano, pela preocupação instrumental e com a forma da EJA.
II. ( ) Há uma concepção teórico-metodológicas da EJA voltada à dialogicidade, a qual tem, entre seus princípios, o ato do conhecimento como forma de emancipação.
III. ( ) Há uma concepção teórico-metodológica da EJA voltada à técnica de ensino e à preocupação instrumental, a qual tem como principal objetivo o de promover a dialogicidade crítica e problematizadora entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem.
IV. ( ) Uma tendência teórico-metodológica da EJA é a dialógica, a qual é marcada pela perspectiva da passividade entre quem ensina e quem aprende.
A V – F – F – V
B V – V – F – F
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E F – F – V – F

Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, analise as afirmativas a seguir e identifique quais delas dizem respeito a aspectos centrais dos pressupostos teórico-metodológicos da EJA vinculados ao Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
São corretas apenas as afirmativas:
I. Desenvolvimento do processo educativo a partir de eixos temáticos.
II. Integração ente os conteúdos escolares e as necessidades identificadas nos assentamentos rurais.
III. Participação ativa do aluno nos locais que constituem a base principal de atuação dos projetos voltados ao Pronera, quais sejam: as indústrias alimentícias.
IV. Princípios da interdisciplinaridade.
A I, II e III
B I, II e IV
C II e III
D I e III
E III e IV

Prévia do material em texto

20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 1/11
Questão 1/12 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a passagem de texto a seguir:
 
“Educação popular e educação [...] de adultos são temas que, para leigos e/ou desatentos, podem parecer 
idênticos. [...] No entanto, para educadores que se ocupam dessas modalidades, em que pese o fato de elas 
se assemelharem, inclusive em suas trajetórias históricas, não se trata do mesmo tipo de prática educativa e 
nem, necessariamente do ‘mesmo’ público”.
 
 
Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens 
e adultos referentes à Educação Popular e à Educação de Adultos, relacione corretamente os elementos a 
seguir às suas respectivas características:
 
1. Educação Popular.
 2. Educação de Adultos.
 
( ) Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor desta educação.
 ( ) Foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores, articulando o acesso ao 
conhecimento a processos emancipatórios.
 ( ) Passou a ser tratada como alfabetização e educação de base ao se reivindicar que ela tivesse menor 
duração do que aquela educação ofertada à população em idade adequada.
 ( ) Tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
A 2 – 1 – 1 – 2
B 2 – 1 – 2 – 1
C 1 – 1 – 2 – 2
D 2 – 2 – 1 – 1
E 1 – 2 – 2 – 1
Questão 2/12 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
"O Programa Alfabetização Solidária era um subprograma da Comunidade Solidária, estratégia do governo 
para a gestão das políticas públicas, que desenvolvia programas inovadores. No entanto, algumas das suas 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Inês Barbosa de. As interfaces educação popular e EJA: Exigências de formação para a prática com esses grupos sociais. <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7334/5300>. Acesso em 14 mar. 2017.
 
A resposta correta é a C. Paulo Freire foi o principal educador a adensar o
debate a favor da Educação Popular, a qual foi desenvolvida no contexto de
movimentos populares e de trabalhadores, articulando o acesso ao
conhecimento a processos emancipatórios. A Educação de Adultos passou
a ser tratada como alfabetização e educação de base ao se reivindicar que
ela tivesse menor duração do que aquela educação ofertada à população
em idade adequada. Sua trajetória é secular na educação brasileira, tendo
como bandeira central a superação do analfabetismo (livro-base, p. 36-43).
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 2/11
características inovadoras, tais como parcerias com empresas, duração dos módulos, mudança de 
alfabetizador após seis meses de desempenho, utilização de alfabetizadores leigos, entre outras, só podem 
ser entendidas se o Programa for considerado a partir do seu contexto histórico".
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre programas e projetos de 
EJA brasileiros, o Programa Alfabetização Solidária é caracterizado como:
 
I. Todo o trabalho que é desenvolvido com base em parcerias mantidas com o Ministério da Educação, 
empresas, pessoas físicas, organizações, governos municipais e estaduais, instituições de ensino superior e 
outras.
 II. Aquele que visa sensibilizar a sociedade civil, bem como organismos governamentais, nacionais, 
internacionais, estrangeiros, bilaterais e multilaterais no sentido de criarem instrumentos que viabilizem 
programas educacionais para a promoção da qualidade de vida das famílias de baixa renda, objetivando o 
desenvolvimento sustentável.
 III. Aquele que tem, entre os objetivos, manter convênios com entidades privadas de ensino, para 
proporcionar trabalhos de coordenação e alfabetização com o público escolar, especialmente para alunos com 
idade de 10 a 15 anos que ainda não foram alfabetizados.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 0.0
A I, II e III
B II e III
C I e II
D I e III
E III
Questão 3/12 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
 
"A oferta de EJA no Brasil vem sendo marcada historicamente pela presença de dois atores: o Estado e a 
sociedade civil. [...] A partir dos anos 1990, a prática das parcerias entre o poder público e organizações da 
sociedade civil recrudesceu, e passou a ser utilizada como estratégia em diferentes contextos e escalas".
 
Segundo os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA efetivados 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARREYRO, Gladys Beatriz. O "Programa Alfabetização Solidária": Terceirização no contexto da reforma do Estado. Educar em revista [online], Curitiba, n. 38, p.175-191, 2010. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300012>. Acesso em 07 mar. 2017.
 
"Todo o trabalho é desenvolvido com base em parcerias mantidas com o
Ministério da Educação, empresas, pessoas físicas, organizações, governos
municipais e estaduais, instituições de ensino superior e outras [...]. Entre os
objetivos da associação, destacamos: - sensibilizar a sociedade civil, bem
como organismos governamentais, nacionais, internacionais, estrangeiros,
bilaterais e multilaterais no sentido de criarem instrumentos que viabilizem
programas educacionais para a promoção da qualidade de vida das famílias
de baixa renda, objetivando o desenvolvimento sustentado; - manter
convênios com entidades de ensino para proporcionar trabalhos de
coordenação e alfabetização de toda a comunidade carente" (livro-base, p.
160,161).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Hugo Henrique Alves; MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. As parcerias entre Estado e sociedade civil na oferta de EJA. <http://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt18-4273.pdf>. Acesso em 16 mar. 2017.
 
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 3/11
por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, é correto afirmar que o programa de EJA destinado a 
jovens de 15 a 17 anos e que objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo 
mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e 
permanência do jovem no sistema educacional, é denominado:
Nota: 10.0
A Programa Brasil Alfabetizado.
B Programa Alfabetização Solidária.
C Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
D Projovem Campo - Saberes da Terra.
E Projovem Integrado – Adolescente.
Questão 4/12 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
 
A LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece, no seu art. 37, que a “educação de jovens e adultos 
será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio 
na idade própria. §1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não 
puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as 
características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”.
 
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e 
Adultos sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A EJA se destina exclusivamente a pessoas analfabetas e que, necessariamente, concluíram a educação 
básica.
 II. A EJA está geralmente atrelada à relação entre educaçãoe trabalho.
 III. Os sujeitos da EJA geralmente são trabalhadores ou jovens em busca do primeiro emprego.
 IV. A história da EJA insere-se em um cenário econômico, social e político.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
A II, III e IV
Você acertou!
Projovem Adolescente: "objetiva complementar a proteção social básica à
família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e
comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do
jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa
Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos" (livro-base, p. 169).
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Lei n. 9.9394/1996 de 20 de dezembro de 1996. <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em 07 mar. 2017.
 
As únicas afirmativas corretas são: II, III e IV. A história da EJA insere-se
num cenário econômico, social e político. Está geralmente à relação entre
educação e trabalho, haja vista que os seus sujeitos são trabalhadores ou
jovens em busca do primeiro emprego (livro-base, p. 31). A afirmativa I é
falsa, pois a EJA se destina a pessoas analfabetas ou que não concluíram a
educação básica (livro-base, p. 8).
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 4/11
B I, III e IV
C II e III
D I, II e IV
E I e II
Questão 5/12 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“O Programa Alfabetização Solidária [Alfasol] manifestava como objetivo reduzir os índices de analfabetismo 
do país, focalizando nos jovens de 12 a 18 anos. [...] Atuava mediante as chamadas ‘parcerias’: 
com empresas que custeavam metade dos gastos por aluno (a outra metade era coberta com fundos 
públicos, advindos do MEC); com universidades, que executavam as ações de alfabetização por meio de 
coordenadores e alfabetizadores que elas selecionavam e capacitavam; com os municípios, que eram 
responsáveis por questões operacionais (salas de aula, merenda, convocatórias)”.
 
 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os projetos do Programa 
Alfabetização de Jovens e Adultos, vinculado ao Programa Alfabetização Solidária - Alfasol, relacione cada 
um dos projetos listados a seguir aos seus respectivos objetivos:
 
1. Projeto nacional.
 2. Projeto grandes centros urbanos.
 3. Projeto alfabetizados nas empresas.
 
( ) Objetiva reduzir o índice de analfabetismo in-company e promover o início ou retomada do processo de 
escolarização de jovens e adultos trabalhadores.
 ( ) Almeja oferecer curso de alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização 
que estão excluídos de políticas educacionais específicas.
 ( ) Objetiva identificar e atender a população com pouca ou nenhuma escolarização acima de 15 anos, 
moradora dos grandes centros urbanos e excluída das políticas públicas educacionais.
 ( ) Almeja voltar a ação para profissionais direta ou indiretamente ligados a empresas socialmente 
responsáveis e envolvidos na criação e ampliação de ações pertinentes ao crescimento profissional e pessoal 
de seu público.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
A 1 – 2 – 3 – 1
B 2 – 1 – 2 – 3
C 3 – 1 – 2 – 3
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARREYRO, Gladys Beatriz. O "Programa Alfabetização Solidária": Terceirização no contexto da reforma do Estado. Educar em revista [online], Curitiba, n. 38, p.175-191, 2010. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300012>. Acesso em 07 mar. 2017.
A sequência correta é: 3 – 1 – 2 – 3. Projeto nacional: Oferecer curso de
alfabetização inicial a jovens e adultos com pouca ou nenhuma
escolarização que estão excluídos de políticas educacionais
especificas. Projeto grandes centros urbanos: Identificar e atender a
população com pouca ou nenhuma escolarização acima de 15 anos,
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 5/11
D 2 – 3 – 1 – 1
E 3 – 2 – 3 – 2
Questão 6/12 - Educação de Jovens e Adultos
Atente para a seguinte passagem de texto:
 
“[A] Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000 estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a 
Educação e Jovens e Adultos. [...] [A] identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as 
situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e 
proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de 
um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar”.
 
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e 
Adultos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, analise as afirmativas a seguir e identifique 
quais delas dizem respeito ao conteúdo da Resolução CNE/CEB Nº 1:
 
I. Esta Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos a serem 
obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura dos componentes curriculares do Ensino Superior.
 II. A presente Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como 
modalidade da Educação Básica nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio.
 III. Segundo esta Resolução, a Educação de Jovens e Adultos deve ocorrer mediante oferta e estrutura dos 
componentes curriculares de Ensino Fundamental e Médio dos cursos que se desenvolvem, 
predominantemente, por meio do ensino, à luz do caráter próprio desta modalidade de educação.
 IV. Esta Resolução abrange os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da 
Educação Superior nas etapas de Graduação e Pós-Graduação.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
A I, II e IV
B I, II e III
C III e IV
D I e II
E II e III
moradora dos grandes centros urbanos e excluída das políticas públicas
educacionais. Projeto alfabetizados nas empresas: Reduzir o índice de
analfabetismo in-company e promover o início ou retomada do processo de
escolarização de jovens e adultos trabalhadores; esta ação é voltada para
profissionais direta ou indiretamente ligados a empresas socialmente
responsáveis e que estão envolvidos na criação e ampliação de ações
pertinentes ao crescimento profissional e pessoal de seu público (livro-base,
p. 161-163).
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em 09 mar. 2017.
 
Conforme Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, em seu Art. 1º:
Esta Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
de Jovens e Adultos a serem obrigatoriamente observadas na oferta e na
estrutura dos componentes curriculares de Ensino Fundamental e Médio dos
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 6/11
Questão 7/12 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a seguinte citação:
 
“[A Resolução CNE/CEB Nº1] institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e 
Adultos a serem obrigatoriamente observadas na oferta e na estrutura dos componentes curriculares de 
Ensino Fundamental e Médio dos cursos que se desenvolvem, predominantemente, por meio do ensino, em 
instituições próprias e integrantes da organização da educação nacional nos diversos sistemas de ensino, à 
luz do caráter próprio desta modalidade de educação”.
 
 
I. Os componentes curriculares devem estar atrelados ao modelo pedagógico e presentes nas propostas 
curriculares da EJA.
 II. As instituiçõesque ofertam a EJA devem observar as diretrizes curriculares nacionais, princípios, objetivos 
para o exercício dos conteúdos e propostas curriculares.
 III. Os conteúdos, propostas curriculares e as práticas pedagógicas devem atentar para a equidade, diferença 
e proporcionalidade da EJA.
 IV. Os conteúdos e propostas curriculares devem ser formulados para cada estado brasileiro, sem considerar 
os princípios de equidade e proporcionalidade da EJA.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
A I, II e IV
B I, II e III
cursos que se desenvolvem, predominantemente, por meio do ensino, em
instituições próprias e integrantes da organização da educação nacional nos
diversos sistemas de ensino, à luz do caráter próprio desta modalidade de
educação. Art. 2º: A presente Resolução abrange os processos formativos
da Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica
nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio, nos termos da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial dos seus artigos 4º,
5º, 37, 38, e 87 e, no que couber, da Educação Profissional..§ 1º Estas
Diretrizes servem como referência opcional para as iniciativas autônomas
que se desenvolvem sob a forma de processos formativos extraescolares na
sociedade civil. § 2º Estas Diretrizes se estendem à oferta dos exames
supletivos para efeito de certificados de conclusão das etapas do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Art. 3º
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental estabelecidas e
vigentes na Resolução CNE/CEB 2/98 se estendem para a modalidade da
Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental. Art. 4º As Diretrizes
Curriculares Nacionais do Ensino Médio, estabelecidas e vigentes na
Resolução CNE/CEB 3/98, se estendem para a modalidade de Educação de
Jovens e Adultos no Ensino Médio. Art. 5º Os componentes curriculares
consequentes ao modelo pedagógico próprio da Educação de Jovens e
Adultos e expressos nas propostas pedagógicas das unidades educacionais
obedecerão aos princípios, aos objetivos e às diretrizes curriculares tais
como formulados no Parecer CNE/CEB 11/2000, que acompanha a presente
Resolução, nos pareceres CNE/CEB 4/98, CNE/CEB 15/98 e CNE/CEB
16/99, suas respectivas resoluções e as orientações próprias dos sistemas
de ensino (livro-base, p. 79,80).
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000. <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em 09 mar. 2017.
 A Resolução CNE/CEB Nº 1 indica conteúdos e propostas curriculares válidas para a oferta da EJA em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Considerando a citação acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos sobre esses conteúdos e propostas curriculares, leia e analise as afirmativas a seguir:
Você acertou!
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 7/11
C I e IV
D I e II
E II e IV
Questão 8/12 - Educação de Jovens e Adultos
Considere a seguinte passagem de texto:
 
“No Parecer CNE/CEB nº 6/2010 [...], ficou determinada a idade mínima [de 15 anos] para ingresso e 
realização de exames de conclusão do Ensino Fundamental [...], para proporcionar aos jovens de 15 a 17 
anos, que, por qualquer motivo, não tenham concluído o Ensino Fundamental, a possibilidade de escolher a 
EJA [Educação de Jovens e Adultos] entre as ofertas de oportunidades educacionais apropriadas, conforme 
previsto no Artigo 37 da [LDBEN 9394/96]”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Magda 
Maximina dos; QUEIROZ, Carolina; ALVES, Maria Cristina Silva P. Política de educação de jovens e adultos 
no Brasil: Da Constituição à elaboração da Diretriz Curricular Nacional. 
<http://webcache.googleusercontent.com/search?
q=cache:0oScOfyUPhUJ:periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/download/275/278+&cd=5&hl=pt-
BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 08 mar. 2017.
 
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e 
Adultos, analise as asserções a seguir e identifique quais delas legitimam a oferta da EJA nos sistemas de 
ensino brasileiros segundo o que consta no Artigo 37 da LDBEN 9394/96:
 
Conforme a "Resolução CNE/CEB Nº 1, de 5 de julho de 2000, [...] "art. 3º,
as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental estabelecidas e
vigentes na Resolução CNE/CEB 2/98 se estendem para a modalidade da
Educação de Jovens e Adultos no ensino fundamental. [...] art. 5º Os
componentes curriculares consequentes ao modelo pedagógico próprio da
educação de jovens e adultos e expressos nas propostas pedagógicas das
unidades educacionais obedecerão aos princípios, aos objetivos e às
diretrizes curriculares tais como formulados no Parecer CNE/CEB 11/2000,
que acompanha a presente Resolução, nos pareceres CNE/CEB 4/98,
CNE/CEB 15/98 e CNE/CEB 16/99, suas respectivas resoluções e as
orientações próprias dos sistemas de ensino. Parágrafo único. Como
modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da
Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos
estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade,
diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das
diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico
próprio, de modo a assegurar: I - quanto à equidade, a distribuição
específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar
igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de
oportunidades face ao direito à educação; II - quanto à diferença, a
identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos
jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito
de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores; III -
quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos
componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de
Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas
assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais
participantes da escolarização básica" (livro-base, p. 79-81).
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 8/11
I. Modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram acesso ou concluíram o Ensino Fundamental e 
Médio na idade própria.
 II. Modalidade de ensino ofertada gratuitamente pelos sistemas de ensino em território nacional a jovens e a 
adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular.
 III. Modalidade de ensino que deve articular-se, preferencialmente, com a educação profissional.
 IV. Modalidade de ensino destinada a pessoas que concluíram os estudos no Ensino Fundamental e no 
Ensino Médio na idade própria.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
A III e IV
B I, II e III
C II e IV
D II e III
E I e IV
Questão 9/12 - Educação de Jovens e Adultos
Considere o excerto de texto a seguir:
 
“Os conceitos de ‘educação popular’, ‘educação social’, ‘educação comunitária’, ‘educação sociocomunitária’, 
‘educação de adultos’ [...] e ‘educação não-formal’ são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não o 
são, embora podendo referir-se à mesma área disciplinar, teórica e prática da educação. Por exemplo, o 
termo ‘educação de adultos’ tem sido popularizado especialmente por organizações internacionais como a 
Unesco, para referir-se a uma área especializada da educação. A ‘educação popular’ como uma concepção 
geral da educação, via de regra, se opôs à educação de adultos impulsionada pelo Estado, e tem ocupado os 
espaços que a educação de adultos oficial não levou muito a sério”.
 
A educação, que hoje é denominadade Jovens e Adultos, em outras perspectivas, já foi chamada de 
Educação de Adultos e de Educação Popular. Nesse contexto, considerando o dado fragmento de texto e os 
conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação de adultos versus educação 
popular, assinale a afirmativa correta no que diz respeito à educação de adultos:
Nota: 0.0
A
Segundo o Art. 37, LDBEN 9394/96, “a Educação de jovens e adultos será
destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos no
Ensino Fundamental e Médio na idade própria. § 1º Os sistemas de ensino
assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam
efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais
apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses,
condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. § 2º O Poder
Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na
escola, mediante ações integradas e complementares entre si. § 3º A
Educação de Jovens e Adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a
educação profissional, na forma do regulamento (Incluído pela Lei nº 11.741,
de 2008)” (livro-base, p. 77).
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. <http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf>. Acesso em 08 de mar. 2017.
 
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 9/11
A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos
sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora
ou com a classe menos favorecida.
B A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos
emancipatórios.
C A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos
populares e de trabalhadores.
D Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da
educação de adultos no Brasil.
E A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira,
tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.
Questão 10/12 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A educação semipresencial é alvo de discussão entre professores e alunos que questionam os resultados, se 
são bons ou não. A maior preocupação é em relação aos métodos pedagógicos do ensino a distância que 
atualmente tem adquirido maior força, principalmente após a publicação das Diretrizes do Instituto Nacional de 
Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP)”.
 
Considerando a passagem de texto acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Educação de Jovens 
e Adultos sobre as avaliações em cursos semipresenciais a distância destinados à EJA, é correto afirmar 
que:
Nota: 10.0
A Os alunos devem ser avaliados em exames presenciais realizados em
instituições credenciadas e autorizadas pelo poder público.
B Os alunos devem ser avaliados em exames a distância desde que em
instituições autorizadas.
C Os alunos podem ser avaliados em qualquer modalidade, presencial ou a
distância, em instituições privadas.
A única alternativa correta é a opção E. A Educação de Adultos tem
trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a
superação do analfabetismo. As opções A, B, C e D são erradas, pois todas
elas dizem respeito à Educação Popular (livro-base, p. 36-43).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRISTINE, Elen. A educação semipresencial. Mundo Educação, Portal BOL. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/a-educacao-semipresencial.html>. Acesso em 14 de mar. 2017.
Você acertou!
Segundo o artigo 10 da resolução CNE/CEB nº1, os exames das
modalidades semipresenciais a distância devem ser feitos presencialmente
em instituições autorizadas e credenciadas pelo poder público (livro-base, p.
83). 
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 10/11
D Nessa modalidade, o exame é facultativo, serve apenas para inserir o aluno
num ranking destinado à obtenção de bolsas.
E Nessa modalidade, o exame é obrigatório apenas para alunos interessados
em bolsas de estudo.
Questão 11/12 - Educação de Jovens e Adultos (questão opcional)
Leia o seguinte fragmento de texto:
 
“[...] faz-se necessário admitir que parte dos programas de EJA, sejam eles promovidos por organismos 
governamentais ou não governamentais, apresenta pouca consistência teórico-metodológica. Embora tenda a 
prevalecer um conceito mais abrangente de alfabetização, do qual resultam esforços no sentido de assegurar 
aos jovens e adultos a continuidade de estudos, ainda podem ser encontradas práticas que evidenciam uma 
visão reducionista desse processo”.
 
De acordo com o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Educação de jovens e 
adultos sobre as duas tendências teórico-metodológicas que marcam a formação e a prática na EJA no 
Brasil, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) Uma concepção teórico-metodológica da EJA é marcada pela técnica de ensino em primeiro plano, pela 
preocupação instrumental e com a forma da EJA.
 II. ( ) Há uma concepção teórico-metodológicas da EJA voltada à dialogicidade, a qual tem, entre seus 
princípios, o ato do conhecimento como forma de emancipação.
 III. ( ) Há uma concepção teórico-metodológica da EJA voltada à técnica de ensino e à preocupação 
instrumental, a qual tem como principal objetivo o de promover a dialogicidade crítica e problematizadora 
entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem.
 IV. ( ) Uma tendência teórico-metodológica da EJA é a dialógica, a qual é marcada pela perspectiva da 
passividade entre quem ensina e quem aprende.
Agora, assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
A V – F – F – V
B V – V – F – F
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy. Educação de Jovens e Adultos: Uma memória contemporânea – 1996-2004. Brasília: MEC, 2007 (edição eletrônica), p. 21. <https://goo.gl/P6AGm4>. Acesso em 02 de fev. 2017.
 
A sequência correta é V – V – F – F. Há duas concepções
de ensinorelacionadas à EJA no Brasil, que foram estudadas mais
especificamente no livro-base: a tradicional (a instrumental) e
a sociocultural (a dialógica/problematizadora). A alternativa I é verdadeira,
pois uma das concepções é marcada pela técnica de ensino em primeiro
plano, pela preocupação instrumental e com a forma da EJA. A afirmativa II
é verdadeira, pois há uma tendência marcada pela intencionalidade política
e conscientizadora que deve mover o ato educativo na direção de uma
perspectiva de dialogicidade entre quem ensina e quem aprende, tomando
como referência a educação como prática educativa. A
concepção dialógica objetiva o ato do conhecimento como forma de
emancipação. A afirmativa IV é falsa, pois, a concepção marcada pela
técnica de ensino e pela preocupação instrumental, qual seja, a tradicional,
não tem por objetivo principal a dialogicidade. Na concepção tradicional de
ensino, existe a preocupação com a armazenagem do conhecimento. Assim
sendo, ela se restringe à instrução e à transmissão dos conteúdos. A
afirmativa V é falsa, pois uma das tendências teórico-metodológicas da EJA
é marcada pela perspectiva da dialogicidade, a qual não objetiva a
passividade nem do professor e nem do aluno (livro-base, p. 111-115 e 147).
20/11/2018 AVA UNIVIRTUS
http://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/240510/novo/1/ 11/11
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E F – F – V – F
Questão 12/12 - Educação de Jovense Adultos (questão opcional)
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
"O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera foi criado em 1998, a partir da mobilização 
dos Movimentos Sociais, em particular do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Este 
programa tem como principal proposta alfabetizar e elevar o grau de escolaridade de jovens e adultos de 
projetos de assentamentos da reforma agrária".
 
Considerando os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre os programas de EJA 
efetivados por meio de parcerias entre o Estado e a sociedade civil, analise as afirmativas a seguir e 
identifique quais delas dizem respeito a aspectos centrais dos pressupostos teórico-metodológicos da EJA 
vinculados ao Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.
 
I. Desenvolvimento do processo educativo a partir de eixos temáticos.
 II. Integração ente os conteúdos escolares e as necessidades identificadas nos assentamentos rurais.
 III. Participação ativa do aluno nos locais que constituem a base principal de atuação dos projetos voltados ao 
Pronera, quais sejam: as indústrias alimentícias.
 IV. Princípios da interdisciplinaridade.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
A I, II e III
B I, II e IV
C II e III
D I e III
E III e IV
 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUEZ, Vicente; LOURENÇO, Fernando Antonio; MEIRELLES, Salvador Antônio. PRONERA: Política pública na educação de assentados(as) da reforma agrária. <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000847492>. Acesso em 07 mar. 2017.
 
Os pressupostos teórico-metodológicos da EJA concentram-se nos
seguintes aspectos: 1. Desenvolvimento do processo educativo a partir de
eixos temáticos. 2. Integração ente os conteúdos escolares e as
necessidades identificadas nos assentamentos. 3. Princípios da
interdisciplinaridade. 4. Princípios da participação ativa do aluno. A
alternativa III está errada, pois são os assentamentos rurais, e não as
indústrias alimentícias, que constituem o local de atuação dos projetos
voltados ao Pronera (livro-base, p. 164,165).

Mais conteúdos dessa disciplina