Buscar

Sistemas do Corpo Humano

Prévia do material em texto

Anatomia 
Sistemas do Corpo Humano
O corpo humano apresenta sistemas biológicos que realizam funções específicas necessárias para a nossa vida. Em nosso site você poderá encontrar artigos direcionados para cada um destes sistemas.
Sistema Esquelético
Nosso corpo possui 206 ossos, divididos em diferentes grupos: ossos da cabeça, do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores.
Sistema Muscular
O corpo humano é composto por cerca de 600 músculos, que juntos representam cerca da metade do peso humano. Existem diferentes tipos e formatos de músculos, os quais são apresentados em 
Sistema Tegumentar
A pele humana é o maior órgão de nosso corpo. Na anatomia humana, este órgão é descrito e estudado no sistema tegumentar, que também inclui o cabelo e as unhas.
Sistema Urinário
Sistema responsável pela eliminação da ureia, criada a partir de alimentos consumidos. O sistema é composto por 2 rins, 2 ureteres, a bexiga, os músculos do esfíncter e a uretra.
Sistema Respiratório
Sistema responsável pela respiração humana e as trocas gasosas com meio ambiente.
Sistema Endócrino
Sistema o qual se encontram diferentes glândulas importantíssimas para o corpo humano. Tais glândulas possuem funções tais como o metabolismo, crescimento e função sexual.
Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso controla as ações voluntárias e involuntárias do corpo humano. O sistema é divido em Sistema Nervoso Central e Periférico. O primeiro consiste no Cérebro e na Medula Espinhal, o segundo consiste-se nos Nervos.
Sistema Circulatório
Importante sistema da anatomia humana responsável sangue, nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono e hormônios, em torno do corpo.
Sistema Digestório
Sistema responsável pela digestão dos alimentos consumidos pelo ser humano. Fazem parte desse sistema:boca, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus. O fígado e pâncreas produzem sucos digestivos e costumam serem incluídos no sistema.
Divisão do Corpo Humano
Para facilitar o estudo, o corpo humano é comumente dividido em:
Cabeça (Crânio e face)
Pescoço
Tronco (Tórax, abdome e pelve)
Membros Superiores (Ombro, braço, antebraço e mão)
Membros Inferiores (Quadril, coxa, perna e pé)
 
BIOLOGIA
Ossos do Corpo Humano
Compartilhar
Email
Quantos ossos tem o corpo humano? São 206 os ossos do corpohumano, divididos em:
ossos da cabeça (crânio e face)
ossos do pescoço
ossos do ouvido
ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno)
ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix)
ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé)
e ossos dos membros superiores (cintura escapular, braço, antebraço e mão)
Nomes dos ossos da Cabeça
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
Nome do osso do Pescoço
O pescoço é formado por 1 osso: hioide.
Nomes dos ossos do Ouvido
O ouvido é formado por 6 ossos, a saber: 2 bigorna, 2 martelo e 2 estribo. Vale lembrar que o menor osso do corpo humano é o estribo, localizado no ouvido médio que mede 0,25 centímetros.
Nomes dos ossos do Tórax
O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
Nomes dos ossos do Abdômen
O abdômen é formado por 7 ossos sendo 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix.
Nomes dos ossos dos Membros Inferiores
Os membros inferiores são formados por 62 ossos: 2 na cintura pélvica, 8 nas pernas (2 fêmur, 2 patelas, 2 tíbias, 2 fíbulas) e 52 ossos nos pés: ossos do tornozelo, calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais. O fêmur, osso localizado na coxa, é o maior osso do corpo humano.
Nomes dos ossos dos Membros Superiores
Os membros superiores são formados por 64 ossos sendo 4 na cintura escapular (2 clavículas e 2 omoplatas), 6 nos braços (2 úmeros, 2 ulna, 2 rádio) e 54 nas mãos: escafoide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezoide, capitato, hamato, metacárpicos, falange proximal, falange média, falange distal.
Saiba mais sobre os ossos da mão.
Esqueleto Humano
Assim, o conjunto de ossos do nosso corpo formam o esqueleto humano dividido em: esqueleto axial e esqueleto apendicular, unidos pela cintura pélvica e escapular.
Para tanto, o esqueleto axial é a estrutura central composto pela cabeça, pescoço e o tronco, enquanto o esqueleto apendicular é formada pelos membros superiores e inferiores.
Leia sobre a Coluna Vertebral.
Quantos ossos tem um recém nascido?
Um recém nascido possui mais ossos que um homem adulto, aproximadamente 300 ossos, uma vez que algumas regiões da cabeça do bebê, chamados de fontanelas ou "moleiras", com o passar dos anos se unem formando um só osso. Isso acontece para facilitar a passagem do bebê pela vagina na hora do nascimento.
O sistema esquelético humano é o composto de ossos e cartilagens. Neste artigo especial iremos analisar o esqueleto humano e seus principais componentes.  O corpo humano possui 206 os ossos, divididos em: ossos da cabeça , do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores.
Um plano que passe ao mesmo tempo pela apófise orbitária externa e pelo buraco auditivo externo, divide a cabeça em duas partes: o crânio e a face.
TÓPICOS - ÍNDICE DO CONTEÚDO [Ocultar]
1 Crânio Humano
2 Ossos da Face
3 ESQUELETO DO TRONCO
4 OSSOS DOS MEMBROS SUPERIORES
5 Ossos dos Braços
6 Mão
7 OSSOS DOS MEMBROS INFERIORES
Crânio Humano
O crânio é uma caixa óssea mais ou menos esférica, destinada a abrigar a mais importante parte do sistema nervoso, o encéfalo. Compõe-se de oito ossos, dos quais quatro são ímpares, situados na linha mediana do corpo, e quatro, colocados lateralmente, formam dois pares. Os quatro ossos ímpares são: o frontal, o occipital, o esfenoide e o etmoide.
Os quatro dispostos em pares são: os dois parietais e os dois temporais. O frontal é um osso ímpar, mediano e simétrico, situado na parte anterior do crânio. Na sua borda inferior, notam-se as duas arcadas orbitarias, cada uma terminada em duas apófises, a apófise orbitaria externa e a apófise orbitaria interna.
A sua face anterior, convexa, mostra, logo acima da raiz do nariz, uma leve proeminência, a bossa frontal média ou glabela. Aos lados, na mesma face anterior, duas outras saliências tomam o nome de bossas frontais laterais.
Saiba mais sobre o CRÂNIO
Ossos da Face
Destinada a formar o aparelho mastigador e a conter quatro importantes órgãos de sentido, a face é constituída de quatorze ossos: um osso móvel, que é o maxilar inferior, e treze fixos que, em conjunto, formam o maxilar superior.
O maxilar inferior, único osso móvel da face, é ímpar, mediano e simétrico. Sua forma geral lembra uma ferradura. Tem ele um corpo e dois ramos ascendentes.A borda inferior do corpo corresponde ao mento, ou queixo; a borda superior apresenta, no adulto, dezesseis cavidades, ou alvéolos, onde se encaixam as raízes dos dentes inferiores.
Cada ramo ascendente do maxilar inferior termina, em cima, por duas apófises: uma, anterior, delgada, é a apófise coronóide; outra, posterior, arredondada, coberta de cartilagem, é o côndilo do maxilar inferior, que se articula com o osso temporal para os movimentos da mastigação.
Dos treze ossos fixos da face, um, o vômer, é ímpar, mediano; os outros doze formam seis pares. O vômer é uma lâmina delgada, dentro do nariz, e que, com a lâmina perpendicular do etmóide, divide a cavidade nasal em duas fossas.
Os seis pares de ossos restantes são:
1) os

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes