Buscar

NEUROFISIOLOGIA CASO 08 (PBL)

Prévia do material em texto

MEMÓRIA (PBL – CASO 08) 
A função mais importante do hipocampo é mediar o aprendizado e a formação de novas memórias. A função intacta da memória é essencial à vida cotidiana. Uma perturbação na capacidade normal de aprender, armazenar e recuperar memória pode ter um impacto muito negativo na função normal. Há múltiplas formas de memória, cada uma depende de diferentes, mas sobrepostos, conjunto de estruturas do SNC. 
Como parte do sistema límbico e considerando suas extensas conexões com o hipotálamo e outras estruturas límbicas, o hipocampo atua nas funções visceral e endócrina e na expressão de emoções e comportamentos emocionais. 
MEMÓRIA DE CURTO PRAZO
A memória de curto prazo ou memória de trabalho envolve a manutenção das informações na memória por um curto prazo, e, algumas vezes, a manipulação dessas informações para atingir um objetivo imediato. Como procurar um número de telefone e mantê-lo em mente ao pegar o aparelho e discar. A memória de trabalho também é necessária para situações mais complexas, incluindo realizar várias tarefas ao mesmo tempo, fazer cálculos e compreender longas frases escritas ou faladas. Depende principalmente do CÓRTEX PRÉ-FRONTAL
MEMÓRIA DE LONGO PRAZO 
MEMÓRIA EXPLÍCITA OU DECLARATIVA – Envolve fatos ou eventos 
MEMÓRIA IMPLÍCITA OU DECLARATIVA – Não é diretamente acessível à consciência 
MEMÓRIA DECLARATIVA 
Envolve lembranças de eventos ou fatos que são acessíveis à consciência e podem ser expressos de forma explícita (ou seja, declarados como eventos ou fatos lembrados). Existem duas formas de memória declarativa que envolvem a recuperação de informações armazenadas anteriormente: 
MEMÓRIA EPISÓDICA
MEMÓRIA SEMÂNTICA
A memória episódica envolve a memória para eventos e inclui a capacidade de aprender, armazenar e recuperar informações sobre experiências que ocorrem na vida cotidiana. Em geral, essas memórias incluem informações sobre a hora e o local de um evento, bem como detalhes sobre o evento em si.
A memória semântica envolve o conhecimento de fatos que foram aprendidos, mas cuja fonte de informação original normalmente não é conhecida. O conhecimento sobre as categorias de objetos (p. ex., “maçãs e bananas são frutas”), eventos históricos e tabelas matemáticas são exemplos de memória semântica. 
A memória explícita utiliza o hipocampo e suas áreas corticais associadas (córtex entorrinal, giro para-hipocampal), além de áreas de associação neocorticais disseminadas (que enviam inputs para o córtex entorrinal).
MEMÓRIA IMPLÍCITA OU NÃO DECLARATIVA
A memória implícita ou não declarativa envolve aquelas que se manifestam como comportamentos subconscientes ou respostas fisiológicas a eventos ou estímulos. A memória implícita inclui várias formas de aprendizagem que ocorrem durante a execução de uma tarefa. As habilidades e os hábitos, como dirigir, nadar e andar de bicicleta, são exemplos de memória implícita. A memória das habilidades e dos hábitos depende do estriado (núcleo caudado e putame), de áreas motoras do córtex e do cerebelo. A memória emocional ou associações emocionais são outro exemplo de memória implícita. A memória emocional envolve uma mudança de comportamento orientado a um estímulo anteriormente neutro em decorrência da experiência e depende da amígdala. Um exemplo disso é sorrir ao ver um lenço vermelho porque o faz lembrar de seu avô, que sempre usava um lenço dessa cor ao patinar. Os reflexos condicionados podem ser considerados um terceiro tipo de memória implícita e dependem principalmente do cerebelo. O exemplo mais famoso é o cão de Pavlov, que salivava ao ouvir o som de um sino, um estímulo que havia sido ligado à alimentação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes