A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliando Dermato-funcional

Pré-visualização | Página 1 de 1

Desemp.: 0,5 de 0,5
	17/11/2018 18:57:28 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201407726229)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São afirmativas corretas sobre o sistema tegumentar, EXCETO:
		
	
	A derme é classificada histologicamente como tecido conjuntivo. 
	
	A epiderme é classificada histologicamente como epitélio pavimentoso estratificado queratinizado.
	
	A epiderme é constituída na maior parte do corpo por 4 camadas. 
	
	Sistema tegumentar se constitui somente de epiderme e derme. 
	
	A camada basal é aquela onde ocorre mitose de queratinócitos. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407268976)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A abdominoplastia consiste na correção funcional e estética da parede abdominal que pode estar comprometida por múltiplas gestações, emagrecimento intenso, excesso de peso, acúmulo de tecido adiposo na parede da região abdominal, dentre outros fatores. Muitas vezes essa cirurgia vem associada a dermolipectomia (retirada de retalho cutâneo da parede inferior do abdome), plicatura dos músculos retos abdominais (correção da diástase) e a lipoaspiração. Com relação ao pós-operatório de abdominoplastia classifique como verdadeiras (v) ou (f) as seguintes afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta: 
( ) A limitação respiratória é rara e quando presente está associada a dispnéia intensa e é decorrente da modificação no posicionamento das vísceras que limita a ação do diafragma.
( ) A abdominoplastia não pode ser realizada junto com a cirurgia de lipoaspiração pois aumenta o risco de trombose venosa profunda e compromete o resultado estético final.
( ) A dorsolombalgia, as equimoses na região pubiana, edema na região peri umbilical e hipoestesia são achados frequentes em pacientes submetidos a este tipo de cirurgia. 
( ) A presença de seromas nesta cirurgia, na maioria das vezes, está associada a um atraso no início da técnica de drenagem linfática. 
( ) A necrose cutânea-gordurosa pode acontecer, entretanto, é vista como uma complicação rara. 
		
	
	F,V,V,F,V. 
	
	V,V,V,F,F. 
	
	F,F,V,V,V. 
	
	V,F,F,V,V. 
	
	F,V,V,V,F. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407725755)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As queimaduras são lesões causadas por calor, substâncias corrosivas, líquidos e vapores, podendo ocorrer também pelo frio intenso, por radiação solar e elétrica. Considerando a profundidade, as queimaduras são classificadas em:
		
	
	Primeiro grau: há destruição da pele. Atingem gordura, músculo e até ossos. Pela destruição das terminações nervosas, ocorre pouca ou nenhuma dor. A pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada. Segundo grau: quando a ação do calor é mais intensa. Além da vermelhidão, aparecem bolhas ou umidade na região afetada. Terceiro grau: quando a lesão é superficial. Aparecerão vermelhidão, inchaço e dor.
	
	Primeiro e segundo grau tem características semelhantes intensificando apenas na vermelhidão e aparecimento de bolhas. Terceiro e quarto grau com destruição das terminações nervosas, ocorre dor intensa. A pele apresenta-se carbonizada 
	
	Primeiro grau: superficial e dor em queimação. Segundo grau: semelhante ao primeiro grau com umidade na região afetada. A dor é mais intensa. Terceiro grau: há destruição da pele, atingindo gordura, músculo e até ossos. Quarto grau a pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada podendo chegar a amputação.
	
	Primeiro grau: quando a lesão é superficial. Segundo grau: quando a ação do calor é mais intensa, não aparecem bolhas. A dor é mais intensa que a queimadura de primeiro grau. Terceiro grau: há destruição das terminações nervosas, ocorre dor intensa. A pele apresenta-se carbonizada.
	
	Primeiro grau: quando a lesão é superficial. Aparecerão vermelhidão, inchaço e dor. Segundo grau: quando a ação do calor é mais intensa. Além da vermelhidão, aparecem bolhas ou umidade na região afetada. A dor é mais intensa. Terceiro grau: há destruição da pele. Atingem gordura, músculo e até ossos. Pela destruição das terminações nervosas, ocorre pouca ou nenhuma dor. A pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407808663)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Geralmente as pacientes apresentam no pós operatório de cirurgias plásticas faciais, dor, edema, hematomas, equimoses, mímica facial reduzida, presença de faixas compressivas. Dentre os recursos estudados, qual NÃO seria indicado para tratar as pacientes? 
		
	
	Ultrassom contínuo
	
	Microcorrentes
	
	Compressas Frias
	
	Laser
	
	Tratamento com Dermocosméticos
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407270392)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Em toda sociedade, as queimaduras continuam sendo um problema médico, psicológico, econômico e social que envolve não somente o médico e o paciente como também toda sociedade. Com relação ao paciente vítima de queimadura assinale a alternativa correta: 
		
	
	A principal complicação observada na fase tardia é a fibrose, que pode determinar uma importante perda funcional e causar deformidades e limitações de amplitude de movimento. 
	
	Os flictemas presentes na queimadura de segundo grau devem ser mantidos íntegros, entretanto, sua presença compromete o processo de reparo tecidual. 
	
	A endermoterapia é contra indicada porque intensifica o processo de fibrose. 
	
	A lesão térmica pode favorecer o aparecimento de choque hipovolêmico pela redução da permeabilidade celular. 
	
	Os desbridamentos, as escarotomias e a enxertia cutânea são recursos utilizados no tratamento do paciente queimado, restritos a fase hospitalar.