A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Missão Visão Valores

Pré-visualização | Página 1 de 1

*
*
 MISSÃO, VISÃO E VALORES:
Por Que, O Que E Como?
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da sua empresa.
Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com propriedade. E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade.
*
*
 MISSÃO, VISÃO E VALORES:
Por Que, O Que E Como?
Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto.
- O que são, afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios)?
- "Para que servem Missão, Visão e Valores, afinal?"
- "Como redigir cada um desses componentes? Há algum critério?"
"Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar um "cultura" que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?“
*
*
 MISSÃO
Acredito que muitas pessoas supõem que uma empresa existe para fazer dinheiro. Embora isso seja uma conseqüência importante da existência de uma empresa, precisamos ir mais fundo e descobrir as razões reais de existirmos”. À medida que examinamos o assunto, chegamos a inevitável conclusão de que um grupo de pessoas se reúne e existe como instituição, que chamamos de empresa, para realizar coletivamente algo que não seriam capazes de realizar individualmente - fazer uma contribuição à sociedade. A missão é uma frase que parece banal, mas é fundamental.
(David Packard - Fundador da HP).
*
*
A Missão de uma organização significa a razão de sua existência. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deve servir.
*
*
IMPORTANTE: “Interligue sua definição de missão com as suas estratégias e táticas por meio de um conjunto de objetivos que sejam, ao mesmo tempo, específicos e desafiadores”. (Joseph V. Quigley, “Visão”, Makron Books).
*
*
Exemplo
A missão deve ser a “carteira de identidade” da sua empresa.
O McDonald’s, que explicitou a sua “McMissão”, é um exemplo que ilustra bem esta dica. Leia a Missão e sinta como ela tem a “cara” da McDonald’s.
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável”.
*
*
PRINCÍPIOS
  Princípios ou Valores
Os valores são idéias a respeito do modo como as pessoas encararam a sua relação com o trabalho, com o cliente, com os fornecedores, com os colegas. Respeito ao ser humano, honestidade, abertura à novas idéias e espírito de parceria são exemplos de valores.
*
*
Identificação e explicitação dos princípios
O ponto de partida deve ser dado com o resgate da cultura da empresa. É fundamental IDENTIFICAR os traços marcantes do comportamento da empresa ao longo dos anos, suas crenças e seus valores. Evite o exagero, concentre-se nos pontos mais importantes, Os Princípios devem ser POUCOS e redigidos de forma CLARA e CONCISA.
*
*
Balizam o processo decisório.
“A base de qualquer empresa são os seus Princípios. Na medida em que as decisões forem tomadas com base em um conjunto de princípios coerentes e integrados, eles têm maior probabilidade de êxito em longo prazo.” ( William Ouchi - teoria Z). 
*
*
 VISÃO
VISÃO é a imagem que a organização tem de si mesma e do futuro. É o ato de ver a si próprio no espaço e no tempo. 
A Visão está voltada mais para aquilo que a organização pretende ser no futuro do que como realmente ela é no presente.
*
*
Exemplo
“Transformar-se em uma empresa de energia de classe mundial”. Visão da “Petrobrás”, em 1999 divulgou o seu plano estratégico 2010.
*
*
	“Ter somente a Visão não resolve. Uma Visão sem senso estratégico de como você fará acontecer resulta em vontade sem realidade prática.” (John Kotter, Harvard Business School).
*
*
Levanta a “bandeira”
Visão da Amil: “Ser a maior, melhor e mais feliz das empresas de assistência médica do mundo”.
Visão da Ambev: “Ser reconhecida como a mais competitiva empresa de bebidas do mundo, com crescimento anual de 15%”.