Ecologia Geral Exercício de Fixação 1 E1
8 pág.

Ecologia Geral Exercício de Fixação 1 E1


DisciplinaEcologia Geral407 materiais5.810 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o tema Cadeia Alimentar, analise as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A energia assimilada pelos produtores sempre diminui ao longo da cadeia alimentar
( ) O metabolismo respiratório consome energia dos seres vivos, inclusive dos produtores.
( ) O número absoluto de indivíduos sempre aumenta ao logo da cadeia alimentar.
( ) Os decompositores realizam o papel de degradação da matéria orgânica, devolvendo os elementos para que o ciclo seja reiniciado.
A ordem correta assinalada é:
Escolha uma:
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, V, F.
Gabarito comentado: V V F V.. No Capítulo 2 do livro da disciplina, consta que a pirâmide de números considera apenas a densidade (no indivíduos/área ou volume) em diferentes níveis tróficos. Esse tipo de representação não distingue a diferença de biomassa entre as diferentes espécies que compõem o ecossistema. Como é realizado um controle populacional através da predação, a tendência é que o número absoluto de indivíduos diminua ao longo da cadeia alimentar.
d. V, F, F, F.
e. F, F, V, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, V..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o tema Fotossíntese, analise as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) - A fotossíntese é realizada por organismos denominados produtores que utilizam matéria orgânica e luz solar para produzir matéria inorgânica, como a glicose.
( ) Os seres autótrofos, como as plantas, utilizam o gás carbônico para realizar a respiração.
( ) - Na fotossíntese, a energia luminosa do sol é transformada em energia química para ser armazenada nos carboidratos.
( ) - A presença da clorofila nos cloroplastos em células vegetais permite a abosrção da energia luminosa em plantas.
A ordem correta assinalada é:
Escolha uma:
a. F, F, V, V.
b. V, F, F, F.
c. V, V, V, F.
d. F, V, V, F.
Gabarito comentado: F, F, V, V. No Capítulo 2 do livro da disciplina, constam que a A fotossíntese, realizada por organismos denominados produtores, utiliza matéria inorgânica para fabricação de matéria orgânica. Para isso utilizam, além da luz solar, água e gás carbônico, transformando energia luminosa em energia química (Glicose). Tudo isso é possível devido a presença de um pigmento verde (Clorofila) armazenada na organela Cloroplasto.
e. V, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: F, F, V, V..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A tartaruga-verde é um animal que vive normalmente em águas costeiras com vegetação disponível em grande quantidade. A alimentação desta tartaruga tem uma característica peculiar: ela é onívora quando filhote e quando atinge mais de 30 cm de casco ela se torna basicamente herbívora. Elas procuram botar seus ovos principalmente em ilhas oceânicas.
Segundo o texto acima, qual é o habitat da tartaruga-verde?
Escolha uma:
a. Carnívora.
b. Ilhas oceânicas.
Gabarito comentado: Águas costeiras. No Capítulo 1 do livro da disciplina, consta que os lugares onde os organismos habitam, é denominado habitat, ou seja, o \u201cendereço\u201d no ecossistema, que pode ser tanto aquático (lagoa) quanto terrestre (floresta, deserto). Logo, no texto acima o habitat da tartaruga-verde são as águas costeiras. As ilhas oceânicas são apenas locais de reprodução e Herbívora e Onívora são os nichos alimentares.
c. Onívora.
d. Águas costeiras.
e. Herbívora.
Feedback
A resposta correta é: Águas costeiras..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os avanços tecnológicos permitem aos seres humanos lidar quantitativamente com sistemas grandes e complexos, como ecossistemas e paisagens. Dentre estes avanços, destacam-se as tecnologias espaciais, que fornecem instrumentos importantes para o estudo do meio ambiente. Sobre este tema, complete corretamente as lacunas a seguir:
Entre as ciências que estudam o espaço, as tecnologias de _________________ merecem destaque porque facilitam a obtenção de imagens da superfície terrestre à distância. Essas imagens são adquiridas por meio de aparelhos denominados de_____________. Por sua vez, esses equipamentos são colocados a bordo de satélites de observação da Terra, gerando um produto denominado de__________________.
A sequência CORRETA dos termos que completam, adequadamente, as lacunas encontra-se na alternativa:
Escolha uma:
a. Modelagem matemática- modelos matemáticos- imagem de satélite
b. Sensoriamento remoto - sensores remotos - imagem orbital
Gabarito comentado: Capítulo 10, Seção 10.1. É correto afirmar que as tecnologias de sensoriamento remoto são aquelas que permitem a obtenção de imagens da superfície terrestre à distância. Para esse fim, são utilizados sensores remotos, responsáveis por gerar um produto denominado de imagem orbital.
c. Sistemas de informações geográficas- sensores geográficos- imagem geológica
d. Monitoramento automatizado- sensores automáticos- imagem aeroespacial
e. Tecnologia de informação- algoritmos espaciais \u2013 imagem digital
Feedback
A resposta correta é: Sensoriamento remoto - sensores remotos - imagem orbital.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ecótono é uma região que contém diversos organismos de cada uma delas. Frequentemente, tanto o número quanto a densidade da de algumas espécies são maiores no ecótono do que nas comunidades que o margeiam.
Assinale a alternativa que representa a definição de Ecótono.
Escolha uma:
a. Região de transição entre duas ou mais comunidades diversas, considerada uma zona de união entre comunidades adjacentes.
Gabarito Comentado: Região de transição entre duas ou mais comunidades diversas, considerada uma zona de união entre comunidades adjacentes.
Ecologia Geral / Rosa Maria Rodrigues. \u2013 Curitiba: FAEL, 2015. - Capitulo 6. Comunidades Biológicas .
6.3. O que é um ecótono? É uma região de transição entre duas ou mais comunidades diversas, como entre a floresta e a pradaria ou entre uma comunidade marinha de fundo brando e outra de fundo duro. É uma zona de união ou um cinturão de tensão que pode ter cumprimento considerável, embora seja mais estreito do que as áreas das próprias comunidades adjacentes.
b. Comunidades isoladas que não permitem interação com as áreas adjacentes.
c. Região formada pela área interna de uma comunidade especifica.
d. Locais que não podem ser considerados zona de união entre comunidades.
e. Conjunto de organismos que vivem isolados em uma comunidade especifica.
Feedback
A resposta correta é: Região de transição entre duas ou mais comunidades diversas, considerada uma zona de união entre comunidades adjacentes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os seres vivos têm em sua constituição diversos elementos químicos. Um dos mais importantes é considerado motor químico que fornece energia e massa à maior parte dos seres vivos. Este elemento está intimamente relacionado com a regulação da atmosfera global e consequentemente com o clima.
O texto acima se refere: Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao enunciado acima.
Escolha uma:
a. Nitrogênio.
b. Carbono.
Gabarito comentado: A resposta correta é carbono. O nitrogênio é um dos principais elementos constituintes dos organismos vivos, mas tem características diferentes do carbono. O gás carbônico faz parte do ciclo terrestre, as plantas removem gás carbônico da atmosfera por meio da fotossíntese. Parte desse carbono é utilizada pela planta para a sua manutenção, o que, posteriormente, resulta na liberação de gás carbônico para a atmosfera. A água e o oxigênio também são fundamentais para a manutenção da vida na Terra, porém não possui atributos de fornecimento de massa aos seres vivos.
c. Oxigênio.
d. Enxofre.
e. Água.
Feedback
A resposta correta é: Carbono..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto