Buscar

Avaliação II Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação II - Uniasselvi
	1.
	Sob o pensamento de Adam Smith, o Estado tem algumas tarefas básicas e deveres a serem cumpridos para proteger a sociedade e, assim, gerar confiança e desenvolvimento. Sobre este pensamento, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado tem o dever de proteger a população da possível invasão de outras sociedades independentes.
II- O Estado tem o dever de proteger, no possível, cada cidadão das injustiças e da opressão, aplicando uma administração justa e imparcial da lei.
III- O Estado tem o dever de manter obras públicas e indústrias grandes, cuja produção não seria de interesse das empresas privadas.
IV- O Estado tem o dever de estimular a demanda agregada para assim gerar emprego, mais receitas e consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Por política econômica entende-se o conjunto de ações tomadas por um governo para atingir determinados fins econômicos, sejam eles de curto ou longo prazos. No campo das ações de longo prazo, a Política Econômica busca promover o crescimento econômico, e, em países como o Brasil, notórios pela sua expressiva desigualdade social, ela também tem por objetivo promover uma distribuição de renda relativamente justa. Sobre a política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central do Brasil é o órgão responsável por controlar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, que, por sua vez, determina a taxa de juros.
II- O aumento da oferta monetária devido à política monetária do Banco Central do Brasil leva a um aumento da taxa de juros do mercado.
III- Os meios de pagamento são todos os depósitos à vista nos bancos comerciais e também o papel-moeda que está em circulação.
IV- Uma situação de baixa inflação é proporcionada quando há uma oferta monetária menor do que a taxa de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Minimiza suas vendas.
	 b)
	Minimiza seus custos.
	 c)
	Aumenta seu faturamento.
	 d)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
	4.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o significado de Utilidade Marginal Decrescente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.
	 b)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
	 c)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que ele vai ficando velho e depreciado.
	 d)
	A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
	5.
	Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
	 b)
	A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
	 c)
	O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
	 d)
	Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
	6.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 b)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 c)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 d)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	7.
	Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Uma oferta inelástica.
	 b)
	Uma procura elástica.
	 c)
	Uma oferta elástica.
	 d)
	Uma procura inelástica.
	8.
	Para financiar os gastos públicos, o governo dispõe de várias ferramentas. Logo, através destas, o governo tem a capacidade de decidir como e quando aplicar suas necessidades de gastos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Emissão de Moeda.
II- Emissão de Títulos Públicos.
(    ) Para cobrir suas despesas, o governo utiliza um meio chamado de senhoriagem.
(    ) O governo toma recursos emprestados da sociedade, considerado um método eficiente para financiamento dos gastos públicos.
(    ) O grande inconveniente deste método é que gera inflação. Entretanto, o governo tem a vantagem de que quem cobre este déficit público é a própria população, através da corrosão inflacionária do poder de gasto da população.
(    ) A desvantagem é que o governo assume uma obrigação para com os seus investidores, ou seja, assume aumentar sua dívida interna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - II - I - II.
	9.
	Em casos de necessidade, por parte do governo, em reduzir o índice de inflação, as ações corretas teriam como seu ponto de partida as Políticas Fiscais e Monetárias. Partindo deste referencial, analise as sentenças a seguir:
I- Seria necessário reduzir impostos (política tributária) e aumentar gastos públicos.
II- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e reduzir gastos públicos.
III- Seria necessário elevar impostos (política tributária) e aumentar a taxa de juros.
IV- Seria necessário reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma ou Teoria da Empresa. Uma subdivisão da Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Custode oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.
	 b)
	Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
	 c)
	Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
	 d)
	Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.

Outros materiais