A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Trabalho I de Quimica Tecnica

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade Pedagógica de Moçambique
Delegação de Quelimane
Faculdade de Ciências Naturais e Matemática
Cadeira de Química Técnica
Nome: Herman Gervásio Vieira Júlio
Lavagem de Gás
A lavagem de gases é um processo que consiste em solubilizar um poluente gasoso num líquido. Este líquido pode ser água ou água com um reagente ou solvente. Existem diferentes tipos de lavadores de gases, na qual são destacados os seguintes:
Torre com Anéis Internos;
Lavadores de Gases em Spray;
Lavadores-Venturi.
A escolha de qual tipo/modelo a ser usado depende das características do gás a ser removido.
Britagem
A britagem é uma das etapas do processo de fragmentação, ela consiste da quebra de partículas principalmente pela acção de esforços compressivos ou de impacto, sendo que esses esforços são resultantes da projecção de partículas contra elemento do britador ou do revestimento.
Os mecanismos envolvidos na britagem, envolvem basicamente compressão, impacto e cisalhamento, sendo que ela se desenvolve em estágios subsequentes, denominadas de britagem primária, secundária, terciária e eventualmente quaternária, sendo que o número de estágios é definido pela granulometria da entrada e pela qualidade do produto final.
Dissolução
A dissolução ou floculação é um processo de separação de mistura que consiste em dissolver a mistura em solvente com densidade intermediária entre as densidades dos componentes das misturas. Também, designa-se por dissolução o processo de dispersão de um soluto num solvente que conduz à formação de uma solução.
Evaporação
A evaporação é um fenómeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos; particularmente, denota o processo cíclico de ascensão das massas de água sob a forma de vapor. A evaporação ocorre porque as moléculas que se encontram na superfície do líquido escapam para o exterior. A energia necessária para que o líquido evapore é obtida a partir do próprio líquido e do recipiente que está ao seu redor.
Flutuação
Este procedimento mecânico tem como objectivo de sólidos que consiste no aproveitamento das diferenças superficiais das partículas. Neste processo usam-se espumantes e colectores, assim safras misturadas e finalmente granuladas são separadas m água com ajuda de bolhas de ar, preferencialmente pegadas a um componente de mistura.
Filtração
A filtração ou filtragem é um método de separação de mistura que consiste em separar um sólido de um líquido ou um fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável (papel de filtro, uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer) capaz de reter as partículas sólidas. Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial.
Destilação
A destilação é uma operação unitária que se caracteriza pela evaporação e posterior condensação (passagem de novo ao estado líquido por arrefecimento) de um líquido. Tem como objectivo separar, por acção da energia calorífica, substâncias voláteis de outras que o não são, ou são menos voláteis, e visa a separação de uma mistura de líquidos com pontos de ebulição diferentes.
Retificação
A retificação, é um processo executado por ferramentas chamadas de rebelos que são ferramentas fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilíndricos, ovalados, esféricos e em geral são fixados a eixos. Ou por outra, é a separação de uma mistura por troca de substâncias entre vapor e liquido efervescente, em contracorrente.
Extracção
A extracção é classificada em dois tipos a nomear:
Extracção sólida, que consiste em dissolver componentes solúveis de uma mistura sólida com ajuda de um solvente.
Extracção líquida, que consiste na separação de um líquido com ajuda de um solvente líquido que dissolve a componente de uma mistura líquida homogénea.
Absorção
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo.
Adsorção
A adsorção é um processo onde uma molécula, o adsorvato, forma uma ligação com a superfície, o adsorvente. É um processo de interfaces, que podem ser gás/sólido, podendo-se distinguir m duas formas:
Adsorção física, onde a molécula adsorvida na superfície na fase gasosa, não forma uma interacção com a superfície.
Adsorção química, onde a molécula adsorvida forma uma interacção forte com a superfície, pode ainda ser considerada associativa, se a molécula adsorve na superfície sem se decompor, por outro lado, se ocorre fragmentação da molécula adsorvida então o processo é dissociativo.
Secagem
A secagem é uma operação de transferência de massa envolvendo a remoção de humidade (água) ou outro solvente de um sistema sólido ou semi-sólido. Líquidos podem ser removidos de sólidos mecanicamente através de prensas ou centrífugas e por vaporização térmica.
Diferenças entre Fabrica e Industria
		
	
Denomina-se Indústria, a organização que tem por finalidade a transformação de matéria-prima em produto acabado, através de seus recursos: homem, máquina e instalação. 
Fábrica: Estabelecimento industrial onde se transformam matérias-primas em produtos destinados ao consumo, ou que se dedica à produção de outras mercadorias: 
Ex: Fábrica produz materiais químicos ou matérias-primas para serem utilizadas nas indústrias. Ex: Indústria farmacêutica. Utiliza produtos fabricados que precisam ser manipulados especificamente para os tratamentos em questão, por unidades em miligramas deste produto. 
Indústria automobilística, recebe produtos feitos por pelas fábricas, algumas destas fábricas podendo ser de sua propriedade, e faz a linha de montagem dos veículos. 
Indústria é toda actividade humana que, através do trabalho, transforma matérias-primas em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados e que possuem, normalmente, maior valor agregado.
Uma fábrica é um edifício industrial onde trabalhadores manufacturam bens ou supervisionam o funcionamento de máquinas que processam um produto, transformando-o em outro.