Buscar

CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS (contexto histórico)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome:__________________________________________________ R.A.:_________________
Direito –Manhã Unip – Araçatuba - SP
CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS 
E SEUS RESPECTIVOS CONTEXTOS HISTÓRICOS
CONSTITUIÇÃO DE 1824 (CONSTITUIÇÃO DA MANDIOCA):
Pouco tempo havia de passado desde a declaração da independência do Brasil de Portugal e já havia disputas políticas interessantes. Latifundiários sugeriram um contraprojeto, muito conhecido como a constituição da mandioca, projeto este que limitava os poderes do Império. Dom Pedro I propôs seu próprio projeto em 1823, dissolvendo a Assembléia constituinte. Os pontos mais importantes eram:
Governo: Monarquia com poder centralizado. Tendo sido esta constituinte outorgada Por Dom Pedro I. A capital localizava-se onde hoje é o estado do Rio de Janeiro.
Poder Legislativo: Assim como é nos dias atuais, era bicameral, havia a câmara dos deputados e dos senadores. Escolhido pelo imperador, o mandato dos senadores era vitalício. Com o governo de D. Pedro II, cujo fora deveras moderado quando comparado co o de seu antecessor, deu-se origem ao parlamentarismo monárquico no Brasil, consolidando-se com a criação do cargo de Presidente do Conselho de ministros. Era D.Pedro II quem escolhia o presidente, e este os ministros.
Poder Moderador: O quarto poder, este é um dos expoentes desta constituição. Este poder fazia com que todos os outros poderes se submetessem a ele, cujo era exercido somente pelo imperador.
Religião: Era o Catolicismo a religião oficial do Brasil, sendo permitido o culto doméstico de outras religiões.
CONSTITUIÇÃO DE 1891:
O fim do poder moderador e a proclamação da república moldam o contexto histórico desta constituição. Por volta de 1860 é possível perceber o enfraquecimento da monarquia. O manifesto liberal, republicano, a questão militar e religiosa ajudaram a agravar o cenário, até que em 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, por via de um golpe de Estado político-militar, proclamou a república no Brasil.
Desde o ocorrido, os latifundiários finalmente conseguiram exercer influencia direta no texto constitucional.
Algumas das principais características da const. De 1891: Fim do poder Moderador, sendo adotada então a tripartição do poder. A tripartite de Montesquieu.
Rui Barbosa: Atribuiu ao STF (recentemente criado) o controle da constitucionalidade das leis e atos do Legislativo e do Executivo. 
Houve a união perpétua e indissolúvel das províncias.
O Voto era então aberto e universal, existindo ainda exceções.
O Estado agora era laico
Declaração de direitos: foi aprimorada abolindo-se a pena de galés, a de banimento, morte, etc.
HABEAS CORPUS
CONSTITUIÇÃO DE 1934:
Era Vargas. Após a Revolução Constitucionalista e a insatisfação das elites do sudeste, a Const. De 1934 tentava acalmar os ânimos dos anos passados. Houve nesta constituição algumas novidades de avanço no sistema eleitoral, como a introdução do voto secreto. Houve também a instauração garantias trabalhistas (inspiradas nas leis trabalhistas fascistas).
CONSTITUIÇÃO DE 1937 (POLACA):
Conhecida por “polaca” por ter sua elaboração inspirada na constituição polonesa, foi outorgada pouquíssimos anos após a const. De 34 (tendo sido esta a constituição de menor duração na história do Brasil) após Varas ter dado um golpe para permanecer no poder. Justificando-se sob o argumento de ser preciso defender o país da ameaça comunista, recebeu apoio de grande parte da população para que pusesse ser imposta.
A carta possuía características como a abolição de partidos políticos, liberdade de imprensa, inspirada peo regime fascista.
CONSTITUIÇÃO DE 1946:
Tendo havido a redemocratização após o governo de Getúlio Vargas, o Congresso reassume o poder constituinte. Nesta constituição, existem avanços na democracia e uma estruturação de poderes um pouco parecida com a que existe hoje. Suas principais características foram: Maior autonomia para municípios e estados; Garantia da liberdade de expressão e Resquícios de autoritarismo em alguns artigos .
CONSTITUIÇÃO DE 1967:
Um período de muitos prós e contras, uma montanha russa econômica, hora prosperando, outrora afundando na inflação. Durante a Ditadura Militar, entre os governos Castelo Branco e Costa e Silva, uma nova carta serviu de medida para justificar legalmente o autoritarismo e o arbítrio político. Apesar de possuir um texto ameno, sofreu ao longo dos anos seguintes uma série de emendas, absorvendo os famosos “atos institucionais” (o mais conhecido foi o AI-5, de 1968), que davam poderes plenos ao executivo para segurar o regime militar.
CONSTITUIÇÃO DE 1988 (CONSTITUIÇÃO CIDADÃ):
 Surgiu logo após o término do regime militar do Brasil. Foi feita pelo próprio congresso, que durante a manhã atuava nas atividades da casa e à tarde se dedicava à elaboração da Carta Magna. Um ponto interessante sobre essa constituição foi o fato de que alguns anos depois a população foi consultada sobre o sistema de governo, uma vez que os constituintes não haviam acordado sobre qual o melhor modelo. Um plebiscito foi feito em 1993 e o povo brasileiro optou pela manutenção da república presidencialista.

Outros materiais