Buscar

A história da maquiagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A história da maquiagem
A história da maquiagem tem origem no Egito onde se pintavam os olhos em sinal de respeito ao deus Rá (deus do sol). Os Farós também eram grandes adeptos da maquiagem, pois pintavam seus olhos a fim de que as pessoas evitassem olhar diretamente para eles. Em virtude disso, a maquiagem nessa época exercia um símbolo político.
O Kama Sutra, escrito no século I e IV, define o padrão de beleza da mulher ideal que seria de pele bem clara, fina e macia. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito. Usava pó de khol para pintar os olhos, banhava-se em leite e usava argila em seu rosto para manter o viço da pele. Foi lá, no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura.
A maquiagem e os povos primitivos
Diversas sociedades primitivas já usavam pinturas no rosto em diversas situações. Na maioria das vezes, usavam como artifício para diferenciar membros de cada aldeia, para celebração de rituais religiosos, para firmar condição de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida.
Maquiagem na Idade Média
O culto à pele clara ainda estava em alta. Os padrões europeus dominavam o padrão de beleza mundial. O rubor nas faces era bem característico para dar aquele aspecto mais saudável. Tudo isso devido a diversos tipos de doenças que surgiram naquela época, para as quais não havia cura, fazendo com que o objetivo da maquiagem se tornasse a representar o frescor de uma pele saudável muito característico das crianças.
No Japão, foi inventado o pó-de-arroz que servia para uniformizar o tom da pele e   deixá-la mais clara. O olhar e os lábios bem destacados pela pele uniforme e clara era o ideal para que se criasse e padronizasse um único personagem: a gueixa.
 
 
Maquiagem e bruxaria
No final do século XVIII, o Parlamento Inglês atribuiu às mulheres a mesma pena que era atribuída à quem praticava a bruxaria. O termo desobrigava os maridos de permanecerem casados, caso constatassem que suas mulheres usaram de adornos como maquiagem e perfumes para seduzir e induzi-los ao casamento. Leia um trecho do termo a seguir:
“Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado…”
A maquiagem através dos anos.
– 2ª Guerra Mundial
A produção de cosméticos durante a 2ª Guerra Mundial estacionaram em virtude da necessidade que se tinha em fabricar armamentos. Além disso, com escassez de matéria-prima, as mulheres começaram a produzir seus próprios produtos de beleza.
– A maquiagem nos anos 50
Ao final da guerra, já nos anos 50, a maquiagem volta emplacando as melhores lojas com seu estilo “fake” – pele pálida, olhos e boca realçados. Nos anos 60, as indústrias sofrem uma espécie de aprimoramento a fim de que pudessem atender os interesses de seu público jovem, já que este havia aderido por completo toda a ideia da maquiagem.
– A maquiagem na década de 80
Já na década de 80, as preocupações com a beleza ao longo dos anos fizeram com que surgissem novos produtos que além de embelezar, cuidava da pele. Ainda nessa época, as divas do cinema desempenharam um papel muito importante quanto à popularização da maquiagem. A atriz Marilyn Monroe, por exemplo, continuava inspirando mulheres de todo mundo ao exibir sua pele clara, sobrancelhas finas, olhos esfumados e lábios bem avermelhados. Dior, Chanel, Yves Saint Laurent também tiveram um grande papel na criação de novas cores e texturas que conversavam com as tendências de moda que surgiam na época.
No entanto, somente no final da década de 80 é que surgiram cosméticos que combinavam substâncias capazes de prevenir o envelhecimento, proteger a pele dos efeitos solares e hidratá-la, com produtos que a uniformizavam e destacavam os traços do rosto. Podemos dizer que foi o início da cosmetologia inteligente.
– A maquiagem no século XXI
Atualmente, no século XXI, cores, texturas e técnicas permeiam nossa moda. A classe e elegância do início do século, a sensualidade dos anos 60, a irreverência e a apatia em tons de protestos dos anos 80 e 90 se fundem no universo da maquiagem, ampliando nossa informação de moda atual.
Resumo da história da maquiagem
Pudemos ver numa retrospectiva rápida que, desde os tempos mais remotos, o homem sentia a necessidade de realçar e disfarçar traços de seus rostos por diversos motivos: religioso, político e etc. Ao longo do tempo, isso representou um jogo de esconder e revelar por meio do qual nasceu a maquiagem. Segmentos como o teatro, a tv e a moda, rapidamente aderiram aos truques a fim de aperfeiçoar suas representações e de dar um visual estético mais elaborado.
Atualmente, a maquiagem tem como principal objetivo embelezar. No entanto, com a crescente preocupação com o cuidado da pele, a maquiagem hoje representa muito mais que apenas embelezamento superficial dos atributos físicos. Ela representa também o embelezamento geral da pele, aquele que vem de dentro para a fora.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais