Ornamentais
2 pág.

Ornamentais


Disciplina<strong>ornamentaria</strong>1 materiais
Pré-visualização1 página
Importância
- São plantas cultivadas para apreciação de sua beleza.
- Atuam como filtro natural assim como qualquer planta que realiza fotossíntese, mas as ornamentais possuem uma capacidade maior de purificar o ar de determinado ambiente. 
-São plantas de fácil cultivo.
- São usadas como Matéria-Prima em vários medicamentos e cosméticos. 
- E como curiosidade, pode ser usada como forma de tratamento de esgoto alternativo. Luciano Zanella, um engenheiro civil da FEAGRI, Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, desenvolveu um projeto que associa as plantas à purificação da água. O que ele fez, ele montou seis piscinas de fibra de dois mil litros cada uma, de forma que o esgoto já tratado da Faculdade passasse pelas piscinas. Em três piscinas ele acrescentou brita até a borda e nas outras três anéis de bambu. Depois plantou duas espécies ornamentais, o copo de leite e o papiro, que são plantas que absorvem nutrientes do esgoto. Depois de observar que o copo de leite sozinho não estava conseguindo absorver tudo, ele adicionou mais oito espécies dentre elas o biri e o mini-papiro. Como funciona: Na parte de baixo, a água passa pelas pedras ou pelos anéis de bambu, que, com a ajuda das raízes das plantas, é purificada. Segundo o engenheiro, esse tratamento de esgoto serve como tratamento complementar para os domicílios e, para ter total purificação, a água deve passar por um tratamento antes, para remover os resíduos mais pesados.
E ele observou que, nos tanques com brita, a eficiência na remoção dos resíduos foi de 60% e nos tanques com bambu, de 33%.
Peculiaridades
Bom, como peculiaridade, eu resolvi falar das plantas carnívoras.
Muita gente tem aquela ideia de que as plantas carnívoras são enormes e comem gente.
Mas na verdade, as plantas carnívoras são pequenas, leves e delicadas, e várias servem como plantas ornamentais. É curiosa e também interessante, a maneira como elas se alimentam. Por serem originárias de solos pobres em nutrientes, desenvolveram a característica de digerir pequenos animais para absorverem os nutrientes desses animais, e complementar sua alimentação. Ah, mas então elas não realizam fotossíntese? Sim, é óbvio que elas realizam a fotossíntese, mas essa característica é um complementar que proporciona às plantas mais força e resistência.
 
E como elas fazem isso?
Elas atraem suas presas, da mesma forma que as flores atraem seus polinizadores: Através do odor de néctar e das cores chamativas. Algumas delas refletem uma luz ultravioleta e luz polarizada que só os insetos veem.