Buscar

Análises das demosntrações contábeis Prova II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Os indicadores de estrutura de capital ou de endividamento, além de demonstrarem o grau de endividamento da empresa, buscam analisar os efeitos que a alavancagem financeira tem sobre os resultados, sobretudo focando o risco da empresa. Sobre esses indicadores, analise as sentenças a seguir:
I- Na análise de balanço, demonstra as grandes linhas de financiamento escolhidas pela empresa.
II- O ativo apresenta a aplicação de recursos que é decorrente do capital próprio.
III- Os indicadores de endividamento demonstram se a empresa está alavancando seus recursos próprios.
IV- Indicam a relação de dependência da empresa com relação à capital de terceiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	O indicador de lucratividade é extremamente importante porque apresenta a eficiência operacional obtida sob a forma de valor percentual conforme o desenvolvimento das atividades operacionais da empresa, e demonstra qual é o ganho que a sua empresa consegue gerar a partir de um trabalho desenvolvido. É o dado que vai revelar se vale a pena ou não continuar com um projeto. Portanto, é uma variável que indica o que se ganhou com a venda de determinados produtos. Assim, é importante conhecê-la para poder precificar com segurança. Sobre os tipos de indicadores de lucratividade existentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A lucratividade bruta é obtida pelo quociente entre lucro operacional bruto (LOB) e a receita operacional líquida (ROL).
(    ) A lucratividade não operacional (LNO) pode ser calculada a partir da diferença entre as receitas não operacionais (RNO) e despesas não operacionais (DNO) sobre a receita operacional líquida (ROL).
(    ) A lucratividade do exercício (LE) será obtida pela multiplicação entre a lucratividade operacional (LO) e a lucratividade não operacional (LNO) sobre a receita bruta (RB).
(    ) A lucratividade líquida do exercício (LLE) pode ser calculada após a dedução da provisão para imposto de renda (PIR) do lucro líquido antes dos impostos (LAI) sobre a receita operacional líquida (ROL).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	3.
	A Taxa de Retorno sobre Investimentos - TRI - é um índice que mostra quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação ao valor aplicado. É uma medida de capacidade que a empresa possui para gerar lucro líquido. Referente a esse índice, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lucro líquido é apurado através da DRE, que é a receita menos os custos e as despesas, é o lucro dos acionistas.
(    ) Para decidir-se por um investimento, primeiro se analisa seu tempo de investimento.
(    ) A Taxa de Retorno sobre investimentos - TRI - resulta no método chamado de pay-back, em que se pode apurar a quantidade de anos para o retorno do investimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - V - V.
	4.
	A busca pela lucratividade, desde a produção, comercialização de bens e serviços, se dá por um preço que gere lucro, e que são os objetivos dos indicadores de lucratividade. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A lucratividade bruta é obtida pelo quociente entre lucro operacional bruto (LOB) e a receita operacional líquida (ROL).
(    ) Do lucro operacional bruto, devem ser deduzidas as despesas administrativas, comerciais, financeiras, tributárias e outras despesas gerais.
(    ) Lucratividade do exercício (LE) será obtida pela soma algébrica entre a lucratividade operacional (LO) e a lucratividade não operacional (LNO) sobre a receita operacional líquida (ROL).
(    ) O giro do ativo é calculado a partir da relação entre a receita operacional líquida (ROL)
e o passivo total (PT). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Os índices de liquidez, segundo Matarazzo (2010), mostram a base da situação financeira da empresa. São índices utilizados para avaliar se a empresa tem capacidade de saldar seus compromissos e analisar se essa capacidade pode ser avaliada a curto e longo prazo e a prazo imediato. Existem diversos índices, dentre eles podemos analisar um deles, que tem como finalidade mostrar qual é o valor que a empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e a longo prazo, para fazer face às suas dívidas totais. Com relação a esse índice, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
	 a)
	Liquidez Imediata.
	 b)
	Liquidez Geral.
	 c)
	Liquidez Corrente.
	 d)
	Liquidez Seca.
	6.
	O capital de terceiros em relação ao capital próprio (investido pelos sócios) resulta numa dependência muito grande para a empresa. Isto pode resultar em falência, pelo alto grau de endividamento com relação ao valor do patrimônio líquido, e é decorrente da necessidade de renovação do ativo. Este índice mostra sua importância e a dependência com relação ao capital de terceiros. É determinado através do índice de:
	 a)
	Liquidez Geral.
	 b)
	Liquidez Seca.
	 c)
	Liquidez Corrente.
	 d)
	Endividamento.
	7.
	O indicador que demonstra que se a empresa fosse parar de realizar suas atividades naquele momento, pagaria suas dívidas com seu ativo circulante e realizável a longo prazo, não precisando para isto, vender seu imobilizado. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Liquidez imediata.
	 b)
	Giro do ativo.
	 c)
	Liquidez seca.
	 d)
	Liquidez geral.
	8.
	Os índices de liquidez mostram a base da situação financeira da empresa (MATARAZZO, 1994). Silva (2007) complementa discorrendo que a liquidez decorre da capacidade de uma empresa ser lucrativa, da administração do seu ciclo financeiro e de suas decisões estratégicas de investimento e financiamento. Nesse sentido, observa-se que existem diversos conceitos para índices de liquidez. Sobre esses índices, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Trabalha com os elementos patrimoniais do Ativo Circulante, as disponibilidades e a análise, exclui o estoque.
II- Mostra qual é o valor que a empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e a longo prazo, para fazer face às suas dívidas totais.
III- Este tipo de indicador deve considerar o "tipo de empresa", haja vista que empresas comerciais tendem a ter estoques que mais facilmente se realizam em dinheiro, ao contrário de empresas industriais.
(    ) Liquidez imediata.
(    ) Liquidez seca.
(    ) Liquidez geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	I - II - III.
	9.
	Pelas demonstrações contábeis, é possível conhecer os índices de liquidez. Para o analista, traz uma visão do desempenho e o que representam as mais diversas contas no balanço patrimonial e demonstrativo do resultado do exercício, quando de uma auditoria interna ou independente. Sobre os índices de liquidez, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Índices de liquidez são índices que trazem a capacidade do Fluxo de Caixa.
(
) Capital circulante líquido (CCL) é a somatória entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.
(    ) São índices de liquidez: corrente, geral, seca e imediata.
(    ) Índice de liquidez corrente indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 que a empresa possui no Passivo Circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	As empresas recorrem a expedientes das mais variadas formas de financiamento. Suas necessidades de complementação vão desde o capital próprio, até outros capitais de terceiros, como os empréstimos bancários e outras dívidas. Sobre a liquidez dinâmica, que é apontada pela associação de três indicadores, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Índice de giro sobre o ativo operacional líquido (GAOL).
(    ) Índice de rotação de estoques (IRE).
(    ) Índice de rotação de valores a receber ou clientes (IRVR).
(    ) Índice de rotação de valores a pagar ou fornecedores (IRVP).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
Prova finalizad
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais