A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
REDAÇÃO COMERCIAL

Pré-visualização | Página 1 de 4

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ
TÉCNICO EM SECRETARIADO
ELAINE DA SILVA
ANA PAULA WENER
REDAÇÃO COMERCIAL
Professora: Maria Bernadete
CURITIBA-PR
2018
ELAINDE DA SILVA
ANA PAULA WERNER
REDAÇÃO COMERCIAL
Trabalho apresentado ao curso de secretariado na disciplina de Redação Comercial, como requisito para obtenção de nota parcial ao primeiro semestre.
Orientadora: Maria Bernadete
 
CURITIBA-PR
2018
Sumario
1 INTRODUÇÃO...........................................................................................4
2 CONVOCAÇÃO.........................................................................................5
3 PROCURAÇÃO.........................................................................................6
4 ATA............................................................................................................7
5 MEMORANDO...........................................................................................8
6 CIRCULAR.................................................................................................9 
7 CARTA COMERCIAL ...............................................................................10
8 ORDEM DE SERVIÇO...............................................................................11
9 CARTA DE COBRANÇA...........................................................................12
10 CURRICULO.............................................................................................13
11 REQUERIMENTO.....................................................................................14
12 OFICIO......................................................................................................15
13 CONCLUSÃO...........................................................................................16
14 REFÊRÊNCIAS.........................................................................................17
1 Introdução
Nos últimos anos, o aumento da competição dentro e fora das empresas é um fato inquestionável. Em decorrência disse, ser bom é pouco para o profissional que deseja evoluir na carreira. Ser ótimo é, então, o paradigma que faz a diferença. Sob essa ótima, busca-se a excelência, também, no domínio da língua e na capacidade de expressar-se com clareza e correção: qualidades apontadas como; para a ascensão na vida profissional e para o renascimento.
Em face da necessidade emergente de atualização, preparamos um material com textos que apontam para a importância de escrever bem e com exercícios que possam ajudá-lo a desenvolver suas ideias com um estilo próprio. Em um segundo momento, preocupamo-nos em fazer um estudo de cada correspondência, seguindo produção escrita. No final, buscamos acrescentar um texto instigante para debate e um apêndice, cujo conteúdo possa servir de apoio, durante o curso, ou mesmo depois de conclui-lo. 
A nossa intenção é que, a partir deste encontro, você tenha tomado contato com as ferramentas que a nossa língua nos oferece para produzir bons textos, passe a ter prazer em escrever e a amar o nosso idioma, belo sim, apesar de suas normas, exceções e diferenças.
2 Convocação
É uma forma de comunicação escrita em que se convida ou chama alguém para uma reunião. Na elaboração do texto, é necessário especificar local, data, finalidade. A garantia da inteligibilidade do texto advém da escolha de um vocabulário simples (palavras conhecidas, utilizadas no dia-a-dia) e uso das frases curtas. O objetivo da convocação deve ser reconhecido prontamente. 
Convocação
Em conformidade com os Artigos 14-itens “a” e” b”, 19, 24-item “c” e 25 do estatuto do COSENS/AC, ficam convocados a Secretaria Municipal de Saúde e os Conselheiros Municipais de Saúde para uma reunião que realizar-se á dia 10 de 2018 as 15:00 horas na Secretaria Municipal de Saúde, a fim de tratarmos sobre as seguintes ordens do dia: 
Informes;
Aquisição de Equipamentos para a Unidade Básica de Saúde Fluvial;
Cancelamento da Reforma da Unidade Básica de Saúde (Maria Francisca da Costa Cabral);
Prestação de Contas da Farmácia Municipal;
Plano Municipal de Saúde;
Projeto de Ampliação dos ACS;
Plano de Ação da Vigilância Solitária 2018
 
Antônio Viana de Souza
Presidente do Conselho Municipal de Saúde
3 Procuração
 A procuração é um instrumento que dá direito a uma pessoa de agir oficialmente em nome de outra.2. Quem recebe os poderes definidos em uma procuração (que podem ser específicos ou amplos) é chamado de outorgado ou mandatário. Quem dá os poderes é o outorgante ou mandante.3. Existem dois tipos de procuração. Uma é chamada procuração pública, lavrada em cartório, utilizada para atos jurídicos de maior importância. A outra é chamada procuração particular, igualmente válida, mas geralmente utilizada para atos mais simples e cotidianos. Para redigir uma procuração, em primeiro lugar identifica-se o outorgante, com todos os dados: nome completo, número do Cadastro de Pessoa Física junto à Receita Federal, número do documento de identidade, profissão, estado civil, endereço. Em seguida faz-se a identificação do procurador, com os mesmos dados. Aí é que se procede ao detalhamento do poder e da finalidade da procuração, com especificações que o outorgante considera necessárias para o cumprimento do que o documento manda. Tudo tem que estar em um só parágrafo, para que não haja espaço para qualquer falsificação ou acréscimo de texto. É preciso ser o mais claro e específico possível, porque qualquer possibilidade de interpretação dúbia, ou se os poderes não estiverem muito bem definidos, a procuração poderá ser utilizada para outros fins, nem sempre muito honestos.
Procuração
Outorgante: Maria da Silva Santos, brasileira, solteira, professora, portadora do R.G 5.474.234.6 (SESP/PR) e C.P.F nº 031.512.346.15, filha de João Santos e Ana da Silva, residente e domiciliada na Av. Monte Castelo, nº 02, Bairro Vergel do Lago, Curitiba/PR CEP 80.410.100
Outorgado: José da Silva Ferreira, brasileiro, casado, aux. Administrativo, portador do R.G 6.534.678.4 (SESP/PR) e C.P.F nº 084.513.467.18, filho de Carlos Ferreira Silva e Fátima Gomes da Silva, residente e domiciliado na Rua Sandoval Arrochelas, nº 500 Bairro Mangabeiras, Colombo CEP 81.300.150.
Pelo presente instrumento particular de mandato a parte a que assina, denominada outorgante nomeia e constitui como procurador o outorgado acima qualificado, a quem outorga, os poderes para realizar: INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO NA CIDADE DE CURITIBA-PR, podendo o referido procurador realizar pagamento das taxas de inscrição assinar o que for preciso e praticar todos os demais atos que forem necessárias a inscrição.
Curitiba/PR, 29 de Novembro de 2018.
Karla da Silva Santos
4 Ata
É o registro no qual se relata, de forma resumida, o que se passou e o que foi decidido numa sessão, convenção, reunião ou assembleia. As folhas da ata devem ser rubricadas por quem a lavrou. Ao término do texto, os participantes da reunião deverão assinar o documento. A ata possui cinco partes: • abertura: indicação do dia, mês, ano e hora da reunião, além do local em que está sendo realizada e o nome da entidade que está reunida; • legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os estatutos; não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata deverá ser lavrada para que o fato fique registrado; • expediente: é um registro informativo no qual constam os nomes dos presentes e ausências justificadas, avisos e outros assuntos; quando a reunião tem um número grande de participantes, usa-se indicar apenas o número de presentes, conforme a lista de presença; se a ata da reunião anterior não tiver sido lida e aprovada, poderá ser feita na próxima reunião; nesse caso, faz-se o seguinte registro no expediente: ”O Senhor Presidente solicitou

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.