Buscar

Avaliando Aprendizado FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II PRT 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503889760)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O diabetes mellitus é caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente da baixa ou ausência de produção de insulina pelo pâncreas. Dentre os sintomas da hiperglicemia pode-se citar:
		
	
	hipofagia e poliúria frequente
	
	vômitos e sudorese
	
	náuseas e fadiga;
	 
	polidipsia e alteração ponderal;
	
	polifagia e ganho de peso;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504629864)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente com pancreatite crônica em atendimento ambulatorial merece maiores cuidados quanto às complicações decorrentes da condição. Apenas uma das recomendações abaixo não constitui o que deve ser orientado para esse paciente. Assinale-a.
		
	
	Usar carboidratos complexos e integrais.
	 
	Dieta normo ou hiperlipídica: até 2g de gordura por kg/peso usual/dia, associando TCM mais TCL.
	
	Dieta de consistência branda, para favorecer o trabalho digestivo.
	
	Dieta hiperproteica: 1,0 a 1,5 g de proteína/kg/dia.
	
	Dieta normo ou hipercalórica: 25 a 30 kcal/kg.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504406294)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à avaliação nutricional na cirrose hepática (alcoólica), analise os itens abaixo, assinalando a opção correta: (A) Embora haja diversidade de manifestações clínicas, não é objetivo principal do tratamento nutricional contribuir para a reversão da desnutrição; (B) A avaliação apesar de ter que determinar a extensão e a causa da desnutrição, não necessita ser minuciosa e criteriosa; (C) Os marcadores nutricionais tradicionais não são afetados pela doença e suas consequências, por isso optar por uma avaliação dietética e antropométrica, combinada com uma Avaliação Subjetiva Global (ASG) torna-se desnecessária; (D) Avaliação bioquímica (albumina, ferro, ferritina e cálcio, por exemplo), são necessárias, por possuírem relevância ao ponto de auxiliarem na avaliação nutricional, nesta patologia apresentada.
		
	
	Os marcadores nutricionais tradicionais não são afetados pela doença e suas consequências, por isso optar por uma avaliação dietética e antropométrica, combinada com uma Avaliação Subjetiva Global (ASG) torna-se desnecessária;
	
	Embora haja diversidade de manifestações clínicas, não é objetivo principal do tratamento nutricional contribuir para a reversão da desnutrição;
	
	A avaliação apesar de ter que determinar a extensão e a causa da desnutrição, não necessita ser minuciosa e criteriosa;
	
	Todas as opções acima estão incorretas
	 
	Avaliação bioquímica (albumina, ferro, ferritina e cálcio, por exemplo), são necessárias, por possuírem relevância ao ponto de auxiliarem na avaliação nutricional, nesta patologia apresentada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504496260)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	) No diabetes tipo1, o organismo deixa de produzir insulina. Normalmente, a doença é diagnosticada na infância ou adolescência, mas pode ocorrer em qualquer idade. Este tipo de diabetes representa de 5% a 10% dos casos da doença, e é resultado da destruição das células beta do pâncreas, com consequente deficiência de insulina. Na maior parte dos casos, a destruição das células beta é causada por autoimunidade, mas existem casos que não possuem evidências de processo autoimune. Estes últimos são conhecidos como diabetes idiopático (de origem desconhecida). Como o portador de diabetes tipo 1 não produz a sua própria insulina, precisa recorrer a doses de insulina exógena e aplicá-la por meio de injeções diárias. Quanto à Cetoacidose ocasionada Diabete, é correto afirmar que:
		
	
	É caracterizada por níveis reduzidos de glicose sangüínea (< 70 mg/dl).
	
	Seu tratamento inclui apenas a reposição de líquidos.
	
	Não está associada à acidose metabólica.
	
	É o resultado de insulina inadequada para a utilização de glicose.
	 
	Ocorre diminuição da produção de insulina e aumento da utilização de ácido aceto acético e ácido tricarboxilico.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504486473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A American Diabetic Association recomenda que, em relação à ingestão de carboidratos, a terapia nutricional de pacientes portadores de diabetes tipo 2 seja baseada na quantidade total de carboidrato consumido e não à fonte desse carboidrato. Equivale a uma fonte de carboidrato, uma porção de alimento que apresenta uma quantidade, em gramas, de carboidrato
		
	
	25g - porção carboidratos
	
	30g - porção carboidratos
	
	18g - porção carboidratos
	 
	15g - porção carboidratos
	
	12g - porção carboidratos

Outros materiais