Buscar

avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704400721)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as opções abaixo e marque a incorreta:
		
	
	Em 2017 foi aprovada a Lei 13467/2017 que é denominada de Reforma Trabalhista e altera inúmeros artigos da CLT
	 
	A primeira Constituição Federal a versar sobre direito do trabalho foi a do México
	
	A escravidão foi abolida no Brasil em 1888
	 
	A Consolidação das Leis do Trabalho versa sobre direitos dos trabalhadores autônomos 
	
	A Consolidação das Leis do Trabalho passou a vigorar em 1943
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704400798)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A relação de emprego tem como principal característica a presença do empregado, parte mais fraca da relação jurídica. O direito do trabalho foi pensado e criado exatamente para proteger a figura desse trabalhador. Portanto, é imprescindível que o operador do direito do trabalho (advogado, professor, procurador, juiz do trabalho, candidatos a cargos públicos etc.) saiba diferenciar o trabalhador em sentido amplo e o trabalhador com vínculo empregatício. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O empregado é contratado em razão de suas qualidades pessoais (eficiência, lealdade, conhecimentos técnicos, moral etc.). Diante disso, não se pode fazer substituir por um terceiro.
	
	não respondida
	
	Presentes os quatro requisitos (pessoalidade, onerosidade, eventualidade e subordinação) será declarado o vínculo, independentemente da nomenclatura que seja utilizada para identificar o trabalhador (funcionário, colaborador, ajudante etc.).
	
	A subordinação do empregado decorre de lei, alcança a vida pessoal do trabalhador. O empregado fica sujeito às orientações dadas pelo empregador, como horário de trabalho, utilização de maquinário etc.
	 
	O empregado é pessoa física ou jurídica (empresa, associação, cooperativa etc.). A lei trabalhista foi criada para protegê-lo. Assim, excluem-se da figura do empregado a prestação de serviços por animais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704379254)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo expostas:
 
I - São características que diferenciam o Direito do Trabalho da matriz civilista da qual se desprendeu na evolução europeia ocidental desde fins do século XIX até a década de 1970, pelo menos: presença crescente de norma jurídica trabalhista interventiva nos contratos de trabalho; predominância de normas jurídicas imperativas em seu conteúdo; origem estatal ou coletiva negociada dessas normas trabalhistas imperativas; restrição normativa ao poder unilateral do empregador na fixação do conteúdo do contrato de trabalho; subdivisão em dois segmentos jurídicos, pelo menos, o Direito Individual do Trabalho e o Direito Coletivo do Trabalho; caráter social e teleológico do novo campo jurídico estruturado.
II - São funções históricas do Direito do Trabalho, entre outras: aperfeiçoar, elevando, as condições de contratação e gestão da força de trabalho humana na vida econômica e social; assegurar cidadania econômica, social e jurídica às pessoas humanas que vivem de seu trabalho, aumentando o patamar civilizatório e democrático da respectiva sociedade; contribuir para o desenvolvimento do sistema econômico contemporâneo, por meio do incremento do mercado interno e dos incentivos diretos e indiretos para que os empregadores invistam no aperfeiçoamento humano e tecnológico.
III - A desregulamentação do Direito do Trabalho consiste na direção legislativa de diminuir a regência normativa das regras heterônomas estatais sobre as relações trabalhistas, eliminando ou restringindo normas trabalhistas ou criando fórmulas de utilização do trabalho humano sem a incidência do Direito do Trabalho. Já a flexibilização trabalhista consiste na direção legislativa de permitir à negociação coletiva trabalhista maior espaço para atenuar a incidência das regras imperativas legais sobre as relações de trabalho.
IV - As normas do Direito do Trabalho, a par de seu caráter de garantismo à pessoa humana que vive do trabalho, têm objetivado, historicamente, desde a segunda metade do século XIX e ao longo do século XX, cumprir o papel teleológico de incentivarem a livre concorrência interempresarial e impulsionarem as condições de competitividade das economias internas no plano econômico internacional.
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
	 
	Não respondida. 
	
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704381239)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O termo ¿fonte do direito¿ é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades. Assim sendo, considera-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho: 
		
	
	As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria. 
	
	As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
	 
	A sentença normativa proferida em dissídio coletivo. 
	
	Os fenômenos sociais, políticos e econômicos que inspiram a formação das normas juslaborais. 
	
	Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704388938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Consolidação das Leis do Trabalho, no tocante ao trabalho do menor, assegura que :
 
		
	
	Considera-se menor para os efeitos desta Consolidação o trabalhador, tanto na condição de empregado, quanto na condição de aprendiz o menor de dezoito anos e maior de doze.
 
	
	Considera-se menor para os efeitos desta Consolidação o trabalhador abaixo de dezoito anos.
	 
	Considera-se menor para os efeitos desta Consolidação o trabalhador abaixo de dezoito anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.
	
	Considera-se menor para os efeitos desta Consolidação o trabalhador abaixo de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos treze anos.
	
	Considera-se menor para os efeitos desta Consolidação o trabalhador de doze a dezoito anos.

Outros materiais