Buscar

Atividade de Gestão III Projeto de intervenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:	Atividade Gestão - Projeto de Intervenção
Nome: ALESSANDRA MARIA VALERIANO BARBOSA	 RGM: 16382692
Parte superior do formulário
Curso: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)			 	 Série: 6/A
Parte inferior do formulário
GUAXUPÉ - CENTRO - MG 
E-mail: alessandrabarbosa1977@hotmail.com  Tel: (35)3562-1267 (35)9.9929-5868
RELAÇÃO DIRETORES(AS) E PROFESSORES(AS)E ENTRE EDUCADORES E AS FAMÍLIAS NA GESTÃO ESCOLAR.
Diretores de escola possuem diversas responsabilidades. Administrar, zelar pela qualidade pedagógica e de gestão são algumas para que a relação com os demais seja mais saudável. Dos pontos chave para o desenvolvimento de suas funções, destacamos o bom relacionamento com professores. Pois esses podem contribuir na otimização das metas, planos e ideias desenvolvidas e propostas pelo diretor. Mas como diretores e professores podem se relacionar melhor?
Uma relação de posse, mando e ordem entre um superior e um inferior, proibido de quebrar as regras não seria um bom caminho a se trilhar. Os processos devem ser executados de maneira Democrática, ou seja, uma relação entre iguais, dois seres humanos com seus direitos naturais e que colaboram diariamente, objetivando o mesmo resultado. Isso estreitaria esse relacionamento. Uma gestão democrática gera o sentido prático de trabalho em equipe que inclui respeitar as limitações de cada função contribuindo para o crescimento sólido e gradativo da instituição.
Sendo assim conclui-se na relação (diretor (a) professor (a))a necessidade de desenvolver competências gerenciais diversas, como implementar rotinas motivadoras e disciplinas que geram resultados desejáveis e desafios de forma harmoniosa, inteligente e saudável. É importante que a direção esteja sempre em contato com a rotina em sala de aula. Só será possível ter mais visão da realidade vividana educação ao se envolver na rotina dos professores em classe. Ambos devem cultivar uma gestão inspiradora, realizar reuniões periodicamente para compartilharem experiências e pontos de vista (o diretor (a) também é um “professor”), investir em comunicação e incentivar fielmente o papel de comunicador.
A Relação entre professor e famíliaé importante para que ocorra uma gestão educacional de qualidade. É imprescindível que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar das crianças, que perceba a importância de se relacionar com a escola na busca de um objetivo em comum: “educação de qualidade para as crianças”. Por outro lado, a escola deve ser a responsável por criar meios de aproximação com as famílias e a comunidade, orientando e mostrando que educar não é papel exclusivo das escolas, é papel de todos. Todos juntos lutando por uma melhor educação. A base é a família.
Portanto, não podemos desconsiderar o fato de que os professores tendem a culpar a família, pela falta de seu envolvimento, quando os alunos vão mal, ou apresentam problemas em sua aprendizagem. Em certos pontos, os professores estão com a razão quando afirmam que a participação da família na vida escolar do filho é muito importante para uma melhor aprendizagem. É papel da escola em sua gestão encontrar meios pedagógicos no qual os alunos possam atribuir significado ao conteúdo ensinado, “pois os professores são os especialistas em educação”. Portanto, culpar a família pelas dificuldades de aprendizagem do aluno, acaba afastando-as ainda mais da escola.
Em minhas pesquisas percebo que exige-se uma mudança fundamental nas atitudes dos pais e professores, o importante não é encontrar um culpado pelas situações ocorridas nas escolas, mas sim buscar juntos soluções para tais situações problemáticas. A escola como detentora dos conhecimentos, métodos e técnicas de ensino, deve ter a iniciativa de aproximar família e escola, envolvendo-as em atividades realizadas na escola como comemorações, palestras, confraternizações com toda comunidade e orientando-as sobre a importância de um trabalho em conjunto.Esta é uma tarefa muito difícil, mas não impossível com o envolvimento da família e da comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DESSA PESQUISA: 		*Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena; cap. 5, págs:146-188; Maria Aparecida Guedes Monção. *Vídeo: Gestão democrática escolar, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WhvyRmJatRs; *Pdf-Atividaade gestão educacional.pdf   texto para leitura disponível em file:///C:/Users/logonead/Downloads/PDF%20-%20ATIVIDADE%20GEST%C3%83O%20EDUCACIONAL%20(1).pdf

Outros materiais