Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FUNDAMENTOS CONTÁBEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS CONTÁBEIS
PROFESSORES: TACIANA B. FERREIRA E ROBSON J. S. DE SANTANA
TUTOR: ERICA CAVALCANTI NUNES
ALUNO: JÉSSICA PONTES BAIA DE BARROS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
A “Constrular” é uma empresa que comercializa Material de Construção, a mesma foi fundada em 25 de dezembro de 1965 pelo pai do Senhor José Bonifácio. No prédio onde a mesma está instalada possui dois andares, no andar de cima funciona o escritório de arquitetura “Requinte” da esposa do Sr. José e no andar de baixo são as instalações do comércio.
O Sr. José não possui um controle de separação das contas, ou seja, as contas de água, luz, telefone são compartilhadas pelos dois imóveis, as mesmas também são pagas com o dinheiro da empresa Constrular.
Além disso, o comércio utiliza um sistema simplificado de contabilização de receitas e despesas. São contabilizadas como receitas apenas os recebimentos de vendas à vista e só são contabilizadas as despesas realmente pagas durante o mês, receitas e despesas a prazo só serão contabilizadas quando os recebimentos e pagamentos de fato ocorrerem.
Analisando os casos descritos podemos afirmar que a empresa Constrular está ferindo quais princípios contábeis? Justifique o teor dos princípios em questão relatando o descumprimento e a medida adequada.
ESTUDO DE CASO – EMPRESA CONTRULAR
Os princípios da contabilidade são as normas que regem a profissão. Foram definidas no Brasil pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com resolução nº 750/1993, onde foram descritos 7 princípios. Em 2010, houve uma atualização (nº 1.282/2010), onde o princípio da atualização Monetária foi incorporado ao princípio do registro pelo valor original. Segundo SILVA, os 6 princípios dão uma visão ampla da contabilidade, e são resumidos como:
O Princípio da Entidade reconhece o patrimônio como o objeto da contabilidade;
O Princípio da Continuidade são as diferenças, as situações pelas quais passam o patrimônio. A continuidade da contabilidade é um aspecto a ser observado cuidadosamente para que se tenha um controle da situação.
O Princípio da Oportunidade se refere ao mesmo tempo, a um todo e a cada fase do patrimônio, determinando o que deve ser feito de imediato independente do que possa ocorrer.
O Princípio do valor original, utiliza e mantém atualizado o valor de entrada.
O Princípio da Competência tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.
O Princípio da Prudência reforça as necessidades de apresentar informações que reflitam o patrimônio líquido, gera precauções por parte do contador, impõe escolha da hipótese de que resulte menos PL. (SILVA).
No estudo do caso, o senhor José Bonifácio é o proprietário da Constrular, casa de material de construção. Sua organização viola o princípio da entidade no momento que paga as contas de luz de forma conjunta com o estabelecimento de sua esposa. A mistura fere o patrimônio da sua entidade, pois retira receita da Constrular para outros fins. Para resolver esse problema, o sr. José, deve separar as contas pagas conjuntamente, de água, luz, telefone e pagar somente o correspondente a sua empresa. 
Outro princípio quebrado na Contrular é o princípio da competência que rege que as despesas e receitas devem ser incluídas na apuração do resultado no período que ela ocorre. Preocupando-se com os resultados do exercício, sempre registrando no mês que foi gerado.
Nesse caso, para resolver o problema, o sr. José deve relatar na apuração mensal não somete os recebimentos a vista como vem fazendo, mas sim os a receber, mesmo que a receita só entre em outros meses. Também deve descrever os pagamentos e despesas do mesmo modo, relatados pela data de aquisição.
REFERENCIAS
SILVA, Luciano Eduardo. PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE. Disponível em < https://www.coladaweb.com/contabilidade/principios-fundamentais-da-contabilidade > acesso em 18 de novembro de 2018.
FERNANDES, Gabriela. QUAIS OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE? Fique a par de 7 que norteiam a atividade profissional contábil. 2017. Disponível em: < https://www.contabeis.com.br/noticias/31297/quais-os-principais-principios-da-contabilidade/ > acesso em: 18 de novembro de 2018.
Dicionário financeiro. O QUE SÃO PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE? Disponível em: < https://www.dicionariofinanceiro.com/principios-da-contabilidade/ > acesso em: 18 de novembro de 2018.

Outros materiais