Buscar

COMPORTAMENTO SOCIAL E INTERNET

Prévia do material em texto

Aluno(a): Eleandro Rodrigues da Silva Filho 
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação
Disciplina: Informática e Sociedade
Docente: Kleydson Freitas de Araujo
					
			Comportamento Social e Internet
Universidade Federal do Acre
16 de Janeiro de 2015
INTRODUÇÃO
A Internet está rapidamente evoluindo e potencializando a sua capilaridade por meio de produtos e serviços que trazem benefícios acadêmicos, científicos, profissionais e pessoais por todo o globo. A Internet, conglomerado de redes em escala mundial de bilhões de computadores interligados, pode influenciar significativamente o comportamento humano e servir como meio de intervenção para modificação do comportamento, bem como o seu desenvolvimento pode ser influenciado pela ciência da análise do comportamento humano que pode proporcionar uma melhor experiência de vida aos usuários on-line e resultar em avanços tecnológicos. 
Com o crescente uso da Internet podemos observar a operação de novos comportamentos que são influenciados pelas diversos estímulos e variáveis presentes na Internet, podendo considerar que milhões de variáveis afetam positivamente ou negativamente o comportamento dos usuários, seja na vida pessoal ou mesmo no condicionamento de novos comportamentos no mundo virtual, que muitas vezes podem ser diferentes dos comportamentos emitidos na vida real. A influência de novos serviços impostos pelos agentes governamentais direciona para a necessidade e dependência de uma identidade virtual, que muitas vezes em outros serviços podem ser anônimas como em sistemas de relacionamento e comunidade. Essa exposição e dependência do relacionamento com o mundo virtual pode trazer a exposição de comportamentos encobertos de cada usuários e influenciar práticas que resultam na modificação comportamental na via pessoal e online, como por exemplo, comportamentos desviantes como a dependência da internet, perda de produtividade e etc. 
TECNOFOBIA E TECNOFILIA
O desenvolvimento cada vez mais vertiginoso da tecnologia marca novos tempos na comunicação e modifica paradigmas nas reações sociais. A tecnofobia e a tecnofilia, são dois claros exemplos disso.
Atualmente, nossa sociedade depende cada vez mais de computadores e novos equipamentos tecnológicos que têm auxiliado os indivíduos em seu dia a dia. Porém, existe ainda um grande número de pessoas que apresentam dificuldades em adequar-se às novas tecnologias, isto é, com tecnofobia. A Tecnofobia é o medo da tecnologia, manifesta-se como o receio em utilizar um computador ou qualquer outra tecnologia moderna. A tecnologia chegou rápido demais e não deu tempo de todas as pessoas se adaptarem. A pessoa que tem tecnofobia é chamado de tecnófobo. A maioria dos tecnófobos até gostariam de desfrutar dos benefícios gerados pela tecnologia, mas simplesmente tem medo de abraçar a novidade. Nesse processo, enquanto o resto das pessoas parece estar se movendo para a frente, os tecnófobos vivenciam uma constante sensação de estar rapidamente sendo deixado para trás.
Elas sentem um grande desconforto e até aversão por aparelhos e equipamentos tecnológicos, tendendo a evitar a interação com computadores. Na área educacional, grande parte das dificuldades de implementação de computadores em escolas públicas deve-se à resistência de professores na utilização de novas tecnologias.
Por outro lado, existem aqueles que possuem a tecnofilia, reconhecidos como tecnófílos. Aqueles que organizam sua vida ao redor de novas tecnologias e acham que sem elas não é possível ter uma vida social de sucesso. Vivem pendentes da comunicação e dos diferentes modelos que se incorporam ao mercado. É reconhecível esta tendência nos adolescentes, já que estas novas tecnologias permitem-lhes mostrar a pessoa a qual eles desejam ser. Eles acreditam que a tecnologia é a salvação para tudo. Os tecnófilos acreditam que os recursos da técnica e da tecnologia são os principais incitadores do avanço da Humanidade. Os seus adeptos pouco problematizam o capitalismo financeiro, apoiando-o e às suas demandas ideológicas sem dificuldade. A tecnofilia é adotada por indivíduos com conhecimentos técnicos, tantas vezes concentrados na especialização do saber tecnológico, que chegam a desenvolver uma tremenda alienação da cultura em relação à máquina. Julgam que a solução para todos os problemas implica pensá-los tecnologicamente.
COMUNICAÇÃO VIRTUAL
A comunicação pode ser analisada através de várias óticas, porém o que notamos atualmente, é que cada vez mais a comunicação virtual cresce em nosso dia a dia. Entendemos como comunicação virtual a maneira peculiar de diálogo e relacionamento entre as pessoas, sem que as mesmas estejam nos escutando, nos vendo e se quer saibam se realmente somos quem descrevemos. 
Tarefa difícil é compreender a dimensão e como a inovação tecnológica codificou a forma de nos comunicarmos e que impactos causam na sociedade e na escola, visto que apesar de ser atual, presente e urgente, ainda é muito restrita às camadas mais altas da sociedade. Pode-se dizer que apesar da população já ter acesso a ela de maneira esporádica, ainda não se tornou imprescindível para a comunicação básica, diferentemente do que ocorre em quem dela necessita pra trabalhar, estudar e relacionar-se de maneira geral.
No atual cenário globalizado, a tecnologia tornou-se imprescindível. Nesse contexto, os hábitos humanos estão mudando, com isso há um contraponto. Muito se fala em facilitar as relações humanas, mas deixam de lado algo que é imprescindível nesse contexto: as comunicações " reais " entre os homens. Esta, parte de uma conscientização social, além de atentar-se também aos riscos que se expõem nas redes virtuais. 
É quase impossível, para grande maioria da população mundial, imaginar-se "desconectada". Esse pensamento não se restringe somente aos jovens no que diz respeito as redes sociais (Facebook e Twitter), mas também as relações econômicas. Vivemos uma era global, os países se integram para movimentar a economia do mundo através desses serviços. Outro dispositivo muito utilizado são sites de relacionamento, em que é possível comunicar-se com um indivíduo de outro as cidades, estados e países. Há algum tempo a internet e os demais dispositivos que permitem a comunicação virtual é propagada por muitos como aquela que veio para facilitar as relações humanas. Estes vem superando a televisão, rádio, cinema, e, sobretudo, os espaços urbanos. Tornou-se mais cômodo e mais rápido interagir virtualmente, assistir um filme, comprar algo, conversar com quem quer que seja, tudo reduzido a uma só ferramenta. É inegável que tais dispositivos tenham promovido grandes avanços para o mundo contemporâneo. No entanto, a postura do homem nem sempre é benéfica para ele e os demais. É necessário que haja um certo equilíbrio no uso da internet, afim de preservar tanto a privacidade quanto, a consciência social humana. É muito fácil criar uma identidade e passar por alguém em chats, por exemplo. Não se deve também abandonar os espaços físicos do meio que se vive, afim da socialização com os demais. Os avanços tecnológicos e a inclusão digital sanou as mais diversas necessidades do homem. 
TV INTERATIVA
A televisão digital interativa diferentemente da tradicional televisão analógica, herda o conceito de comunicação bidirecional, criando a possibilidade de uma interação do usuário com a informação que está sendo exibida, permitindo-o ter melhor escolha e controle da experiência de assistir televisão. Por isso, a televisão digital interativa é considerada uma revolução. Entenda-se que essa não é apenas uma revolução tecnológica, mas também uma revolução social, à medida que o usuário pode disseminar sua opinião e modificar as informações transmitidas.
 	No sistema de televisão digital interativa, é necessário o armazenamento local das informações. Independentemente da existência ou não do canal de interatividade, a interação do usuário é fornecidabasicamente pelo processamento das informações armazenadas localmente. Essa é a primeira diferença significativa entre a televisão digital interativa com relação à televisão analógica: a existência de uma memória nos receptores. Uma outra diferença é a possibilidade de comunicação bidirecional entre o usuário e a emissora através de um canal de interatividade.
Diversas empresas vêm trabalhando na área de televisão digital interativa no mundo. Essas empresas podem ser divididas em dois grandes grupos: as que trabalham na cadeia de valor de produção e difusão de conteúdo e as que trabalham como fornecedoras dessa cadeia. A cadeia de valor de conteúdo é formada pelos produtores de conteúdo, pelos desenvolvedores de serviço e pelos difusores de conteúdo. Às vezes não é possível distinguir com clareza o papel de uma dada entidade, sendo que um mesmo ator pode desempenhar diversos papéis. O grupo dos fornecedores é formado pelas empresas que atuam especificamente com software, outras com hardware, outras com ambos e outras com serviços de consultorias, instalações, etc.
 
CONCLUSÃO
	
	É fácil ver que, atualmente, a crescente propagação do uso da internet vem causando um mudança nos modos de comportamento das pessoas. As pessoas e principalmente aqueles que passam a maioria do seu tempo em frente a um computador, por exemplo, encontram no mundo virtual uma maneira de se sentirem livres e fazerem o que querem sem restrições. Esse seja um dos maiores motivos que causam uma grande mudança no comportamento das pessoas no mundo real. Apesar da internet e o uso do computador ser bastante benéfico, existem também os pontos negativos. Há, por exemplo uma grande quantidade de usuários que se aproveitam dessa ferramenta para se passar por outras pessoas, e cometer vários crimes na internet.
A internet não é uma terra sem lei. Casos de jovens acusados e processados pelo que disseram na rede estão se tornando comuns em todo o mundo. Inclusive no Brasil. Com base no que foi exposto, a nosso comportamento tanto no mundo real como no mundo virtual, deve ser o mais análogo possível, evitando complicações psicológicas e comportamentais para o próprio usuário e para as outras pessoas, que de uma forma ou outra, também são afetadas pelas consequências de nossos atos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TVD: Televisão Digital Interativa, disponível em: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialinteratividade/pagina_2.asp 
Metamorfose Digital, disponível em: http://www.mdig.com.br/?itemid=2879
Tecnofobia, disponível em: http://www.veiga.net/tecnofobia/
Combater o Futuro: Um olhar sobre as representações "tecnofóbicas" de ciência e tecnologia na cinematografia moderna1, disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7521.pdf
O papel da comunicação virtual nas relações interpessoais, disponível em: http://redacao.livre-forum.com/t971-tema-o-papel-da-comunicacao-virtual-nas-relacoes-interpessoais
Comportamento Social na Internet, disponível em: http://comportamentosocialnainternet.blogspot.com.br/

Outros materiais