Buscar

Apol 2 Processo Decisório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Processo Decisório
O poder tem correlação sistêmica com a dependência. Há poder porque há dependência, e vice-versa, independentemente de legitimidade. Há o poder legítimo o qual pode não causar sofrimento porque é exercido com os valores sociais geralmente aceitos. 
Há ainda um poder que causa sofrimento e repulsa, porque agride os valores do dominado. (CRUZ, Eduardo Picanço; Barreto, Cesar Ramos; Fontanillas, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.) Segundo o contexto acima e os conceitos abordados durante a disciplina, responda: Qual é esse poder?
Nota: 50.0
	
	A
	O poder ilegítimo.
Você acertou!
O poder ilegítimo que causa sofrimento e repulsa, porque agride os valores do dominado. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 115)
	
	B
	O poder autoritário.
	
	C
	O poder ditatorial.
	
	D
	O poder voluntário.
	
	E
	O poder fayordiano.
Questão 2/2 - Processo Decisório
Realize a leitura do texto abaixo e responda ao que se pede:
Toda decisão organizacional é coletiva e existe a coobrigação entre todos, na forma de deveres giri de participar. As decisões não são tomadas fora de um contexto social ou organizacional; são coletivas para evitar a desonra de um indivíduo tornar-se devedor de uma decisão que alguém tomou em seu lugar, pois é de conhecimento cultural que os trabalhos são mutuamente dependentes. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
O texto está se referindo ao conceito de:
Nota: 50.0
	
	A
	Teoria das decisões.
	
	B
	Teoria do poder.
	
	C
	Decisão coletiva.
Você acertou!
Toda decisão organizacional é coletiva e existe a co-obrigação entre todos, na forma de deveres giri de participar. As decisões não são tomadas fora de um contexto social ou organizacional; são coletivas para evitar a desonra de um indivíduo tornar-se devedor de uma decisão que alguém tomou em seu lugar, pois é de conhecimento cultural que os trabalhos são mutuamente dependentes. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 143).
	
	D
	Teoria fordiana.
	
	E
	Decisão individual.

Outros materiais